Porto Velho (RO) terça-feira, 31 de março de 2020
×
Gente de Opinião

Turismo Regional

Conetur informa opções de passeios e lazer neste período de férias em Rondônia


Conetur informa opções de passeios e lazer neste período de férias em Rondônia - Gente de Opinião

A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Rondônia – Fecomércio/RO através do Conselho Empresarial de Turismo – Conetur informa as opções de passeios turísticos e de lazer em Rondônia neste período de férias. Com 52 municípios, o Estado é rico em belezas naturais e possui diversas atrações para toda família, a começar pela capital Porto Velho. Vamos conferir agora algumas delas!

Nosso tour começa pelo Memorial Rondon onde é possível conferir toda a história da expedição de Marechal Cândido Rondon e a antiga Vila de Santo Antônio do Rio Madeira, uma viagem no tempo através de vídeos e fotos com duração de 40 minutos. Ao contemplar o local, o visitante também poderá ter acesso à uma Oca que resgata a imagem da habitação dos indígenas no século passado. Também é possível conferir nas proximidades a lendária Igreja de Santo Antônio, além de uma incrível vista para o Rio Madeira e a Usina Hidrelétrica.

Na região central de Porto Velho é possível visitar vários espaços, entre eles, o Mercado Cultural. Recentemente o local passou por reforma e será reaberto ao público no próximo dia 24 com apresentações musicais e comidas regionais como tacacá, vatapá, entre outros pratos típicos de nossa região. O Mercado Central e o Mercado do KM 01 também é uma boa pedida para se tomar um delicioso café da manhã regional. Temos ainda no centro da cidade o Memorial Governador Jorge Teixeira, que funciona na antiga residência oficial do primeiro governador do Estado Jorge Teixeira de Oliveira e abriga seu acervo pessoal e de trabalho. Para quem gosta de apreciar obras de artistas plásticos a Casa da Cultura Ivan Marrocos é o espaço ideal. Outra opção localizada no antigo Palácio Getúlio Vargas, é o Museu da Memória Rondoniense que reúne acervos do Museu Estadual, diversas obras de arte do Estado além de um laboratório de análise arqueológica. O Museu Internacional do Presépio, localizado na Associação São Tiago Maior, também é uma ótima opção e muito frequentado por turistas que visitam nossa cidade, quem ainda não conhece precisa conferir de perto as riquezas que o local abriga.

As famílias e/ou casais podem ainda desfrutar aos finais de semana de um agradável Passeio de barco no Rio Madeira com saídas no final da tarde do Porto do Cai N’água. Podemos destacar ainda a Vila Nova de Teotônio, localizada há 40 km da capital e que oferece opção de lazer e descanso, além de quiosques e restaurantes na beira do Rio com variados cardápios. O Parque Natural, Parque Circuito e Espaço Alternativo de Porto Velho, também são lugares que se pode apreciar durante as férias e fazer a programação de um delicioso piquenique em família, apreciando a natureza.

Para quem aprecia um dia de lazer com piscina a ótima opção é o Sesc Campestre, localizado na BR – 364 sentido Cuiabá, aberto para todo o público, aos feriados, sábados e domingos das 09 às 17h. A capital tem ainda várias opções de balneários como: Cachoeirinha, Souza, Taboca, Rio das Garças, 21, entre outros.

Além de balneários há também infinitas opções para quem aprecia a pesca esportiva, com diversos rios próximos a cidade. Na página http://pescapvh.com/ e na página do Facebook Porto Velho Sport Fishing é possível conferir dicas de lugares para praticar o esporte.

Opções de Lazer no interior de Rondônia

Bem próximo a nossa capital, em Candeias do Jamari podemos destacar os balneários Ilha Verde, Rio Preto, Antônio Domingos, Hotel Fazenda Três Capelas, Salsalito Jungle Park, entre outros localizados na cidade. Já quem for ao município de Ariquemes não pode deixar de visitar o Parque Botânico, um espaço com trilhas repleto de árvores identificadas com o nome popular e científico, onde o visitante tem contato direto com a natureza.

