Quarta-feira, 28 de maio de 2008 - 15h06
Representantes de vários Tribunais de Contas do país, reunidos desde segunda-feira até esta quarta-feira, 28, participando do Painel Amazônico, comemorativo dos 25 anos do Tribunal de Contas rondoniense, decidiram iniciar entendimentos para transformar o evento num Fórum Permanente de debates sobre a questão ambiental na região Norte.
Os participanteeds elogiaram muito a realizxação e o fato de o tema principal do evento ter sido a questão das Auditorias ambientais na Amazônia, além da perfomance dos órgãos federais e estadual cujos representantes fizeram suas exposições no dia 27, mas lembraram ser fundamental que eventos similares aconteçam.
"Temos de trocar experiências, buscar conhecer o trabalho um do outro, para podermos melhorar a qualidade de nossos trabalhos e, assim, também darmos contribuição ao uso do meio e dos recursos naurais amazônicos", disse o Coordenador de Controle Externo do TCE/Roraima, Laurindo Gabriel, citando "ser preciso que nos reunamos mais vezes, para podermos encontrar caminhos para solucionar os problemas que temos".
A idéia de realizar um Fórum Permanente dos TCEs regionais para tratar da questão ambiental ganhou corpo rapidamente. "A Amazônia é muito grande, mas os problemas são comuns. É importante que mantenhamos a discussão em aberto", disse Luiz Thomaz Neto, do TCE/Pará.
O vice-presidente do TCE/Amazonas, Júlio Assis Pinheiro já anunciou que será realizado em Manaus um Painel em 2001, "porque esse assunto hoje levantado aqui em Porto Velho, merece ter continuidade em novas discussões, e apoiamos todas propostas de novas realizações".
A conselheira Terezinha Botelho e a auditora Dacicleide Cunha, ambas do TCE-Amapá, citaram que o tema ambiental sempre leva à reflexão, e que há necessidade da ampliação das discussões que aconteceram durante esses três dias em Porto Velho. Para Terezinha Botelho, o certo seria a realização anual do Fórum.
Fonte: Lúcio Albuquerque
De 14 a 18 de julho, Belém será o centro das discussões sobre o clima na Amazônia com a realização da I Semana do Clima na Amazônia. Este evento est
MPRO lança campanha de prevenção às queimadas em Rondônia
O Ministério Público de Rondônia (MPRO) lançou nesta terça-feira (1/7) uma campanha estadual de prevenção às queimadas. A iniciativa é do Grupo de A
Direito à saúde e ao meio ambiente leva MPRO a cobrar ações contra queimadas em Rondônia
O Ministério Público de Rondônia, por meio do Grupo de Atuação Especial do Meio Ambiente, Habitação, Urbanismo, Patrimônio Histórico, Cultural e Art
O Ministério Público de Rondônia, por meio do Grupo de Atuação Especial em Meio Ambiente (Gaema), coordenou, na manhã desta terça-feira (24/6), reun