Domingo, 15 de setembro de 2024 - 07h50
Pelo menos o relator da Comissão de Constituição de Justiça,
o deputado Alan Queiroz, já avisou: vai votar contra a proposta da sua colega
do PT, a deputada Cláudia de Jesus, única parlamentar do partido na Assembleia,
para dar um título de Cidadania ao presidente Lula, via parlamento estadual. No
dia da apresentação do projeto, aliás, Alan foi à tribuna criticar a intenção
da homenagem, afirmando que o governo Lula não fez nada por Rondônia, neste
momento em que as queimadas e a fumaça tomam conta do Estado. À outra pessoa
próxima, o parlamentar disse que ainda acrescentará em seu relatório a
proibição da Assembleia conceder alguma honraria a qualquer pessoa que tenha
sido condenada por colegiado. Embora descondenado pelo STF, na verdade, Lula
continua respondendo pelos casos. Ele foi citado em 60 delações; condenado por
32 juízes diferentes; foram apresentadas à Justiça mais de 3 mil provas nos
inquéritos; foi condenado no STJ, por cinco votos a zero e três votos a zero no
TRF-4. Essas serão algumas das alegações que farão parte do relatório do
deputado Alan Queiroz, pedindo a reprovação da proposta de Cláudia de Jesus. O projeto,
aprovado pela própria ALE, que proíbe homenagens a condenados, foi de autoria
do deputado estadual Delegado Rodrigo Camargo, outro que criticou duramente a
tentativa de conceder o título de Cidadania ao Presidente. O parlamento tem,
nas suas pautas, uma série de assuntos de grande importância para o Estado,
incluindo investimentos em obras, recuperação de rodovias, combate aos focos de
incêndio e à fumaça. Mas, obviamente, não há nenhum outro tema, neste momento,
que movimente tanto os bastidores do Poder quanto o que envolve o nome de Lula.
Dos 24 deputados estaduais, a única representante da extrema
esquerda é Cláudia de Jesus. Ela tem a política no sangue. É filha do três
vezes deputado federal petista Anselmo de Jesus, de Ji-Paraná. Foi vereadora na
sua cidade e se elegeu como única deputada petista. Sua atuação tem sido
coerente com seu partido e sua ideologia. A tentativa de homenagem ao
presidente Lula, portanto, não está fora daquilo que ela defende. O problema é
que a grande maioria dos deputados eleita quer distância não só das teorias da
esquerda como, ainda, do atual governo federal. A própria Comissão de
Constituição e Justiça é composta pela maioria de parlamentares conservadores.
Ela é presidida por Ismael Crispin (MDB) e tem como membros Laerte Gomes (PSD),
líder do governo Marcos Rocha; Alan Queiroz (Podemos); Delegado Camargo (PL); Delegado
Lucas Torres (PP); Deputada Dra. Thaíssa (ex-PSC, agora Podemos) e o deputado
Luizinho Goebel (Podemos). Dessa relação, haverá alguém que vota a favor da
homenagem a Lula? Nesta próxima semana saberemos.
SEM
NOVIDADES NO FRONT DA POLÍTICA. A ÚNICA CAMPANHA FORTE QUE ESTÁ NAS RUAS É A DE
MARIANA CARVALHO
Na reta final da campanha para a Prefeitura de Porto Velho,
há muito pouco de novo, que se possa dizer que os prognósticos e a lógica
pudessem terem sido afrontadas. Nas ruas, parece que há apenas uma candidatura:
a de Mariana Carvalho. Nem Léo Moraes, que é o segundo nome mais forte da
disputa e nem Euma Tourinho, claro que conseguiram um volume de presença nas
ruas do centro e bairros, que pudesse chegar perto da mobilização, cheia de
gente, mas certamente caríssima, que a candidata que lidera uma coalização de
12 partidos está conseguindo. A participação de Jair Bolsonaro no horário
eleitoral, pedindo votos à candidata e sua presença física, já confirmada,
primeiro em Ji-Paraná e depois em Porto Velho, no dia 26, claro que vai dar
ainda uma dose a mais de incentivo à candidata que, certamente, chegará em
primeiro lugar. Uma das poucas dúvidas, ainda, é se haverá ou não segundo
turno. Há pesquisas que dizem que sim e outras, com resultados totalmente
diferentes, informando que não. Outra questão: se houver segundo turno, Léo
Moraes será mesmo o adversário ou há alguma chance de que a novata na política,
a ex-juíza Euma Tourinho, possa superá-lo? Os demais candidatos, que no geral
se saíram bem nas sabatinas realizadas pela SICTV, têm boas propostas,
currículos invejáveis e intenções altamente positivas. Mas, todos eles estão
praticamente no mesmo lugar, desde o início da campanha. Surpresa? Talvez a única
pudesse ser Célio Lopes, o representante da esquerda, caso conseguisse atrair
todo o eleitorado desta ideologia para si. Até agora, está longe de conseguir!
