Porto Velho (RO) sábado, 18 de maio de 2024
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Dom Moacyr

Globalização da indiferença e cultura da solidariedade!


 
O mês de junho, dedicado especialmente ao Coração de Jesus, padroeiro de nossa Catedral, vem, neste ano, carregado de forte espiritualidade e grandes celebrações: Pentecostes, Santíssima Trindade, Corpus Christi, São Pedro e São Paulo, Santo Antônio, São João, Sagrado Coração de Jesus.

Celebramos hoje a Solenidade da Santíssima Trindade e o inicio da Semana Nacional do Migrante. Através de nosso batismo, fomos mergulhados na Trindade, que fez de nós sua morada: “Eu te batizo em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo”. É contemplando esse mistério central de nossa fé que experimentamos a comunhão de vida com Deus Trino e Uno e assumimos a missão de construir comunhão, colaborando para que a Igreja seja cada vez mais sacramento de comunhão e participação (DAp 161), servidora e defensora da vida (doc N1).

Nossas comunidades eclesiais devem ser o referencial de pessoas em comunhão para toda a sociedade, pois a Igreja, fundada no amor divino é uma comunhão de pessoas à imagem da Trindade, vocacionada para ser casa e escola de comunhão (NMI). Assim a Igreja toda aparece como um povo unido pela unidade do Pai e do Filho e do Espírito Santo (LG 4). E assim oramos: Deus da vida e do amor, Pai de Jesus e Pai nosso, Santíssima Trindade, a melhor comunidade: abençoai as nossas CEBs!

Paulo Apóstolo expressa a realidade de um Deus que é comunhão e família, através da saudação trinitária: “A graça do Senhor Jesus Cristo, o amor do Pai e a comunhão do Espírito Santo estejam convosco” (2Cor 13,11-13). Esta fórmula, além de constituir uma confissão de fé no Deus trino, confirma a fé dos primeiros cristãos em Deus que é amor, família, comunidade. Ao se expressarem como membros dessa “família de Deus” reconhecem que todos fazem parte de uma única família de irmãos.

A família cristã, no Catecismo da Igreja Católica (2205), é uma comunhão de pessoas, vestígio e imagem da comunhão do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Sua atividade procriadora e educadora é o reflexo da obra criadora do Pai. Ela é chamada a partilhar da oração e do sacrifício de Cristo. A oração cotidiana e a leitura da Palavra de Deus fortificam nela a caridade. A família cristã é evangelizadora e missionária.

No livro do Êxodo, Deus é amor, fidelidade e misericórdia; ama seu povo, cuida dele com ternura, é Deus comunhão (Ex 34,4b-6.8-9). Através da leitura do Evangelho, João convida-nos a contemplar este Deus amor (Jo 3,16-18) que envia seu Filho único ao mundo com uma proposta de salvação. Assim resume sua grande lição de amor: “Deu a vida por nós e nós devemos dar a vida pelos irmãos”.

Nesta semana, celebrando a Santíssima Trindade e Corpus Christi e nos preparando para a Festa do Coração de Jesus, acolhemos na fé, a manifestação do amor de Deus, do Pai, do Filho e do Espirito Santo para conosco. Jesus Cristo, enviado pelo Pai na força do Espirito, derrama seu sangue por nós na cruz, abre seu coração e revela o infinito amor de Deus pela humanidade.

A participação na celebração de Corpus Christi (19/06) que acontece nas paroquias com a missa, adoração solene e tradicional procissão é a demonstração de nosso compromisso pessoal e comunitário com a vida de Cristo, entregue por amor até a morte. Celebramos na quinta-feira a festa de seu Corpo Místico, a Igreja, que Ele nutre e leva à unidade da mútua doação.

Ao dizer aos Apóstolos: “Quem come da minha carne e bebe do meu sangue vive de mim” Jesus nos introduz nos seus próprios sentimentos, valores e critérios e nos ajuda a participar de sua vida, tornando-nos seus discípulos, sempre mais semelhantes a Ele. Entrar em comunhão com Cristo na Eucaristia é deixar-se possuir pelo seu dinamismo de amor aprendendo com Ele a dar a vida pelos irmãos.

Na Eucaristia, o Deus-Trindade que em Si mesmo é amor, envolve-Se plenamente com a nossa condição humana. No pão e no vinho, sob cujas aparências Cristo Se nos dá na ceia pascal é toda a vida divina que nos alcança e se comunica a nós na forma do sacramento: Deus é comunhão perfeita de amor entre o Pai, o Filho e o Espírito Santo. Já na criação, o homem fora chamado a partilhar, em certa medida, o sopro vital de Deus. Mas, é em Cristo morto e ressuscitado e na efusão do Espírito Santo, dado sem medida, que nos tornamos participantes da intimidade divina.

Assim Jesus Cristo, que pelo Espírito eterno Se ofereceu a Deus como vítima sem mancha (Heb 9,14), no dom eucarístico comunica-nos a própria vida divina. Trata-se de um dom absolutamente gratuito, devido apenas às promessas de Deus cumpridas para além de toda e qualquer medida.

