Terça-feira, 14 de julho de 2015 - 10h30
O III Simpósio de Recursos Hídricos, evento realizado pela Ecoporé no final do mês de junho, marcou também o lançamento do livro Manual de Recuperação Florestal de Áreas Degradadas da Zona da Mata Rondoniense.
O livro é parte das metas previstas pelo Projeto Viveiro Cidadão, que é desenvolvido pela Ecoporé e patrocinado pela Petrobras através do Programa Petrobras Socioambiental. O Viveiro Cidadão integra uma rede de projetos semelhantes, patrocinados pela Petrobras em várias regiões do território nacional e teve início em Julho de 2013, ampliando ações de reflorestamento de matas ciliares já executadas pela Ecoporé.
A publicação tem como objetivo sistematizar os conhecimentos dos colaboradores e pesquisadores da Ecoporé, junto ao processo de recuperação florestal de áreas degradadas, especialmente, as de preservação permanentes – APP’s, para contribuir no planejamento de outros programas de restauração de ecossistemas no contexto regional e amazônico.
Com 128 páginas, o livro também tem o intuito de estimular ações de recomposição florestal, especialmente, em áreas de preservação permanentes, buscando a manutenção e conservação dos recursos hídricos, e ainda, estabelecer alternativas sustentáveis para produção agropecuária, tendo como premissa, o planejamento ambiental e estabelecimento de corredores ecológicos.
“O projeto Viveiro Cidadão é uma experiência que merece ser compartilhada, pois apresenta grandes resultados na incorporação da recuperação e conservação das áreas de mata ciliar pelos produtores participantes do projeto, que somam mais de 300 agricultores dos municípios atingidos, são eles, Castanheiras, Novo Horizonte e Rolim de Moura”, disse o presidente da Ecoporé e autor principal do texto, biólogo Marcelo Lucian Ferronato.
A publicação apresenta aspectos teóricos, legais e técnicos para recomposição, escolha das espécies e questões relativas as sementes, com algumas técnicas de germinação. O manual contém ainda ilustrações de alguns sistemas de plantios e detalhes importantes para o sucesso da recomposição.
O coordenador de Educação Ambiental, Paulo Bonavigo, de Áreas Degradadas, Marcos Antonio de Souza, Comunicação, Natália Lima e Daniele Rodrigues, do Financeiro/Administrativo, além dos técnicos do projeto, Derlival Batista e Sheila Noele também são coautores do livro, que está sendo distribuído gratuitamente aos produtores, instituições ligadas as questões socioambientais, estudantes e professores da rede de Ensino do Estado de Rondônia.
Você pode acessar o conteúdo do material através dos sites www.viveirocidadao.org.br e ecopore.org.br .
Fonte: Natália Lima
De 14 a 18 de julho, Belém será o centro das discussões sobre o clima na Amazônia com a realização da I Semana do Clima na Amazônia. Este evento est
MPRO lança campanha de prevenção às queimadas em Rondônia
O Ministério Público de Rondônia (MPRO) lançou nesta terça-feira (1/7) uma campanha estadual de prevenção às queimadas. A iniciativa é do Grupo de A
Direito à saúde e ao meio ambiente leva MPRO a cobrar ações contra queimadas em Rondônia
O Ministério Público de Rondônia, por meio do Grupo de Atuação Especial do Meio Ambiente, Habitação, Urbanismo, Patrimônio Histórico, Cultural e Art
O Ministério Público de Rondônia, por meio do Grupo de Atuação Especial em Meio Ambiente (Gaema), coordenou, na manhã desta terça-feira (24/6), reun