Porto Velho (RO) sábado, 27 de abril de 2024
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Carlos Henrique

Ponte do Madeira: Abertura só em 15 de setembro


 
O engenheiro Élson Dias, responsável pela execução das obras da ponte sobre o rio Madeira, na BR-319, bairro da Balsa, em Porto Velho, informou ontem que a programação acordada com o DNIT prevê a abertura oficial ao tráfego de veículos no dia 15 de setembro. Ele disse desconhecer qualquer entrave judicial ao trabalho, posto que toda a documentação relacionada às questões ambientais – impactos de vizinhança e impacto ambiental – já foi apresentada pela EMSA no ano passado.
 
A explicação do engenheiro decorre de questionamento feito pelo blogueiro a respeito de documento enviado pelo leitor Manuel Português. Ele lembra que o noticiário sobre a abertura da ponte deve considerar determinação judicial, que condiciona a liberação da Licença de Operação ao cumprimento de alguns requisitos ambientais, conforme liminar concedida em 14 de abril deste ano na Ação Civil Pública impetrada pelo Ministério Público Federal.
 
Como não se tem notícia do desenrolar da questão – e certamente terá havido manifestação do DNIT, da Construtora EMSA e no IBAMA, já que o juiz fixou multa diária de R$ 2 mil por dia de atraso no cumprimento da “obrigação de fazer” dos primeiros (apresentação dos documentos) e de “não fazer” (liberação da licença de operação) pelo IBAMA – é de se imaginar que todas as pendências foram devidamente sanadas. Isso, porém, não foi confirmado pelo superintendente regional do DNIT, que está viajando.
 
De qualquer forma, merecem consideração as declarações do engenheiro Élson Dias, responsável pela obra, para quem não há qualquer obstáculo à sonhada abertura da ponte ao tráfego. E, convenhamos, as milhares de famílias que dela dependem para fugir do pedágio cobrado pelas balsas – sem contar a demora na travessia do rio – merecem isso, após tantos anos de sofrimento.
 
Imagino que a justiça terá levado isso em consideração: a ponte beneficia milhares de pessoas do outro lado do rio. Em contrapartida, as usinas, sobre as quais pesa pelo menos parte da responsabilidade pela tragédia que se abateu sobre Porto Velho e região, tiveram o início de operações de várias turbinas autorizado pela ANEEL, tanto para Santo Antônio como para Jirau.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSábado, 27 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Quer saber? Melhor  não cassar Sérgio Moro!

Quer saber? Melhor não cassar Sérgio Moro!

Só para incomodar: você, petista, acredita realmente haver algum benefício eleitoral para o PT ou Gleisi Hoffmann no encontro em Havana com o presid

Porto Velho não é a pior capital do País

Porto Velho não é a pior capital do País

Não tenho procuração para defender a prefeitura ou o governo do estado, mas não posso me abster de fazer a defesa de uma terra que me acolheu há qua

MDB: o ocaso de um coadjuvante de luxo

MDB: o ocaso de um coadjuvante de luxo

Lula está certo ao cobrar dos ministros a lembrança de que há um governo central no comando dos diversos órgãos da administração. E que embora cada

Fratura no fêmur: quebrou por que caiu ou caiu por que quebrou?

Fratura no fêmur: quebrou por que caiu ou caiu por que quebrou?

“As pessoas precisam entender que, em grande parte das vezes, a fratura do fêmur ou quadril em idosos não é causada por uma queda. Em muitos casos é

Gente de Opinião Sábado, 27 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)