Em Cacoal temos como dica o Hotel Fazenda e Parque Aquático Cacoal Selva Park, um espaço também localizado em meio a natureza e com variadas opções de lazer. É possível conferir ainda balneários próximos a cidade e a comunidade indígena Suruí, localizada à 60 km do município. O Morro do Parque Chico Mendes em Ouro Preto do Oeste, é um daqueles locais onde se pode ter uma visão maravilhosa de toda a cidade e praticar esporte radical como o parapente. Bem próximo ao morro está localizado o Graúna Resort, outro ambiente de lazer e descanso para toda família.

Quem gosta de uma bela cachoeira não pode deixar de visitar no município de Nova União o Vale das Cachoeiras Water Park, onde a principal atração é a cachoeira do Rio Mandi com uma queda livre de 32 metros de altura, além de piscinas e toboáguas. O Museu das Comunicações Marechal Rondon em Ji-Paraná é um dos principais pontos turísticos da cidade. No local é possível apreciar peças e o histórico sobre as linhas telegráficas, além de exposições fotográficas contemporâneas. A cidade conta ainda com o Sesc Clementina Galina Coleto, um clube completo com parque aquático, academia, restaurante, campo de futebol e muito mais.  

Em Vilhena o Parque Ecológico é uma das opções turísticas da cidade, com árvores, lago, passarela de madeira e trilhas. Há 37 km do centro da cidade é possível conferir também a Lagoa Azul, que encanta a todos com sua beleza. O Real Forte Príncipe da Beira em Costa Marques resgata a história do Brasil colonial e a história de Rondônia, sem dúvida será emocionante conhecer o monumento mais antigo do estado.

Quem visitar o município de Guajará-Mirim poderá conhecer além dos inúmeros balneários disponíveis na cidade como o Balneário Nossa Senhora do Carmo, Sítio do Chicão Pesque Pague, entre outros, o hotel de selva Pakaas Palafitas Lodge, onde é possível ter uma vista privilegiada do encontro das águas entre os Rios Mamoré e Pacaás Novos.

“Rondônia sem dúvida é um Estado belo e que se tem muito o que aproveitar e explorar. Fica o incentivo para que todas as famílias aproveitem este período de férias e desfrutem das belezas naturais do nosso estado, temos certeza que irão se encantar e apreciar os empreendimentos e serviços oferecidos pelos empresários, verdadeiros destemidos em promover e desenvolver ainda mais o turismo de Rondônia”, afirmou o Presidente do Conetur e presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac, Raniery Araujo Coelho.

Essas foram algumas dicas do Sistema Fecomércio/Sesc/SENAC  através do Conetur, porém é possível conferir outras opções dos 52 municípios através do hotsite criado pelo Governo de Rondônia – Setur na página: https://rondoniatemtudo.ro.gov.br/.

Mais Sobre Turismo Regional

Sistema Fecomércio/Sesc/Senac e Setur apresentam Projeto Cidade Limpa em prol do Turismo Sustentável e Meio Ambiente

Sistema Fecomércio/Sesc/Senac e Setur apresentam Projeto Cidade Limpa em prol do Turismo Sustentável e Meio Ambiente

Contribuir para o fortalecimento do Turismo em Rondônia através da conscientização e preservação do meio ambiente, esse é o objetivo do projeto Cida

Vilhena: Semtic e Setur apresentam ações e planejamento para inovações no Turismo local e regional

Vilhena: Semtic e Setur apresentam ações e planejamento para inovações no Turismo local e regional

Representantes do turismo dos municípios do Cone Sul se reuniram na última semana para debater a implantação de inovações no Turismo da região e o for

Turistas serão recepcionados no aeroporto pela corte da Banda do Vai Quem Quer

Turistas serão recepcionados no aeroporto pela corte da Banda do Vai Quem Quer

A Prefeitura de Porto Velho fará uma recepção toda especial aos turistas que desembarcarem no Aeroporto Internacional Governador Jorge Teixeira, nesta

Associação de Ferroviários da Madeira-Mamoré busca apoio no Sebrae

Associação de Ferroviários da Madeira-Mamoré busca apoio no Sebrae

Estiveram reunidos na manhã desta segunda (6), na sede do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Rondônia (Sebrae), os dirigentes da Associa