Segunda-feira, 17 de março de 2025 - 15h25

Em Porto Velho, o desenho e a pintura de um mural na escola EEEF 21 de
Abril, no Bairro Liberdade, começou o dia 08 de março o projeto Megafone
Ativismo, encerrou neste domingo dia 16/03 Dia Nacional da Consciência Climática
conforme a Lei 14.926 de 18 de julho de 2024, com a participação de alunos,
artistas urbanos da capital rondoniense e demais artistas visuais que enviaram
seus trabalhos através de uma chamada online.
“Nossa gratidão à professora Lúcia Lopes, que apoiou essa ação desde o início, e participou também, junto com os estudantes da oficina de stêncil do Ponto de Cultura ACME”, declarou Joeser Alvarez, coordenador do Coletivo Madeirista e articulador do Projeto Megafone Ativismo em Rondônia.

Os alunos que participaram da oficina ajudaram os artistas visuais na pintura realizada no muro da instituição de ensino.
O projeto Megafone Ativismo apoia jovens ativistas ambientais brasileiros que trabalham com foco principal na temática das mudanças climáticas, e com a utilização da arte como ferramentas de transformação da sociedade.
A ação reuniu 10 coletivos, sendo um de cada estado da Amazônia Legal (Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins) e um do Distrito Federal (DF).

A atividade tinha como proposta fazer um mural artístico na fachada externa de alguma instituição de ensino de cada município envolvido na ação em alusão ao Dia Nacional da Conscientização sobre as Mudanças Climáticas no Brasil, instituído em 16 de março pela lei nº12.533, desde 2011.
O projeto é realizado por uma coalizão das organizações Pimp My Carroça, Instituto Socioambiental, Engajamundo, Sumaúma Jornalismo e Associação Intercultural de Hip-Hop Urbanos da Amazônia. A Coalizão Megafone faz parte da aliança Vozes Pela Ação Climática Justa, que é formada por projetos de toda a Amazônia.
O Coletivo Madeirista contou com a participação de 8 artistas - a grande maioria participou pela primeira vez de uma pintura mural: Elisabeth Christofoletti, Nilson Carolino, Deivis Nascimento, Ariana Boaventura, Vida Boaventura, Sidarta Boaventura, Henrique Mamede e Joesér Alvarez
Gratidão aos artistes que enviaram seus trabalhos de várias partes do Brasil e até mesmo de fora do país: André Costa, Anthony Ederson, Bianca Habib, Bianca Habib, Chrystel Savornin, Deny Ardaia, Elysmeire Pessoa(ESOP), Fernando Dias, Flávio Dutka, Gabriel Varvounis, Gabryel Bertoldi,Janice Appel, Jéssica Bonora, Juliana D'Elia, Laryssa Vilela, Renata Silveira, Rubens Pilegi, Thaísa Freitas e Thaynã Pereira, gente de Boa Vista/RR, São Paulo, Ribeirão Preto e São Carlos/SP, Rio Branco/AC, Pelotas e Porto Alegre/RS, Paris/França, Goiânia/GO e Porto Velho/RO.
Galeria de Imagens
Terça-feira, 9 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)
Abertas as inscrições para filmes da Décima Nona Edição do CINEAMAZÔNIA
Estão abertas, de 05 a 20 de junho de 2026, as inscrições para produções audiovisuais de curta e médio metragem, de até 26 minutos, produzidos em Ro

Arraial Flor do Cacto abre temporada junina com cultura, tradição e grandes atrações
O mês de junho começou em clima de festa em Porto Velho com a abertura da 27ª edição do tradicional Arraial Flor do Cacto. O evento acontece no Campo

Arraial Bera 2026: premiação de R$ 45 mil promete acirrar disputa entre quadrilhas juninas
Intrínsecas à cultura e à memória afetiva dos porto-velhenses, as quadrilhas juninas se transformaram em verdadeiros espetáculos folclóricos, reunin

Acomunidade de Nazaré, às margens do Rio Madeira, se prepara para celebrar um marco histórico. Nos dias 17 e 18 de julho de 2026, o Festival Cultura
Terça-feira, 9 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)