Porto Velho (RO) terça-feira, 9 de junho de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Política - Nacional

Carnaval na lama começou por acaso e é sucesso há 20 anos no Pará



Cláudio Barbosa
Agência Brasil

O bloco Pretinhos do Mangue é um dos sucessos do carnaval do Pará que começou ao acaso, quando, em 1989, três amigos foram ao município de Curuça, localizado a 107 km de Belém, e resolveram entrar no mangue para pegar caranguejo.

O objetivo era saciar a fome, mas os amigos se surpreenderam por não encontrarem caranguejos e, em protesto, desfilaram pela cidade com o corpo cheio de lama, o que passou a ser uma característica do carnaval na região.

Todos os anos, centenas de foliões invadem a cidade de 30 mil habitantes e fazem a festa com muita lama. O bloco desfila sempre com um apelo ecológico.

O tema deste ano do carnaval do Pretinhos do Mangue é o aquecimento global. A manifestação cresceu tanto, que o bloco foi incorporado ao patrimônio cultural imaterial do estado. Um trio elétrico e dois carros alegóricos estilizados de caranguejo estarão nas ruas hoje (15).

Amanhã (16), o desfile nas ruas de Curuça continuará sem previsão para terminar. A festa reúne, crianças, jovens e adultos

Em Belém, na segunda-feira de carnaval, a movimentação maior ficará por conta dos blocos carnavalescos. A partir das 18h, começará a apresentação na Aldeia Amazônica, uma espécie de sambódromo, onde se realizam as principais festas de carnaval da capital paraense.

Gente de OpiniãoTerça-feira, 9 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputada federal Cristiane Lopes cobra Energisa e ANEEL por solução definitiva diante da crise elétrica em Rondônia

Deputada federal Cristiane Lopes cobra Energisa e ANEEL por solução definitiva diante da crise elétrica em Rondônia

A deputada federal Cristiane Lopes intensificou a atuação em defesa da população atingida pelos constantes apagões em Rondônia e esteve pessoalmente

CPMI do INSS aprova quebra de sigilo de Lulinha e convoca André Moura

CPMI do INSS aprova quebra de sigilo de Lulinha e convoca André Moura

Os integrantes da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) aprovaram, nesta quinta-feira (26), a

Maurício Carvalho defende isenção do imposto de renda para professores em audiência pública na Câmara

Maurício Carvalho defende isenção do imposto de renda para professores em audiência pública na Câmara

A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados realizou, nesta quarta-feira (12), audiência pública para debater o Projeto de Lei 165/2022, que prop

Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia tem nova diretoria.

Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia tem nova diretoria.

Nesta quinta-feira, (07/09) o Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia  - (SINSEMPRO) realizou Eleições  para a escolha da nova d

Gente de Opinião Terça-feira, 9 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)