Porto Velho (RO) sábado, 18 de maio de 2024
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Dom Moacyr

Páscoa e os povos indígenas ressurgidos!



      
                Celebramos hoje a Páscoa em todas as comunidades cristãs anunciando que a Ressurreição de Cristo é a verdade fundamental do cristianismo, que a vitória de Jesus sobre a morte garante tudo aquilo que ele e os profetas anunciaram.
 
     “Ressuscitei, Senhor, contigo estou, teu grande amor de mim se recordou, tua mão se levantou, me libertou!” Assim cantamos na liturgia, fortalecendo nosso compromisso batismal, desejando que a Páscoa aconteça para todos.
 
     Durante três dias, nas celebrações do “Tríduo Pascal” da morte e ressurreição de Jesus, vivenciamos o mistério pascal, para proclamar no domingo da Ressurreição que “o Senhor Ressuscitou”; “este é o dia que o Senhor fez para nós, alegremo-nos e nele exultemos”.
 
Páscoa é o encontro feliz com Jesus Ressuscitado, que continua vivo, acompanhando nossa peregrinação na fé, mesmo em meio às situações trágicas de nosso povo ribeirinho e das famílias atingidas pelas inundações. De muitos pontos escutamos o grito de quem implora ajuda e sofre.. A certeza da vitória de Cristo ressuscitado que continua atuando na história encoraja-nos a seguir em frente, testemunhando os valores do Reino: a luta pelos direitos humanos, a confiança na misericórdia divina, o serviço aos necessitados.
 
     Para participar da missão do Senhor, devemos ser Páscoa para aqueles que sofrem. Para cumprir sua missão de ser Páscoa, Jesus, o Filho de Deus, o Libertador e Salvador do mundo, torna-se próximo e solidário com todos os excluídos. Contemplamos hoje os rostos desfigurados que nos revelam a face do Cristo sofredor e, por outro lado, os rostos transfigurados de mártires que nos revelam a face do Cristo ressuscitado.

     Jesus ressuscitado leve conforto a quem é vítima das calamidades naturais e nos torne guardiões responsáveis da criação! Quantos desertos tem o ser humano de atravessar ainda hoje! Sobretudo o deserto que existe dentro dele, quando falta o amor de Deus e ao próximo, quando falta a consciência de ser guardião de tudo o que o Criador nos deu e continua a dar. Acolhamos a graça da Ressurreição de Cristo; deixemo-nos renovar pela misericórdia de Deus, deixemo-nos amar por Jesus, deixemos que a força do seu amor transforme nossa vida, tornando-nos instrumentos desta misericórdia, canais através dos quais Deus possa irrigar a terra, guardar a criação inteira e fazer florir a justiça e a paz (papa Francisco).

 
     Iniciamos o Credo afirmando nossa fé em Deus Pai, Filho e Espírito Santo. Por amor Ele nos cria, salva e santifica. A profissão termina proclamando a ressurreição dos mortos e a vida eterna. É a Páscoa definitiva. Eis a nossa esperança: Jesus Cristo venceu a morte e vive para sempre.
 
     É preciso, pois, superar a visão negativa da morte apenas como termo da peregrinação terrestre da pessoa humana, para abrir-se à realidade de quem caminha para a comunhão plena com o Deus da vida, que nos quer fazer para sempre felizes (D.Luciano M. Almeida). A “Páscoa da terra para o céu” nos interiorizará numa festa sem fim, na qual não existirá o ódio, nem a dor, nem a morte.
 
     Com corações despedaçados em milhares de fragmentos, será difícil construir uma verdadeira paz social. Cristo é a nossa paz (Ef 2,14). A paz é possível, porque o Senhor venceu o mundo e sua permanente conflitualidade, pacificando pelo sangue da sua cruz (Col 1,20).
 
     Cada dia, no mundo, renasce a beleza, que ressuscita transformada através dos dramas da história. Os valores tendem sempre a reaparecer sob novas formas, e na realidade o ser humano renasceu muitas vezes de situações que pareciam irreversíveis. Esta é a força da ressurreição, e cada evangelizador é um instrumento deste dinamismo.
 
     A fé significa acreditar que Cristo nos ama verdadeiramente, que está vivo, que é capaz de intervir misteriosamente, que não nos abandona, que tira o bem do mal com o seu poder e a sua criatividade infinita. Significa acreditar que Ele caminha vitorioso na história e, com Ele, estarão os chamados, os escolhidos, os fiéis (Ap 17,14).
 
     A ressurreição de Cristo produz por toda a parte rebentos deste mundo novo; e, ainda que os cortem, voltam a despontar, porque a ressurreição do Senhor já penetrou a trama oculta desta história; porque Jesus não ressuscitou em vão. Não fiquemos à margem desta marcha da esperança viva! (EG 229,276-278).
 
