Porto Velho (RO) domingo, 24 de janeiro de 2021
×
Gente de Opinião

Economia

Black Friday 2020: muda em relação aos anos anteriores?


Black Friday 2020: muda em relação aos anos anteriores? - Gente de Opinião

A tão esperada data para compras com descontos está chegando este ano, na última sexta-feira do mês de novembro, no dia 27. A Black Friday tem se tornado parte de uma tradição brasileira e não é mais exclusividade dos americanos há alguns anos.

Grandes descontos são esperados pelos consumidores brasileiros em todas as áreas do comércio e serviços. Seja na forma de descontos ou vantagens adicionais na forma de códigos promocionais ou bônus como o bet365 bônus , todo mundo espera por bons preços nessa data.

E, em tempos de aumento nas compras online, é preciso estar atento e saber como fazer suas compras de forma segura e com bons preços.

Black Friday, impactos na economia e compras online

Não é de hoje que a economia brasileira é positivamente impactada pelas vendas de fim de ano na Black Friday. Mas diferentemente das grandes aglomerações em lojas, tão comuns em anos anteriores, o cenário promete ser diferente este ano.

Vendedores de produtos e serviços que precisaram adaptar sua forma de vender ao longo do ano, deverão se preparar ainda mais neste ano. Desde grandes a pequenas lojas, todas atraem compradores ao longo do mês de novembro, divulgadas principalmente nas redes sociais.

As plataformas de venda já estão aquecidas oferecendo e mostrando seus descontos. Mesmo que não sejam diretamente em seus produtos e serviços, as vantagens podem estar no frete grátis ou em códigos promocionais a serem acrescentados na conclusão da compra.

Compradores já conectados e ansiosos pelas já conhecidas promoções da última sexta-feira de novembro já garimpam os preços dos bens de consumo desejados. As plataformas que reúnem preços das principais lojas são o meio mais fácil de identificar as melhores cotações, entre eles o Zoom e o Buscapé.

As vendas no varejo, nos mais variados setores da economia, cresceram 3,4% em agosto e atingiram um recorde. A tendência de aumento pode se repetir com os maiores descontos, sobretudo na venda de eletrônicos e eletrodomésticos.

As novidades esperadas com o lançamento de smartphones e consoles de videogame devem movimentar a economia nesta Black Friday. E, quem aguardou o ano inteiro para comprar ou renovar seus eletrônicos espera não se decepcionar com as ofertas das lojas.

Pontos para prestar atenção na Black Friday

A popularidade da Black Friday infelizmente veio acompanhada de muitas falhas e fraudes. Prestar atenção aos preços e comparar com os valores anteriores ao período de compras é essencial para não ser enganado e pagar o mesmo valor de antes.

Por isso, o ideal é acompanhar os preços daqueles produtos e serviços ao longo do ano e as oscilações de valores para ter a real ideia do quanto eles custam.

As plataformas que reúnem os melhores preços das melhores lojas do mercado normalmente apresentam um histórico de preços ao longo do mês e do ano. É uma boa maneira de avaliar se os descontos são realmente vantajosos ou não.

Faça suas compras em lugares de boa reputação. Muitas plataformas de reclamação e avaliação de empresas podem ser consultadas antes da realização de sua compra. Além de ver os principais problemas, é possível avaliar as resoluções deles.

Desconfie de descontos muito grandes ou de vantagens que normalmente não seriam oferecidas. A Black Friday é a ocasião perfeita para fraudes.

Lojas virtuais com o intuito de aplicar golpes podem trazer grandes prejuízos aos compradores. Por isso, leia os comentários e avaliações da loja em redes sociais e sites especializados antes de fazer sua compra.

Lembre-se que seus dados pessoais e bancários muitas vezes são usados no processo de compra. A segurança da plataforma é essencial para garantir a segurança e proteção deles.

Certifique-se de que a empresa tem um meio de contato. Eventuais dúvidas ou problemas podem acontecer e o consumidor tem direito de contatar a equipe para a resolução de suas questões. Fraudadores muitas vezes não disponibilizam os contatos.

Confira se alguma pessoa conhecida tem indicações para dar sobre o produto, serviço e plataforma de compra.

Procure seus direitos se se sentir prejudicado. Os Direitos do Consumidor são aplicados normalmente em compras online e em época de Black Friday. Quando uma solução direto com a empresa não for possível, a busca pelos direitos junto aos órgãos de proteção e defesa do consumidor é essencial.

Mais Sobre Economia

Fim do auxilio emergencial: um problema para ser resolvido por todos

Fim do auxilio emergencial: um problema para ser resolvido por todos

De acordo com dados do Portal da Transparência, cerca de 53,9 milhões de brasileiros devem ficar sem renda para sobreviver em meio à pandemia. Sabemos

Pesquisa do Sebrae mostra que, em 2020, dobrou a demanda por crédito nos pequenos negócios

Pesquisa do Sebrae mostra que, em 2020, dobrou a demanda por crédito nos pequenos negócios

Apesar das dificuldades enfrentadas nos últimos meses pelos donos de pequenos negócios, o ano de 2020 foi marcado pela expansão do crédito bancário

Sebrae lista oito características fundamentais para quem quer empreender em 2021

Sebrae lista oito características fundamentais para quem quer empreender em 2021

Ser dono do próprio negócio está entre os principais projetos de milhares de brasileiros e brasileiras em 2021. Seja por força da necessidade (desempr