Sexta-feira, 11 de julho de 2008 - 20h07
Daniel Panobianco - Parece ironia, mas a atmosfera é uma verdadeira "caixinha de surpresas". Na última quarta-feira, 09, a cidade de Porto Velho registrou a maior temperatura máxima do ano, com 34,4°C na estação automática do INMET (Instituto Nacional de Meteorologia), na Zona Sul e 35°C na estação da REDEMET (Rede de Meteorologia do Comando da Aeronáutica).
Nesta sexta-feira, mais um recorde de temperatura na cidade. Desta vez de mínima. A capital de Rondônia registrou às 7 horas, a menor mínima do ano, com apenas 16,9°C na mesma estação do INMET. A queda mais próxima de temperatura ocorreu na quarta friagem de 2008 que atingiu a região no final de maio. A menor temperatura até então pertencia ao dia 31 de maio, com 17°C na estação do INMET.
A perca radioativa e a baixa umidade relativa do ar contribuem para uma queda mais acentuada das temperaturas na madrugada. E Porto Velho conta com uma altitude de apenas 88 metros e um vasto rio - o Madeira - que ajuda no declínio mais acentuado possível.
No Sul do Estado, Vilhena, que está em uma chapada, com 615 metros de altitude, registrou mínima de 17°C e Ji-Paraná, com seus 170 metros, acordou com mínima de 16°C.
Outras cidades registraram frio na madrugada desta sexta-feira. Em Ariquemes, a mínima foi de 15,5°C; Em Machadinho d' Oeste, fez 17°C; Cacoal acordou com 14,6°C e Campo Novo de Rondônia, com 15,5°C, ambos os dados coletados em estações automáticas da SEDAM.
Em muitos casos, as mínimas registradas em dia de tempo muito seco são menores das observadas em episódios de friagem na Amazônia.
Dados: INMET - REDEMET - SEDAM - Arquivo Pessoal
Fonte: De olho no tempo
De 14 a 18 de julho, Belém será o centro das discussões sobre o clima na Amazônia com a realização da I Semana do Clima na Amazônia. Este evento est
MPRO lança campanha de prevenção às queimadas em Rondônia
O Ministério Público de Rondônia (MPRO) lançou nesta terça-feira (1/7) uma campanha estadual de prevenção às queimadas. A iniciativa é do Grupo de A
Direito à saúde e ao meio ambiente leva MPRO a cobrar ações contra queimadas em Rondônia
O Ministério Público de Rondônia, por meio do Grupo de Atuação Especial do Meio Ambiente, Habitação, Urbanismo, Patrimônio Histórico, Cultural e Art
O Ministério Público de Rondônia, por meio do Grupo de Atuação Especial em Meio Ambiente (Gaema), coordenou, na manhã desta terça-feira (24/6), reun