Porto Velho (RO) quinta-feira, 18 de abril de 2024
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Meio Ambiente

DESASTRE NO PERU É SENTIDO EM RONDÔNIA


Um terremoto de altíssima intensidade atingiu a costa do Peru na noite desta quarta-feira. De acordo com dados recebidos das estações da rede sismológica mundial, o evento atingiu a magnitude de 7.9 graus na escala Richter e ocorreu às 20h40, no horário de Brasília.
Daniel Panobianco - O epicentro foi localizado a 40 quilômetros de profundidade, sob as coordenadas 13.322S e 76.508W, aproximadamente a 43 quilômetros a oeste-noroeste de Chincha Alta e apenas 148 quilômetros a sul-sudeste da capital, Lima.
Avisos de tsunami estão em vigor para toda a costa oeste da América do Sul desde o norte do Chile até a Colômbia.
Às 09h02 (BRT) um novo abalo foi detectado a 71 quilômetros de Huancayo, próximo ao primeiro evento e foi seguido de um segundo evento, 17 minutos depois.
A Defesa Civil Nacional do Peru elevou a 337 o número de mortos no terremoto que atingiu a região na noite desta quarta-feira. O forte tremor deixou mais de mil feridos.
Segundo informações divulgadas pelo ministro da Saúde, Carlos Vallejo, a maioria das vítimas do terremoto é da cidade de Ica, que fica a 300 quilômetros ao sul da capital. O terremoto também sacudiu prédios na capital Lima e causou cortes de energia em algumas áreas.
O presidente do Peru, Alan García, transmitiu pela televisão local uma mensagem de condolências às famílias das vítimas.
Moradores de Manaus, capital do Amazonas, podem ter sentido o forte terremoto de 7,9 graus na escala Richter, que atingiu o Peru na noite de ontem. Segundo o Corpo de Bombeiros de Manaus, prédios altos com mais de dez andares do centro, zona sul e oeste, sentiram um tremor por volta das 20 horas. A Defesa Civil não informou se o abalo sísmico tem relação com o terremoto do Peru, mas existe a hipótese já que a capital do Amazonas está a cerca de 2.100 km de Lima, capital peruana. Em Manaus, não há informações sobre vítimas ou danos materiais.
Já em Rondônia, moradores de cidades que fazem fronteira com a Bolívia, como em Costa Marques e Guajará-Mirim, também relataram que a sensação de tremor foi sentida na noite de ontem. Em cidades que possuem construções maiores como Vilhena, Cacoal e Ji-Paraná, os relatos de lustres de luz e vidraças de casas tremendo é comentário geral hoje em Rondônia. A Defesa Civil estadual confirma que tal fenômeno possa ter ligação direta com a catástrofe ocorrida no Peru. Não há informações de vitimas em solo rondoniense.
Dados: INMET – Apolo 11
Fonte: De olho no tempo – Rondônia –
wwwdeolhonotempo.blogspot.com

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 18 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Pesquisa estuda folha da Amazônia para substituição do mercúrio na extração de ouro

Pesquisa estuda folha da Amazônia para substituição do mercúrio na extração de ouro

Pau-de-balsa é uma espécie florestal nativa da Amazônia e já é utilizada de forma artesanal na Colômbia para extração de ouro.Agora, cinco instituiçõ

Ibama define nova prioridade para enfrentar perdas na biodiversidade e a crise climática

Ibama define nova prioridade para enfrentar perdas na biodiversidade e a crise climática

Neste ano em que completa 35 anos, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) comemora o impacto do trabalho

Megaoperação destrói infraestrutura criminosa na Terra Indígena Yanomami

Megaoperação destrói infraestrutura criminosa na Terra Indígena Yanomami

As Forças de Segurança do governo brasileiro estão em ação conjunta ao redor e dentro da Terra Indígena Yanomami para impedir atividades criminosas

Projeto do CIMCERO e TJ-RO amplia estrutura para beneficiar viveiros em Rondônia

Projeto do CIMCERO e TJ-RO amplia estrutura para beneficiar viveiros em Rondônia

A parceria entre o Consórcio Público Intermunicipal de Rondônia (CIMCERO) e o Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia tem incentivado junto as pre

Gente de Opinião Quinta-feira, 18 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)