SICTV
INICIA SÉRIE DE DEBATES, NO SÁBADO À NOITE. TV NORTE E GLOBO TAMBÉM CONFIRMARAM
CONFRONTOS ENTRE OS CANDIDATOS
A grande oportunidade para mudar o quadro atual da campanha,
será, sem dúvida, os debates previstos para a reta final. Principalmente o da
SIC TV Record, que será realizado neste próximo sábado, dia 28, no horário
nobre, às 20 horas, que tem sido decisivo nas últimas disputas. O prefeito
Hildon Chaves, por exemplo, sempre repete que um dos motivos da sua vitória em
sua primeira eleição e na segunda, foi uma participação destacada nos debates
da emissora. O confronto na SICTV, com duas horas de duração, será o único no
horário nobre. Já na segunda-feira seguinte, está agendado o debate na TV Norte
(SBT). Acontecerá pela manhã, a partir das 11 horas. O último dos confrontos,
como já é tradicional, acontece a apenas 72 horas do pleito, na Rede Amazônica
(Globo), também à noite, mas em horário ainda a ser confirmado. Dos sete
candidatos, apenas há dúvida ainda em relação à participação de Mariana
Carvalho. Todos os demais candidatos (Léo Moraes, Euma Tourinho, Benedito
Alves, Célio Lopes, Samuel Costa e Ricardo Frota) já confirmaram suas
participações nos três eventos televisivos. A pergunta é: a líder nas
pesquisas, mesmo sabendo que será o principal alvo dos ataques de todos os
demais candidatos, vai mesmo participar dos embates? A outra: se não for, o
prejuízo eleitoral poderá ser tão grande ao ponto de afetar sua candidatura? Em
poucos dias teremos as respostas.
SEM
DINHEIRO, SEM TV, SEM SANTINHO, RICARDO FROTA APROVEITOU SABATINA NA SICTV PARA
FALAR COM O ELEITOR DA CAPITAL
Há apenas uma chance e, assim mesmo sem certeza de que dará
certo, para que o candidato do Partido Novo, Ricardo Frota, consiga algum
avanço na sua campanha pela Prefeitura de Porto Velho. Sem dinheiro (recebeu apenas
27 mil reais do seu partido e, ainda assim, para dividir com os 20 candidatos à
Câmara Municipal); sem espaço no horário eleitoral gratuito; sem santinho e sem
ter como contratar cabos eleitorais ou formiguinhas, Frota e seu candidato a
vice, o conhecido médico Valdemar Katayama, só podem contar com as redes
sociais e com a sola do seus sapatos, para buscar apoios. Ricardo Frota acabou
tendo um espaço inédito na mídia, com uma Sabatina de quase uma hora, quando
foi questionado pelos Dinossauros Everton Leoni, Beni Andrade e Sérgio Pires,
na SICTV. Falando firme, com um programa de governo que ele garante que é
viável e que cabe no orçamento, Frota se sai muito bem. Certamente os
porto-velhenses que não haviam ainda ouvido falar nele, ficaram sabendo que é
um nome respeitado, nascido na Capital e que a conhece profundamente e que apresenta propostas
interessantes, como concurso para contratação de técnicos para cargos
comissionados, algo inovador, sem dúvida. Ricardo criticou a estrutura atual da
saúde pública, anunciou mudanças para melhorar o atendimento da população;
prometeu valorizar os servidores, mas aproveitou para alfinetar a atual
administração que, segundo ele, aumentou em mais de 100 por cento o número de
cargos comissionados. Ao comentar sobre os outros candidatos, criticou Mariana
Carvalho, Samuel Costa e a Euma Euma Tourinho.
