Porto Velho (RO) quinta-feira, 16 de maio de 2024
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Dom Moacyr

XVI CONGRESSO EUCARISTICO NACIONAL- 13 a 16 de Maio de 2010


 

Dentre as grandes celebrações e acontecimentos do mês de Maio, mês dedicado a Maria, a grande missionária e discipula perfeita de Deus, está o 16° Congresso Eucarístico Nacional a ser realizado em Brasília entre os dias 13 a 16 de maio com o tema “Eucaristia, pão da unidade dos discípulos missionários” e o lema “Fica conosco, Senhor” (Lc 24).
 
O Congresso eucarístico tem como objetivo proclamar a todo o Brasil a graça da fé a partir do encontro com Jesus Cristo realmente presente na Eucaristia e de convidar todos os católicos a crescerem na espiritualidade eucaristica e libertadora, na adoração,  devoção e amor a Cristo  Caminho, Verdade e Vida.
 
O tema, inspirado no documento de Aparecida, apresenta a riqueza da existência cristã e “a razão de ser da alegria que experimentamos por sermos discípulos missionários de Jesus Cristo, chamados e abençoados por Deus desde toda a eternidade”(DGAEI), alimentados pelo Pão eucarístico, para que fortalecidos na fé, esperança e caridade, saibamos superar as dificuldades do caminho. A Eucaristia também gera a unidade da Igreja: Jesus Cristo, pelo Sacramento do seu Corpo e Sangue, cria a comunhão da sua Igreja, seu Corpo Místico.
 
O lema bíblico parte do convite dos discípulos de Emaús “Fica conosco, Senhor” (Lc 24), e revela a fome de Deus que se encontra no coração de cada ser humano. Ela nos mostra que sem Cristo não há sentido da vida e nem felicidade autêntica.
 
O texto-base, desenvolvido à luz das Sagradas Escrituras e em comunhão com a 5ª Conferência nos prepara para o evento, e em três capítulos: “Eucaristia, Pão da Unidade”; “Pão da Unidade, Vida dos Discípulos Missionários”; e “Fica conosco, Senhor”, evidencia o quanto “estamos todos comprometidos na construção de um mundo unido, reconhecendo que esta responsabilidade não vem de nós mesmos, mas daquele que nos chamou” (TB).
 
Recomendo a todas as Paróquias, Comunidades, Grupos de Reflexão, Pastorais, Movimentos, Serviços e diversos ministerios que aproveitem este tempo do Congresso para incentivar a participação das pessoas na vivência batismal, principalmente celebrando a Páscoa Semanal e a catequese sobre a Eucaristia. A Cartilha dos Grupos de Reflexão que pode ser adquirida na secretaria paroquial, dedica o 4° Encontro para reflexãoe partilha sobre o tema e lema do Congresso.
 
 
A Arquidiocese de Porto Velho está enviando seus representantes do Regional Ariquemes e Porto Velho para o Congresso e também participando em nivel arquidiocesano do 16° CEN. Em comunhão com toda a Igreja do Brasil, presente no Congresso Eucaristico, para que todos os fiéis possam manifestar o apreço à Eucaristia e testemunhar a sua fé, celebraremos solenemente a Santa Missa no domingo, dia 16 de maio, em todas as Paróquias, destacando a importancia da Eucaristia e do Congresso. Nesse dia ou na noite que antecede, faremos momentos de adoração, vigilia ou hora eucaristica, seguida da Benção do Santíssimo.
 
Nas CEBs onde não é possível a missa neste domingo, mas há a Celebração Dominical da Palavra com grande participação da comunidade, que neste dia alimentem seu espírito missionário tornando presente o Mistério Pascal no amor que congrega (cf. 1 Jo 3,14), na Palavra acolhida (cf. Jo 5,24-25) e na oração comunitária (cf. Mt 18,20) em comunhão com toda a Igreja que participa plenamente na Eucaristia dominical (Dap 253)
 
Neste Domingo da Ascensão do Senhor comemoramos também o 44° Dia Mundial das Comunicações Sociais com o tema “O padre e a pastoral no mundo digital: novos meios de comunicação a serviço da Palavra”. Celebramos ainda em nível mundial a 27ª Vigília pelos mortos de AIDS com o lema “Luzes pela Vida”, lembrando que junto aos novos rostos sofredores se encontram os agentes pastorais da saúde que promovem a educação e a prevenção, e ainda o acompanhamento e a defesa dos direitos das pessoas infectadas (Dap421).
E no dia 17 de maio iniciamos a Semana de Oração pela Unidade dos Cristão com o tema “Vós sois testemunhas destas coisas” (Lc 24,48)
 
Neste Ano Sacerdotal “ajude-nos a companhia sempre próxima, cheia de compreensão e ternura de Maria Santíssima”. Com Maria peçamos: “Fica conosco, Senhor, acompanha-nos ainda que nem sempre tenhamos sabido reconhecer-te. ..Tu nos confortas na fração do pão para anunciar aos nossos irmãos que na verdade tu tens ressuscitado e que nos tem dado a missão de ser testemunhas de tua ressurreição” (Dap553-554).
 
Rumo à Festa de Pentecostes, animados pelos frutos do 12° Intereclesial das CEBs, pedimos ao Senhor que derrame sobre a Igreja de Porto Velho o seu Espírito renovador. Com o lema “Creio na nova terra onde habita a justiça e a paz.”(2Pd 3,13) abracemos com audácia evangelizadora esta Causa em vista da Missão permanente pois “não é possivel novas estruturas se não houver mulheres e homens novos que mobilizem e façam convergir nos povos ideais e poderosas energias morais e religiosas (Dap 538).
 
 
Dom Moacyr Grechi

Arcebispo de Porto Velho

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 16 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Pentecostes: Comunidades de rosto humano!

Pentecostes: Comunidades de rosto humano!

Palavra de Dom Moacyr Grechi – Arcebispo Emérito de Porto Velho

Páscoa do povo brasileiro - Por Dom Moacyr Grechi

Páscoa do povo brasileiro - Por Dom Moacyr Grechi

Hoje reafirmamos a nossa fé na ressurreição de Cristo; somos uma Igreja Pascal. Na oração do Credo, proclamamos a ressurreição dos mortos e a vida ete

Verdade libertadora! Por Dom Moacyr Grechi

Verdade libertadora! Por Dom Moacyr Grechi

  A Igreja, convocada a fortalecer o povo de Deus na atual conjuntura, é chamada a estar ao lado daqueles “que perderam a esperança e a confiança no B

Lugar seguro para viver! - Por Dom Moacyr Grechi

Lugar seguro para viver! - Por Dom Moacyr Grechi

  Diante do aumento da violência agrária que atinge trabalhadores rurais, indígenas, ribeirinhos, quilombolas, pescadores artesanais, defensores de di

Gente de Opinião Quinta-feira, 16 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)