Sábado, 21 de fevereiro de 2009 - 22h17
A temperatura observada no centro-sul do Estado neste sábado merece destaque devido à baixa amplitude térmica. Desde o último evento de friagem em 2008, não se registrava máximas tão baixas.
Daniel Panobianco Rondônia não está sob influência de friagem, tampouco de vento frio soprando do quadrante sul. O sertanejo local diz que, "em ano de invernada na época da chuva, o frio será intenso na friagem". Se a regra tem valia, isso só daqui a dois, três meses saberá, mas o fato é que as temperaturas registradas neste sábado foram dignas de dias de friagem.
Em Ji-Paraná, a mesma não passou de 23,5°C, sendo a mínima de 21,5°C, na estação da SEDAM. Essa foi a menor amplitude térmica diferença entre mínima e máxima - em dois anos na região.
A última menor temperatura máxima foi registrada no dia 21 de setembro do ano passado, durante a nona friagem, com apenas 23,4°C. O recorde de menor máxima em 24 horas em 2008 ocorreu no dia 31 de maio, com apenas 18°C.
Em janeiro desse ano, registrou-se a menor temperatura máxima no dia 28, com 26,6°C e nesse mês, a menor máxima era de 26,5°C, registrada nos dias 9 e 17.
Em Cacoal, o dia também foi bastante ameno. A máxima registrada na estação automática do INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) foi de apenas 23,4°C às 17 horas (local). A menor temperatura máxima registrada nesta estação é de 22,9°C, no dia 21 de setembro de 2008. A mesma foi aberta em julho do ano passado.
Já em Ariquemes, a máxima do dia ocorreu à noite. Em outra estação do INMET, os termômetros registraram 25,2°C às 19 horas (local). Outras cidades também tiveram um dia de temperaturas amenas, porém sem recordes.
Dados: INMET SEDAM
Fonte: De olho no tempo
De 14 a 18 de julho, Belém será o centro das discussões sobre o clima na Amazônia com a realização da I Semana do Clima na Amazônia. Este evento est
MPRO lança campanha de prevenção às queimadas em Rondônia
O Ministério Público de Rondônia (MPRO) lançou nesta terça-feira (1/7) uma campanha estadual de prevenção às queimadas. A iniciativa é do Grupo de A
Direito à saúde e ao meio ambiente leva MPRO a cobrar ações contra queimadas em Rondônia
O Ministério Público de Rondônia, por meio do Grupo de Atuação Especial do Meio Ambiente, Habitação, Urbanismo, Patrimônio Histórico, Cultural e Art
O Ministério Público de Rondônia, por meio do Grupo de Atuação Especial em Meio Ambiente (Gaema), coordenou, na manhã desta terça-feira (24/6), reun