 Portanto, abramos hoje nosso coração a Cristo crucificado e ressuscitado, que vem oferecer a paz! Onde entra Cristo ressuscitado, exorta João Paulo II, com Ele entra a verdadeira paz! Esta é a nossa certeza, que se funda sobre Vós, hoje ressuscitado da morte, Cordeiro imolado pela nossa salvação!     
 O Senhor ressuscitado, vencedor do pecado e da morte, seja nossa força e nos guie pelo caminho da justiça, para que sejamos construtores de um novo tempo de perdão e justiça, tornando-nos sinal e anúncio da Páscoa definitiva.
 
     Possa Maria, silenciosa testemunha da Páscoa, Mãe do Crucificado ressuscitado, conservar acesa a chama da esperança e nos ensinar a ser, por entre as contradições do tempo que passa, convictas e alegres testemunhas da perene mensagem de paz e amor que o Redentor ressuscitado trouxe ao mundo.
 
     A Semana dos Povos Indígenas, iniciada no dia 14 de abril, tem como tema neste ano “Povos indígenas: migrações forçadas, exilados na própria terra”. Para Dom Erwin, do CIMI nacional, não existe uma pastoral que tenha gerado tantos mártires quanto esta. O sangue derramado dos mártires é a semente da luta pela ressurreição dos povos indígenas.
 
     No documento de Aparecida, o protagonismo dos povos indígenas é um sinal de esperança (143). A Igreja reconhece que a vida dos povos indígenas está ameaçada em sua existência física, cultural e espiritual. Seus modos de vida, sua identidade e projetos correm grandes perigos. Uns vivem em terras insuficientes, outros são expulsos de suas terras e vivem como migrantes, outros encontram seus territórios invadidos e degradados. A globalização ameaça a todos com suas mudanças culturais impostas (90). Os indígenas configuram uma nova categoria de pobres e excluídos (416) entregues à marginalização sociocultural. Dessa situação emerge um grito dos povos indígenas que precisa ser ouvido por toda a América Latina (89, 473).
 
     A defesa dos territórios dos povos indígenas faz parte do serviço à vida que os discípulos-missionários prestam em suas Igrejas ao Deus com rosto humano, sempre perto dos pobres e sofredores (P.Suess, DAp 7,22,258,549).
 
     Para o CIMI de Rondônia, a institucionalização do dia do Índio, como data cívica, esvaziou-se do sentido real de luta pela garantia de seus direitos. Distanciou-se da imagem que retrata o genocídio de vários povos, desde a conquista dos europeus. O dia 19 de abril perdeu a reflexão e o debate necessário sobre as questões enfrentadas por esses povos no Brasil. A ideologia adotada pelas formas e práticas governamentais no Brasil é a responsável pela distorção do que são os indígenas hoje.
 
O “Dia do índio” não é somente o dia 19 de abril; são os 365 dias do ano. Não podemos ver o indígena como um ser exótico, mítico, distante e embrenhado nas matas.
 
     Neste dia institucional, os povos indígenas propõem uma verdadeira discussão sobre as dificuldades enfrentadas. Entre os desafios estão: a demarcação de seus territórios tradicionais; falta de acesso a serviços públicos; vítimas de preconceitos e casos de desrespeito aos direitos humanos.
 
     Se no passado os povos indígenas eram condenados e tiveram que se esconder, hoje a Constituição garante este reconhecimento. São vários os “povos ressurgidos”, ou melhor dizendo, “povos resistentes”, que se mantiveram “reduzidos sim, mas não vencidos”. E uma vez reconhecidos como povo, se faz necessária a retomada de seus territórios tradicionais. Terras dos seus antepassados, terra de onde cada povo foi originado, terra onde habita o sagrado.
 
Que no dia 19 de abril, “dia do índio”, seja enfatizado que o preconceito é uma trincheira imposta para impedir o acesso aos direitos indígenas. É um dia para lembrar a história de luta e de resistência dos povos indígenas que perdura até aos dias de hoje, confirmando que o Brasil tem uma dívida histórica para com estes povos (CIMI/RO).

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSábado, 18 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Pentecostes: Comunidades de rosto humano!

Pentecostes: Comunidades de rosto humano!

Palavra de Dom Moacyr Grechi – Arcebispo Emérito de Porto Velho

Páscoa do povo brasileiro - Por Dom Moacyr Grechi

Páscoa do povo brasileiro - Por Dom Moacyr Grechi

Hoje reafirmamos a nossa fé na ressurreição de Cristo; somos uma Igreja Pascal. Na oração do Credo, proclamamos a ressurreição dos mortos e a vida ete

Verdade libertadora! Por Dom Moacyr Grechi

Verdade libertadora! Por Dom Moacyr Grechi

  A Igreja, convocada a fortalecer o povo de Deus na atual conjuntura, é chamada a estar ao lado daqueles “que perderam a esperança e a confiança no B

Lugar seguro para viver! - Por Dom Moacyr Grechi

Lugar seguro para viver! - Por Dom Moacyr Grechi

  Diante do aumento da violência agrária que atinge trabalhadores rurais, indígenas, ribeirinhos, quilombolas, pescadores artesanais, defensores de di

Gente de Opinião Sábado, 18 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)