Quarta-feira, 16 de setembro de 2009 - 05h07
Forte massa de ar quente e seco produziu a maior máxima do ano em vários pontos de Rondônia. Também houve recorde de calor em Rio Branco (AC) e Cuiabá (MT).
Daniel Panobianco - A terça-feira foi escaldante em grande parte de Rondônia. No centro-sul do Estado, a estação meteorológica automática do INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) registrou, entre 14 e 15 horas (local), temperatura máxima de 38,4°C na cidade de Cacoal, sendo a maior do ano, até o momento. O recorde de calor, desde que a estação foi aberta é de 38,9°C registrado no dia 25 de setembro de 2008.
Em Ji-Paraná, a máxima atingiu 38,2°C, também a mais alta do ano. O recorde de calor na cidade em 2008 foi de 39°C, também registrado no dia 25 de setembro.
Em Ariquemes, a maior temperatura do ano, até o momento, é de 36,8°C registrada também em uma estação automática operada pelo INMET, nos dias 5 e 8 de setembro. Em setembro do ano passado, o recorde na estação foi de 38°C registrado nos dias 25 de agosto e 9 de outubro.
Já em Porto Velho, a estação automática do INMET, localizada à Zona Sul - tradicionalmente a região mais "fresca" da cidade - detém a máxima do ano de 36,9°C observada nos dias 6 e 9 de setembro. Em 2008, o calor chegou aos 37,5°C no dia 27 de agosto.
No sul rondoniense, conhecida por ser a região com o clima mais "ameno" de Rondônia, Vilhena registrou, até o momento, máxima de 35,7°C no dia 3 deste mês, na estação automática do INMET, na saída para Pimenta Bueno. Já em 2008, a máxima chegou aos 36°C no dia 26 de agosto.
Na fronteira com a Bolívia, Guajará-Mirim, registrou por 4 vezes este ano, máxima de 38°C, assim como a observada nesta terça-feira na estação convencional da REDEMET (Rede de Meteorologia do Comando da Aeronáutica). Em 2008, também fez calor de 38°C na mesma estação só que em maior quantidade de dias; 16 e 22 de agosto, 1, 2 e 25 de setembro e 9 de outubro.
Em Rio Branco-AC, a máxima nesta terça-feira foi a maior do ano observada no aeroporto Presidente Médici, com 39°C. Já em Cuiabá, o INMET registrou máxima de 39,3°C, também a maior do ano.
A previsão ainda é de muito calor nos três Estados até sexta-feira, com grande chance de quebra de recordes anuais de máximas. No final de semana, instabilidades ganham força e voltam a provocar pancadas de chuva, que podem ser fortes em alguns pontos.
Dados: INMET - REDEMET
(Fonte: De olho no tempo)
ESTIAGEM 2025: governo de RO abre inscrição para contratação de brigadistas
O governo de Rondônia abriu nesta segunda-feira (7), processo seletivo de contratação de brigadistas que irão reforçar a atuação do Corpo de Bombeir
De 14 a 18 de julho, Belém será o centro das discussões sobre o clima na Amazônia com a realização da I Semana do Clima na Amazônia. Este evento est
MPRO lança campanha de prevenção às queimadas em Rondônia
O Ministério Público de Rondônia (MPRO) lançou nesta terça-feira (1/7) uma campanha estadual de prevenção às queimadas. A iniciativa é do Grupo de A
Direito à saúde e ao meio ambiente leva MPRO a cobrar ações contra queimadas em Rondônia
O Ministério Público de Rondônia, por meio do Grupo de Atuação Especial do Meio Ambiente, Habitação, Urbanismo, Patrimônio Histórico, Cultural e Art