Porto Velho (RO) domingo, 19 de maio de 2024
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Dom Moacyr

Natal: uma única família e uma nova luz para o mundo!


 
A celebração do Natal é uma ocasião propícia para viver em profundidade o valor e o significado do grande acontecimento do nascimento de Jesus.

Pela Encarnação, Deus se faz presente na nossa história: “E a Palavra se fez homem e habitou entre nós” (Jo 1,14). Cristo nos traz a verdade: somos plenamente amados por um Deus que tudo quer perdoar-nos, porque ele deseja restaurar-nos em nossa original bondade e beleza.

Quando confessamos nossa fé na divindade de Cristo, reconhecemos sua humanidade. É por isso que Deus se fez carne em Jesus de Nazaré. “Para que nós possamos, a partir do núcleo de nossa humanidade, encontrá-lo e relacionarmo-nos com ele” (M.C. Bingemer). Em cada um a presença do Deus que assumiu nossas feições e tornou-se um de nós.

O Papa Leão Magno dizia: “Jesus foi tão humano, que somente Deus poderia ser humano assim”. Diante das lições da Encarnação, proclamamos com Santo Agostinho: Eu estaria morto para a eternidade se tu não tivesses nascido no tempo. Nunca teria eu sido libertado da carne do pecado, se não tivesses tomado a semelhança do pecado. Seria vítima de miséria sem fim, se não tivesses manifestado na misericórdia. Eu não teria recobrado a vida se tivesses deparado com a morte. Eu teria sucumbido, se não me tivesses socorrido. Estaria morto se não tivesses vindo (Homilia, Natal do ano 420).

Nestes dias que antecedem a celebração do Natal, as famílias se reúnem para a Novena (16-24/12), renovando a certeza de que Deus sempre está conosco e anima a nossa caminhada. Somos chamados a formar lugares concretos de paz que irradiem a justiça e a fraternidade. Menos consumismo, mais solidariedade. Menos egoísmo e mais partilha e convivência. Não sejamos indiferentes diante do grito da terra: conflitos agrários, famílias que sofrem despejos, enchentes, abandono, desemprego, fome. A vida ameaçada e o sofrimento dos povos indígenas, quilombolas, assentados, ribeirinhos, migrantes nos atingem. Tempos difíceis para as comunidades indígenas e rurais, tempos difíceis para Maria e José, pois “não havia lugar eles” (Lc 2,7).

Precisamos, como pedia Joao Paulo II, “converter-nos à paz; converter-nos a Cristo, nossa paz, certos de que o seu amor sereno no presépio vence qualquer obscura ameaça e projeto de violência”. Que a energia prodigiosa da sua paz afugente o ódio e a vingança que se escondem no ânimo dos homens. Que o mal seja derrotado pelo bem e pela força do amor.

A comemoração do Natal se expressa em gestos de solidariedade, amor desinteressado, perdão e acolhida simples e fraterna. Somos todos parte de uma única família de povos, raças, culturas, irmãos uns dos outros, de filhos amados por Deus. Esta é a grande mensagem do Natal para a humanidade.

O presépio exposto nos lares é uma das formas mais belas que a tradição católica preserva em família para lembrar que Deus se fez carne e habitou entre nós. A representação do presépio ajuda-nos a refletir melhor sobre a mensagem que de Belém continua a irradiar para a humanidade inteira. Assim oramos com a Igreja do Oriente: “Belém, prepara-te; canta cidade de Sião: a estrela avança para indicar Cristo que está para nascer em Belém; uma gruta acolhe aquele que absolutamente nenhuma outra pode conter e está preparada uma manjedoura para receber a eterna vida”.

Este 4º domingo do Advento centraliza o mistério de Deus que se revela à humanidade em Jesus encarnado. Através do “sim” de Maria Deus veio habitar entre nós na pessoa de Jesus.

Esse Filho que nascerá é da estirpe de Davi. Esta questão é fundamental no anúncio do anjo: o menino que vai nascer será aquele que receberá, em plenitude, a promessa feita por Deus a Davi. Essa promessa é expressa no 2º livro de Samuel (7,1-5.8b-12.14a. 16): Deus vem a Davi, por meio do profeta Natã, recordando-lhe sobre o que havia feito por ele, desde que o chamara para ser chefe do povo. O Senhor esteve ao lado de Davi nas alegrias e nas adversidades, consolidando seu nome entre os mais importantes da terra. Mas Deus manda Natã dizer a Davi que ele não é de viver em templo: acompanhou o povo de Israel pelo deserto numa tenda, a Tenda da Aliança. E mais: ele, Deus, vai construir uma casa para Davi, casa no sentido de família, descendência. E então, Deus será como um pai para a descendência de Davi; Ele preside a história humana, vem continuamente ao encontro dos homens, faz com eles uma Aliança, oferece-lhes a paz e a justiça e aponta-lhes o caminho para a verdadeira vida, a verdadeira liberdade, a verdadeira salvação.

O evangelho de Lucas (1,26-38) traz pleno cumprimento de todos os sinais que anunciam a vinda do Salvador. Mil anos depois, Deus se mostra fiel à sua promessa. A obra de Deus através da História, assinalada pelos referidos sinais, anunciada na alegre saudação do Anjo que proclama a plenitude da graça de Deus em Maria só se toma fecunda para o homem se este o quiser. Daí, a importância de dizer: “Sim”. Maria, respondendo ao Anjo: “Faça-se em mim segundo a tua palavra”, colocando-se como serva a serviço do Senhor, é a primeira de todos os que, pela adesão da fé, “dão chances” à obra definitiva de Deus em Jesus Cristo (J. Konings).