BENEDITO QUER REVITALIZAR O CENTRO,
RESOLVER O PROBLEMA DA ÁGUA E CRIAR PROGRAMA DE MÉDICOS E REMÉDIOS À DOMICÍLIO
Praticamente sem apoio de candidatos à Câmara Municipal. Com apenas 17 segundos no horário eleitoral gratuito e sem um só centavo do Fundo Eleitoral, contra o qual ele é totalmente contrário (“é legal, mas é imoral”, afirma), o professor e ex-conselheiro do Tribunal de Contas, Benedito Alves, mesmo com tudo isso, está muito otimista, em relação às suas possibilidades de se eleger Prefeito de Porto Velho. Ao participar da série de sabatinas que estão sendo promovidas pela SICTV, nesta sexta-feira, Benedito explanou partes importantes do seu plano de governo, criticou a candidata Euma Tourinho, considerou Léo Moraes e Mariana Carvalho (ambos foram seus alunos) como “inexperientes” e disse que, caso eleito, vai tornar a Capital dos rondonienses como a melhor entre todas da região norte. Benedito disse que será feita uma grande revitalização no centro da Capital; que implantará uma bela estrutura beira rio, no Madeira, como um cartão de visitas da cidade e afirmou que há sim, recursos para tudo isso. Criticou duramente o fato de apenas 30 por cento da população ter água tratada em suas casas e não descartou a possibilidade de criar uma empresa municipal, caso a Caerd não cumpra seu papel. Na saúde, pretende criar programas em que os médicos vão à casa dos pacientes, usando como exemplo a preocupação com os mais de 150 mil porto-velhenses que, segundo ele, têm diabetes e que receberiam atendimento e medicamentos a domicílio. Benedito falou com entusiasmo sobre todos os assuntos questionados e se disse pronto para a missão de comandar a maior cidade do Estado.
GUERRA
ÀS QUEIMADAS, VOOS INTERNACIONAIS PARA PORTO VELHO E ASFALTO NA BR 319:
PRIORIDADES NAS BATALHAS DE CRISTIANE LOPES
Batalha contra as queimadas e a fumaça, pedindo medidas até
agora não tomadas pelo governo federal. Luta para a aprovação da lei que que
abre o espaço aéreo da nossa ára empresas estrangeiras. Cobrança ao ministro
dos Transportes, Renan Filho, para a volta do asfaltamento do chamado Trecho do
Meio da BR 319, que foi sustado novamente por pedido de uma ONG internacional
e, claro, acatado por uma juíza do Amazonas. Tudo isso faz parte da pauta de
prioridades da deputada federal Cristiane Lopes, que tem tido uma atuação
bastante elogiada na bancada federal rondoniense. Estes foram alguns dos temas
abordados pela parlamentar, durante sua participação no programa Papo de
Redação, da Rádio Parecis FM, sempre em rede estadual. Cristiane criticou a
União por não estar tomando medidas drásticas contra as queimadas criminosas,
segundo ela e nem a fumaceira que tomou conta de grande parte do Estado de
Rondônia e principalmente da sua Capital, além de várias outras áreas da região
norte. Com relação ao caos aéreo, ela apontou que o projeto está andando e deve
passar por todas as comissões, com sucesso. Se aprovado, será terminativo e não
haverá necessidade de votação no plenário. Há, portanto, chances reais de que,
em breve, tenhamos empresas aéreas de outros países voando para Rondônia e
daqui para outros aeroportos nacionais. Por
fim, o asfaltamento da BR 319, também prometido pelo presidente Lula, ao
visitar o Amazonas, nesta semana, Cristiane disse que quer acreditar, mas acha
difícil que a promessa seja cumprida. Garantiu, contudo, que continuará
batalhando, aproveitando para elogiar o ministro Renan Filho, dizendo que a
escolha deste nome foi correta pelo presidente Lula.
BAROFALDI,
PRESIDENTE DA ASSOCIAÇÃO PAN AMAZÔNIA, ESCREVE PARA DEFENDER URGÊNCIA NO
ASFALTO DA BR 319
A importância vital da BR 319
para nossa região, foi destacada num artigo assinado pelo empresário Adélio
Barofaldi, presidente da Associação Pan Amazônia. Com o título “BR 319, um
caminho de promessas e oportunidades”, Barafoldi afirmou que “a BR 319, que liga os estados de Rondônia e
Amazonas, é muito mais do que uma estrada. Ela representa uma linha vital de
integração e desenvolvimento econômico,
social e regional. No entanto, a rodovia permanece um símbolo das promessas
políticas que, por décadas, alimentaram esperanças de desenvolvimento e
integração nacional. Desde sua inauguração em 1976, temos testemunhado
garantias de que a rodovia seria reconstruída e pavimentada, transformando-se
novamente em uma via de prosperidade para Rondônia, Amazonas e toda a
Amazônia”. Prossegue: “a urgência dessa obra nunca foi tão evidente quanto
agora, em meio à crise hídrica que afeta o Rio Madeira, com níveis
historicamente baixos. Com a redução da navegabilidade no Rio Madeira, essa
rodovia se torna a única alternativa viável para o transporte de itens
essenciais como alimentos, medicamentos e, principalmente, combustíveis que vêm
de Manaus para Rondônia. Sem essa via em plenas condições de operação, a
população de Rondônia pode enfrentar dificuldades graves. O impacto já é
sentido no estado do Amazonas, onde o custo de vida está diretamente ligado às
precárias condições da BR-319. Se o rio ficar intransitável, os combustíveis,
por exemplo, precisarão vir de Paulínia, em São Paulo para Rondônia, elevando
significativamente os custos e, consequentemente, pressionando a economia
local.