A Igreja acolhe, celebra e adora este dom, com fiel obediência. O mistério da fé é mistério de amor trinitário, no qual, por graça, somos chamados a participar. Por isso, também nós devemos exclamar com Santo Agostinho: “Se vês a caridade, vês a Trindade” (Sacr. Caritatis 7-8).

Seguindo a reflexão de Dom Luciano M. de Almeida, a Eucaristia está no centro da vida eclesial, de comunhão fraterna e doação ao próximo, abrindo-se à força do amor que vence todo egoísmo e nos faz buscar o bem espiritual e material do próximo. A lição da Eucaristia vale para nós que ainda não aprendemos a assumir o dever da caridade e por isso somos corresponsáveis pela fome e miséria de nossos irmãos e irmãs.

Cada celebração da Eucaristia deveria nos questionar diante de Deus e levar-nos a partir o pão com os irmãos. A força da Eucaristia deve nos impulsionar para atitudes mais abrangentes e procurar transformar a sociedade por meio de leis e políticas públicas que modifiquem o sistema de acumulação doentia de bens aumentando a riqueza de poucos e segregando cada vez mais os pobres. A Eucaristia deve unir a comunidade a serviço dos mais pobres e habilitar os cristãos a contribuir para leis e medidas que garantam vida digna para todos.

Vida digna para todos os migrantes é o que quer a Pastoral do Migrante convocando-nos para participar da 29ª Semana Nacional do Migrante (15-22/6) que tem por tema “Migração e Liberdade” e o lema: “Migrar é Direito; Tráfico Humano é Crime”, ambos em sintonia com a CF 2014.

A Programação começa com a realização do Seminário: “Migração, Tráfico Humano e Trabalho Escravo” (14/6) e na agenda constam celebrações e palestras nas paróquias e escolas. No encerramento (dia 22), a missa às 8h na Catedral e o show cultural mostrando a rica diversidade das famílias migrantes, a partir das 14h, na Pça. Aluizio Ferreira e Comidas Típicas de vários países.

Para o papa Francisco, a realidade das migrações, com as dimensões que assume na nossa época de globalização, precisa ser tratada e gerida de uma maneira nova, justa e eficaz, o que exige, acima de tudo, uma cooperação internacional e um espírito de profunda solidariedade e compaixão. É importante a colaboração em vários níveis, com a adoção unânime de instrumentos de regulamentação para proteger e promover a pessoa humana.

O bem aventurado João Batista Scalabrini, santo de visão e ação quanto aos desafios da mobilidade humana, fundador dos padres e irmãs (carlistas) que consagram suas vidas em favor dos refugiados e migrantes, já afirmava no século XIX: “para os migrantes a pátria é a terra que lhes dá o pão”. Para ele o fenômeno migratório “funde e aperfeiçoa as civilizações, amplia o conceito de pátria para além dos confins materiais, tornando o mundo a pátria do homem”.

Os migrantes e refugiados não são peões no tabuleiro de xadrez da humanidade, escreve o papa em sua mensagem para o Dia Mundial dos Migrantes 2014. Trata-se de crianças, mulheres e homens que deixam ou são forçados a abandonar suas casas por vários motivos, que compartilham o mesmo desejo legítimo de conhecer, de ter, mas, acima de tudo, de ser mais. É impressionante o número de pessoas que migram de um continente para outro, bem como aqueles que se deslocam dentro de seus próprios países e áreas geográficas. Os fluxos migratórios contemporâneos são o maior movimento de pessoas, se não de povos, de todos os tempos.

A Igreja é chamada a ser o Povo de Deus que abraça todos os povos. Do papa, uma palavra de esperança: Queridos migrantes, que possais encontrar em vossos caminhos uma mão estendida, que vos seja permitido experimentar a solidariedade fraterna e o calor da amizade!

Possa cada um de nós nesta Semana do Migrante superar a “globalização da indiferença” cultivando a acolhida e a solidariedade.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSábado, 18 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Pentecostes: Comunidades de rosto humano!

Pentecostes: Comunidades de rosto humano!

Palavra de Dom Moacyr Grechi – Arcebispo Emérito de Porto Velho

Páscoa do povo brasileiro - Por Dom Moacyr Grechi

Páscoa do povo brasileiro - Por Dom Moacyr Grechi

Hoje reafirmamos a nossa fé na ressurreição de Cristo; somos uma Igreja Pascal. Na oração do Credo, proclamamos a ressurreição dos mortos e a vida ete

Verdade libertadora! Por Dom Moacyr Grechi

Verdade libertadora! Por Dom Moacyr Grechi

  A Igreja, convocada a fortalecer o povo de Deus na atual conjuntura, é chamada a estar ao lado daqueles “que perderam a esperança e a confiança no B

Lugar seguro para viver! - Por Dom Moacyr Grechi

Lugar seguro para viver! - Por Dom Moacyr Grechi

  Diante do aumento da violência agrária que atinge trabalhadores rurais, indígenas, ribeirinhos, quilombolas, pescadores artesanais, defensores de di

Gente de Opinião Sábado, 18 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)