Porto Velho (RO) quinta-feira, 26 de novembro de 2020
×
Gente de Opinião

Economia

Governo apresenta potencial de Rondônia ao embaixador de Israel e abre caminho para negócios


Governador Marcos Rocha e o embaixador de Israel, Yossi Sheley, conferem de perto processo de produção em frigorífico - Gente de Opinião
Governador Marcos Rocha e o embaixador de Israel, Yossi Sheley, conferem de perto processo de produção em frigorífico

Mais um salto importante para alavancar a economia de Rondônia foi dado pelo Governo do Estado ao apresentar a potencialidade econômica para o embaixador de Israel no Brasil, Yossi Sheley, que, na manhã de terça-feira (27) acompanhou, juntamente com o governador do Estado, coronel Marcos Rocha, todo o processo de produção de carne bovina na região do município de Jaru, quando visitaram um frigorífico que, em média, chega a abater 1.800 bovinos por dia.

O anfitrião dono do frigorífico, João Gonçalves, destacou a importância da visita do governador e do embaixador de Israel no Brasil que traz a perspectiva de valorizar um conjunto econômico do Estado para que tenha bons resultados e que possa continuar crescendo.

Tanto o governador Marcos Rocha, quanto o diplomata israelense Yossi Sheley, conheceram de perto todo o processo de corte da carne bovina, desossa e embalagem primária. Entusiasmado com o que constatou, o embaixador ressaltou ter presenciado uma tecnologia no frigorífico e garantiu que as portas estão abertas para se iniciar negócios entre Israel e Rondônia.

O embaixador também destacou a importância e agradeceu ao empresário e o governador, deixando claro que a ideia é estreitar relações comerciais. “Constatei se tratar de uma empresa gigante e forte com alta tecnologia. Conheço de tecnologia e temos grande potencial. Acredito em expectativa positiva. Claro, estamos fazendo as coisas técnicas e levar os empresários para falar de negócios”, argumentou o embaixador.

Governador já deixou marcada a ida a Israel, juntamente com empresários, tão logo terminar a pandemia - Gente de Opinião
Governador já deixou marcada a ida a Israel, juntamente com empresários, tão logo terminar a pandemia

O Estado tem buscado ampliar os mercados internacionais para a carne bovina e, ao mesmo tempo, tem incentivado o fomento à pecuária. O fator crescimento econômico e o incentivo à geração de emprego é um dos principais eixos apresentados no Plano Estratégico de Governo. Para tanto, o governador Marcos Rocha enalteceu o fortalecimento da cadeia produtiva e a qualidade da carne exportada.

“Temos que assumir essa postura de sermos grandes produtores, geradores de emprego e renda e produtos de boa qualidade, não apenas para o Brasil, mas também para o mundo todo. Tenho a certeza de que o embaixador Yossi Sheley tem observado nossa capacidade rondoniense de trabalhar e produzir e vamos demonstrar nosso potencial e compromisso com a qualidade”, disse o governador, enfatizando, também que: “Enquanto governador a minha obrigação e trazer aqui pessoas que possam conhecer nossa produção e leva-la, como é o caso de Israrel. Essa troca de conhecimento é que garante possibilidade de desenvolver nosso Estado”.

O embaixador de Israel no Brasil, Yossi Sheley, cumpre uma extensa agenda no Estado de Rondônia, vindo convidado pelo próprio governador Marcos Rocha. O chefe do Executivo Estadual já deixou pré-agendado a retribuição da visita do embaixador, deixando confirmada para assim que passar o momento de pandemia do coronavírus uma visita a Israel, juntamente com empresários de vários segmentos visando ampliar os negócios com a exportação de produtos da região, ou seja, a ida da comitiva rondoniense será para uma agenda econômica.

EXPORTAÇÃO DE CARNE

Hoje, Rondônia exporta carne para 48 países. Os quatro maiores compradores, ordenados por volume de compras, é Hong Kong, China, Egito e Chile. Israel vem fortalecendo e aumentando essa aproximação com Rondônia que, inclusive está entre os cinco primeiros Estados do Brasil no ranking de exportação da carne bovina e o município de Jaru tem despontado no crescimento de exportação.

Para se ter uma ideia, o frigorífico visitado no município de Jaru abastece o mercado de carne bovina no Chile, Uruguai, Peru, Argentina, Egito, e outros países.

Durante a visita ao frigorífico em Jaru, também acompanharam o governador Marcos Rocha e o embaixador de Israel no Brasil, Yossi Sheley, o superintendente Estadual de Desenvolvimento Econômico e Infraestrutura (Sedi), Sérgio Gonçalves; e o superintendente estadual de Comunicação, Lenilson Guedes.

Mais Sobre Economia

Prefeito reeleito Celso Lang se reúne com diretoria do Sebrae em Rondônia

Prefeito reeleito Celso Lang se reúne com diretoria do Sebrae em Rondônia

Os diretores do Sebrae receberam esta semana (24) a visita do prefeito reeleito da cidade de Urupá, Celso Lang. Na agenda, futuras parcerias entre o m

A privatização da Saúde no Brasil

A privatização da Saúde no Brasil

Muito se fala sobre a privatização da Saúde, mas o que poucos sabem é que Sistema Único de Saúde (SUS) evoluiu de uma iniciativa do setor privado. Em

Consultoria do Sebrae ajuda agroindústria a reduzir danos ambientais e aumentar faturamento

Consultoria do Sebrae ajuda agroindústria a reduzir danos ambientais e aumentar faturamento

Para empreender, é necessário planejamento. E nesse planejamento, hoje, é imprescindível pensar em sustentabilidade - fundamental para o desenvolvim

Black Friday 2020: muda em relação aos anos anteriores?

Black Friday 2020: muda em relação aos anos anteriores?

A tão esperada data para compras com descontos está chegando este ano, na última sexta-feira do mês de novembro, no dia 27. A Black Friday tem se to