“ONDA
DE CANCELAMENTOS DE VOOS, DEVIDO À FUMAÇA, AGRAVA AINDA MAIS A SITUAÇÃO”,
ANALISA O EMPRESÁRIO
O líder empresarial da Amazônia prossegue: “além disso, a
recente onda de cancelamentos de voos devido à fumaça provocada pelas queimadas
agrava ainda mais a situação, destacando a urgência da BR-319. Com o transporte
aéreo frequentemente interrompido, a rodovia se torna a única alternativa
viável para manter o fluxo de pessoas e mercadorias entre o Amazonas e
Rondônia. A falta de uma infraestrutura rodoviária adequada nos deixa
vulneráveis, intensificando o isolamento da região e dificultando o acesso a
bens e serviços essenciais. Estamos em um momento crucial, onde os projetos que
envolvem a BR-319 necessitam de mais do que palavras e promessas. Precisam de
ação. E, como sociedade, devemos nos mobilizar para cobrar dos nossos
representantes um compromisso real e duradouro com essa obra de vital
importância. A reconstrução da BR-319 não é uma questão de escolha; é uma
necessidade para o futuro econômico e social de Rondônia, Amazonas e de toda a
Amazônia. Não podemos mais postergar essa discussão. A realidade nos mostra que
ao longo dos anos, as promessas de reconstrução têm enfrentado barreiras
diversas: ambientais, burocráticas e de vontade política”.
“O
POVO DA AMAZÔNIA PRECISA DE AÇÕES CONCRETAS E NÃO APENAS DE DISCURSOS”, DEFENDE
BAROFALDI
“Mais do que nunca, conclui Adélio Barofaldi, “é preciso que
nossos governantes priorizem essa obra, garantindo que a reconstrução ocorra de
forma sustentável, preservando o meio ambiente, mas também assegurando a
sobrevivência e o bem-estar das populações amazônicas. Se a BR-319 estivesse em
condições adequadas, o impacto da crise hídrica do Rio Madeira seria muito
menos severo. Ela permitiria a continuidade do abastecimento e do transporte de
bens de forma eficiente, evitando a escalada dos preços e garantindo que o
Amazonas permanecesse conectado ao restante do Brasil. O tempo de agir é agora.
A reconstrução dessa rodovia não pode mais ser tratada como promessa, mas sim
como um compromisso inadiável com o futuro da nossa região. A luta pela BR-319
transcende qualquer ideologia política; é uma causa apartidária, voltada para o
bem-estar e o desenvolvimento de toda a região amazônica. Chega de promessas
vazias. O povo da Amazônia precisa de respeito e ações concretas, não de
discursos. É hora de transformar palavras em resultados e garantir o direito ao
progresso que tanto merecemos."
PERGUNTINHA
Na sua visão, há ou não risco claro de alguma tipo de intervenção militar dos Estados Unidos na Venezuela, depois da ameaça dos americanos, afirmando que “não descartamos nada” em relação às medidas contra o governo do ditador Nícolas Maduro, que fraudou a eleição em que ele assumiu novo mandato na marra?
Quando as urnas se fecharem neste domingo, que elas retratem o melhor para nossas cidades!
Enfim, chegou o Dia D! Desde o início do ano, a sucessão municipal em Porto Velho e em todas as demais cidades rondonienses se tornou o grande tema.
Probabilidades matemáticas, raciocínio lógico: só uma zebra tira eleição de Mariana neste domingo
Claro que muitos não vão gostar (e com razão!) sobre o vaticínio de que a eleição para a Prefeitura de Porto Velho termina neste domingo. Não é torc
Não é fácil a vida de um dos mais brilhantes e respeitados rondonienses, que realiza um trabalho exemplar em todo o país. Reeleito para mais um manda
Itaboraí é uma cidade fluminense localizada a menos de 50 quilômetros da cidade do Rio de Janeiro. Tinha, em 2005, menos de 200 mil habitantes. Ent