Segunda-feira, 15 de março de 2021 - 16h59
No primeiro bimestre desse ano, foram abertas em todo o país 98,1 mil
micro e pequenas empresas, número 1,7% abaixo do registrado no mesmo período de
2020. Desse universo, 55,9 mil, o que corresponde a 57%, foram abertas no mês
de janeiro. As informações constam em levantamento realizado pelo Sebrae com
base em dados da Receita Federal.
Apesar do mês de janeiro ter apresentado um crescimento de 12,6% em
relação ao mesmo período do ano anterior, o baixo desempenho na abertura de
empresas em fevereiro puxou o resultado do bimestre para baixo. No segundo mês
desse ano, houve uma retração de 15,8% em relação ao mês de fevereiro de 2020
na abertura de novos negócios.
De acordo com o presidente do Sebrae, Carlos Melles, esse declínio de
abertura de empresas de micro e pequeno porte em fevereiro pode retratar as
dificuldades que os empreendedores estão tendo devido ao avanço da pandemia no
país, desde o final do ano passado. “Voltamos a conviver com medidas mais restritivas
do comércio nos estados e isso impacta diretamente no desempenho dos pequenos
negócios no país, principalmente os ligados aos ramos de alimentação e
vestuário”, frisou Melles.
Ao analisar o desempenho da abertura dos pequenos negócios por atividade,
em fevereiro, dos 20 segmentos com maior registro de abertura, 18 registraram
queda significativa em relação ao mesmo período de 2020. Entre eles estão as
atividades de lanchonetes e similares, com queda de 37% e restaurantes, menos
34%. O comércio varejista de mercadorias em geral, com predominância de
produtos alimentícios, como por exemplo mercearias e minimercados, caiu 26% e o
de vestuário, 24%.
Apenas duas atividades apresentaram aumento de abertura de empresas em
fevereiro. A de consultoria em gestão empresarial, que subiu 6%, e a atividade
de corretagem, compra e venda e avaliação de imóveis, que apresentou aumento de
4% em fevereiro deste ano.
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