Porto Velho (RO) terça-feira, 1 de julho de 2025
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Economia

SIMPI amplia atuação em Rondônia para formalizar e fortalecer os pequenos negócios

Com presença crescente no estado, entidade intensifica ações para apoiar MEIs, microempresas e empreendedores informais com serviços acessíveis, capacitação e suporte completo


SIMPI amplia atuação em Rondônia para formalizar e fortalecer os pequenos negócios - Gente de Opinião

O SIMPI – Sindicato da Micro e Pequena Indústria segue ampliando sua atuação em todo o Brasil, incluindo Rondônia, com foco na formalização e no fortalecimento dos microempreendedores individuais (MEIs), das micro e pequenas empresas (MPEs) e dos negócios ainda informais. Com uma agenda intensa de capacitação e expansão de serviços, a entidade leva aos empreendedores rondonienses soluções práticas que fazem a diferença no dia a dia.

A iniciativa busca mudar a realidade de quem opera à margem do sistema, por meio de uma estrutura completa que oferece desde a abertura facilitada de empresas até acesso à telemedicina, cursos online gratuitos e orientação jurídica especializada. “O objetivo é simples: ajudar quem mais precisa a sair da informalidade e crescer com dignidade”, afirma Joseph Couri, presidente do SIMPI.

A presença regional da entidade é reforçada por um ecossistema digital acessível, disponível pela plataforma www.simpi.org.br, que permite aos empreendedores de Rondônia realizar todo o processo de formalização, buscar capacitação e acessar benefícios com valores simbólicos. Os associados também contam com ferramentas de crédito, proteção jurídica e um clube de vantagens voltado às reais necessidades dos pequenos negócios.

Além das ações locais, o SIMPI também expande sua atuação internacional, com representações em países como Estados Unidos, Portugal, Japão e Taiwan. A meta é seguir levando a expertise brasileira a empreendedores que vivem fora do país, sempre valorizando a língua e a cultura de origem.

O trabalho do SIMPI é complementado pela atuação no campo das políticas públicas. A entidade integra o Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social Sustentável (Conselhão) e contribui diretamente para o desenvolvimento de propostas voltadas ao empreendedorismo. “Estamos levando a realidade dos pequenos para dentro dos governos federal, estadual e municipal. Nosso papel é dar voz a quem nunca teve”, destaca Couri.

Outro diferencial é o programa “A Hora e a Vez da Pequena Empresa”, transmitido pela Rede Vida e redes sociais, que reforça a comunicação com os empreendedores de todo o Brasil, inclusive de Rondônia, com informações relevantes e orientações úteis para o dia a dia.

Para o SIMPI, o Brasil é feito de pequenos negócios — e Rondônia tem papel fundamental nessa construção. A entidade segue comprometida em apoiar, representar e impulsionar quem empreende com coragem e busca novas oportunidades.

Gente de OpiniãoTerça-feira, 1 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

FACER realiza 2ª Reunião Ordinária em Ouro Preto do Oeste

FACER realiza 2ª Reunião Ordinária em Ouro Preto do Oeste

A FACER - Federação das Associações Comerciais e Empresariais de Rondônia realizou no sábado (28), na sede da Associação Comercial e Industrial de O

Sebrae de Rondônia e autoridades de Nova Mamoré discutem participação de pequenos negócios em compras públicas

Sebrae de Rondônia e autoridades de Nova Mamoré discutem participação de pequenos negócios em compras públicas

Nesta sexta-feira (27), foi realizada, em Nova Mamoré, uma importante reunião de alinhamento entre o Sebrae de Rondônia, a Câmara Municipal e a Pref

Sebrae em Rondônia promove Workshops Regionais 2025 como base para o  Direcionamento Estratégico 2035

Sebrae em Rondônia promove Workshops Regionais 2025 como base para o Direcionamento Estratégico 2035

Em uma iniciativa que reafirma seu protagonismo no apoio ao empreendedorismo, o Sebrae em Rondônia deu início aos Workshops Regionais 2025, parte es

Deputado Ribeiro indica ao Executivo a implementação do Programa REFAZ ICMS 2025

Deputado Ribeiro indica ao Executivo a implementação do Programa REFAZ ICMS 2025

O deputado estadual Ribeiro do Sinpol (PRD) apresentou indicação ao Poder Executivo de Rondônia, solicitando a implementação do Programa REFAZ ICMS

Gente de Opinião Terça-feira, 1 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)