Porto Velho (RO) quarta-feira, 9 de julho de 2025
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Economia

Pix será gratuito para pessoas físicas e microempreendedores individuais

A norma do Banco Central entra em vigor a partir do dia 3 de novembro


Pix será gratuito para pessoas físicas e microempreendedores individuais - Gente de Opinião

O Banco Central publicou na quinta-feira (1º), uma Resolução que definiu regras sobre a cobrança de tarifas de clientes pela prestação de serviços no âmbito do arranjo de pagamentos instantâneos (Pix) e pela prestação do serviço de iniciação de transação de pagamento no âmbito de arranjos de pagamento. As regras valem para instituições financeiras, demais instituições autorizadas a funcionar pelo Banco Central e instituições de pagamento integrantes do Sistema de Pagamentos Brasileiro (SPB). A norma entra em vigor em 3 de novembro de 2020.

 

O texto veda a cobrança de tarifas do cliente pessoa física e dos empresários individuais para envio e recebimento de transferências e para realização de compras. Por outro lado, estarão sujeitos a cobranças quando receberem recursos via Pix para pagamento de venda de produto ou de serviço prestado e se usarem os canais presenciais ou de telefonia, quando houver meios eletrônicos disponíveis.

 

As pessoas jurídicas estarão sujeitas a tarifas no envio e recebimento de recursos e na prestação de serviços acessórios a estes. As instituições financeiras e de pagamento poderão cobrar tarifas tanto do cliente pagador quanto do recebedor.

 

Segundo o Banco Central "com o objetivo de viabilizar o surgimento de novos modelos de negócio, poderão ser cobradas tarifas pela prestação de serviços agregados à transação de pagamento”.

 

A resolução permite, ainda, que as instituições prestadoras de serviço de iniciação de transação de pagamento cobrem tarifas por esses. No entanto, se a iniciadora do pagamento e a detentora da conta do pagador forem a mesma instituição, a cobrança é vedada.

 

Tanto no Pix quanto no serviço de iniciação de transação de pagamento, os valores das tarifas podem ser livremente definidos pelas instituições. Contudo, o valor da tarifa cobrada deverá ser informado ao cliente, e deve contar nos comprovantes de envio e de recebimento de recursos, nos extratos das contas de depósitos e de pagamento e nos canais de informação da instituição na internet.

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 9 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

FGV e o prejuízo MEI! É sério isso?

FGV e o prejuízo MEI! É sério isso?

Uma pesquisa divulgada recentemente pela Fundação Getulio Vargas (FGV) estimou que os Microempreendedores Individuais (MEIs) poderão gerar um prejuí

Sebrae em Rondônia: Inovação Rondoniense em Evidência no NEON 2025

Sebrae em Rondônia: Inovação Rondoniense em Evidência no NEON 2025

O Sebrae em Rondônia marcou presença no NEON 2025, realizado em Teresina (PI), entre os dias 2 e 4 de julho, com uma delegação formada por 10 startu

Rondônia celebra o Dia Internacional do Cooperativismo com grande evento na Estrada de Ferro Madeira-Mamoré

Rondônia celebra o Dia Internacional do Cooperativismo com grande evento na Estrada de Ferro Madeira-Mamoré

O cooperativismo vive um de seus momentos mais simbólicos do ano com a celebração do Dia Internacional do Cooperativismo, também conhecido como #Coo

 Canton Fair Experience: Sebrae-RO leva pequenos negócios à maior feira de importação e exportação do mundo

Canton Fair Experience: Sebrae-RO leva pequenos negócios à maior feira de importação e exportação do mundo

Pela primeira vez, o Sebrae em Rondônia promoverá a participação de pequenos negócios rondonienses na Canton Fair, a maior feira de importação e exp

Gente de Opinião Quarta-feira, 9 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)