João Paulo II, durante sua viagem ao México (1979), ao tratar da fé, fala do “sim” de Maria: “Coerência é a terceira dimensão da fidelidade; viver de acordo com o que se crê; ajustar a própria vida ao objeto da própria adesão. Aceitar incompreensões, perseguições antes que permitir rupturas entre o que se vive e o que se crê: esta é a coerência. Aqui se encontra, talvez, o núcleo mais íntimo da fidelidade. E só pode chamar-se fidelidade uma coerência que dura ao longo de toda a vida. O fiat de Maria na Anunciação encontra a sua plenitude no fiat silencioso que repete ao pé da cruz. Ser fiel é não trair nas trevas o que se aceitou publicamente”.

Paulo Apóstolo fala dos sinais de fidelidade de Deus (Rom 16,25-27), que tem um plano de salvação para oferecer aos homens. O fato desse projeto existir “desde os tempos eternos” mostra que a preocupação e o amor de Deus pelos seus filhos é algo que faz parte do ser de Deus e está eternamente em seu projeto.

Na conclusão da Carta encíclica Lumen Fidei, escrita pelos papas Bento XVI e Francisco, temos um retrato da fé da Virgem Maria no contexto do Evangelho de Lucas, que nos ajuda a entender a dimensão de seu “sim” a Deus: Em Maria, Filha de Sião, tem cumprimen­to a longa história de fé do Antigo Testamento, com a narração de tantas mulheres fiéis a co­meçar por Sara; mulheres que eram, juntamen­te com os Patriarcas, o lugar onde a promessa de Deus se cumpria e a vida nova desabrocha­va.

Na plenitude dos tempos, a Palavra de Deus dirigiu-se a Maria, e Ela acolheu-a com todo o seu ser, no seu coração, para que nela tomasse carne e nascesse como luz para os homens. O mártir São Justino, na obra Diálogo com Trifão, tem uma expressão significativa ao dizer que Maria, quando aceitou a mensagem do Anjo, concebeu “fé e alegria”. De fato, na Mãe de Jesus, a fé mostrou-se cheia de fruto e, quando a nossa vida espiritual dá fruto, enchemo-nos de alegria, que é o sinal mais claro da grandeza da fé.

Na sua vida, Maria realizou a peregrinação da fé seguindo o seu Filho (LG 58). Assim, em Maria, o caminho de fé do Antigo Testamento foi assumido no seguimento de Jesus e deixa-se transformar por Ele, entrando no olhar próprio do Filho de Deus encarnado. Pelo seu vínculo com Jesus, Maria está intimamente associada com o que acreditamos. Na concepção virginal de Maria, te­mos um sinal claro da filiação divina de Cristo: a origem eterna de Cristo está no Pai, Ele é o Fi­lho em sentido total e único, e por isso nasce, no tempo, sem intervenção do homem.

Sendo Filho, Jesus pode trazer ao mundo um novo iní­cio e uma nova luz, a plenitude do amor fiel de Deus que Se entrega aos homens. Por outro lado, a verdadeira maternidade de Maria garantiu, ao Filho de Deus, uma verdadeira história humana, uma verdadeira carne na qual morrerá na cruz e ressuscitará dos mortos. Maria acompanhá-lo-á até à cruz (Jo 19,25), donde a sua maternidade se estenderá a todo o discípulo de seu Filho (Jo 19,26-27). O movimento de amor entre o Pai e o Filho no Espírito percorreu a nossa história; Cristo atrai-nos a Si para nos poder salvar (Jo 12,32). No centro da fé, encontra-se a confissão de Jesus, Filho de Deus, nascido de mulher, que nos introduz, pelo dom do Espírito Santo, na fi­liação adotiva (Gl 4,4-6; LF 58-60).

A todos, votos de um abençoado Natal com renovada esperança!

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoDomingo, 19 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Pentecostes: Comunidades de rosto humano!

Pentecostes: Comunidades de rosto humano!

Palavra de Dom Moacyr Grechi – Arcebispo Emérito de Porto Velho

Páscoa do povo brasileiro - Por Dom Moacyr Grechi

Páscoa do povo brasileiro - Por Dom Moacyr Grechi

Hoje reafirmamos a nossa fé na ressurreição de Cristo; somos uma Igreja Pascal. Na oração do Credo, proclamamos a ressurreição dos mortos e a vida ete

Verdade libertadora! Por Dom Moacyr Grechi

Verdade libertadora! Por Dom Moacyr Grechi

  A Igreja, convocada a fortalecer o povo de Deus na atual conjuntura, é chamada a estar ao lado daqueles “que perderam a esperança e a confiança no B

Lugar seguro para viver! - Por Dom Moacyr Grechi

Lugar seguro para viver! - Por Dom Moacyr Grechi

  Diante do aumento da violência agrária que atinge trabalhadores rurais, indígenas, ribeirinhos, quilombolas, pescadores artesanais, defensores de di

Gente de Opinião Domingo, 19 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)