Porto Velho (RO) terça-feira, 16 de abril de 2024
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Meio Ambiente

Investigação sobre invasão de terras indígenas em RO


Porto Velho, quarta-feira, 5 de setembro de 2007 – Uma comissão ministerial de Brasília deverá chegar proximamente a Porto Velho para investigar as denúncias de invasão e devastação de terras indígenas em Rondônia – informa uma fonte oficial.

A operação está sendo mantida em segredo, mas é do conhecimento de jornalistas de pelo menos uma importante revista nacional que também deverão desembarcar em Porto Velho para acompanhar os trabalhos da comissão.

As investigações foram determinadas pelo governo do presidente Lula da Silva sob pressão de várias entidades, entre elas a Comissão de Direitos Humanos (CDH) da Organização das Nações Unidas (ONU.).

A CDH da ONU recebeu um dossiê enviado pelo Conselho Nacional de Florestas, organização civil brasileira, sobre as invasões das áreas indígenas e das ameaças à sobrevivência dos povos nativos da Amazônia, O relatório denuncia igualmente ameaças de morte feitas por madeireiros contra membros de organizações não governamentais e outras entidades que atuam em defesa das comunidades indígenas e das terras que habitam.

A comissão é motivada também pelas denúncias contidas na reportagem “A Luta, a Dor e a Morte dos Índios de Rondônia” (do autor desta nota) publicada pela revista “Momento”, de Porto Velho, na edição de abril passada e que é transcrita, abaixo, por este site.

Fonte: www.noticiaro.com - Por Nelson Townes

Gente de OpiniãoTerça-feira, 16 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Ibama define nova prioridade para enfrentar perdas na biodiversidade e a crise climática

Ibama define nova prioridade para enfrentar perdas na biodiversidade e a crise climática

Neste ano em que completa 35 anos, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) comemora o impacto do trabalho

Megaoperação destrói infraestrutura criminosa na Terra Indígena Yanomami

Megaoperação destrói infraestrutura criminosa na Terra Indígena Yanomami

As Forças de Segurança do governo brasileiro estão em ação conjunta ao redor e dentro da Terra Indígena Yanomami para impedir atividades criminosas

Projeto do CIMCERO e TJ-RO amplia estrutura para beneficiar viveiros em Rondônia

Projeto do CIMCERO e TJ-RO amplia estrutura para beneficiar viveiros em Rondônia

A parceria entre o Consórcio Público Intermunicipal de Rondônia (CIMCERO) e o Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia tem incentivado junto as pre

Gente de Opinião Terça-feira, 16 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)