Porto Velho (RO) sábado, 26 de setembro de 2020
×
Gente de Opinião

Sergio Pires

Convenção tucana pode confirmar Hildon Chaves + Deputado dorme no chão e protesta contra TAM + Mauro Nazif faz o óbvio


Convenção tucana pode confirmar Hildon Chaves + Deputado dorme no chão e protesta contra TAM + Mauro Nazif faz o óbvio - Gente de Opinião

CONVENÇÃO TUCANA PODE CONFIRMAR HILDON CHAVES À REELEIÇÃO. NÃO HÁ CONSENSO SOBRE O VICE

 

Faltam alguns detalhes. Apenas isso. Caso os pequenos impasses já tenham sido resolvidos (se não o forem o projeto corre o risco de não se tornar realidade), a convenção do PSDB desta terça-feira, que se realiza na sede do partido, deve trazer uma grande surpresa: a confirmação do nome do prefeito Hildon Chaves na corrida pela reeleição. Seria o grande fato novo na disputa pela Prefeitura. Ele teria sido convencido a mudar de ideia e renunciar à renúncia de não concorrer, num encontro com alguns pesos pesados da política rondoniense, entre eles o senador Marcos Rogério, seu aliado de primeira hora e a sempre parceira, a deputada federal Mariana Carvalho. Depois de uma longa conversa na última sexta-feira, se não houver mudança radical e os detalhes que ainda faltam serem superados, Hildon vai. Se dependesse da vontade de Hildon, ele abriria mão de tentar a reeleição. Mas ouviu argumentos de que será importante para Porto Velho ter alguém comprometido com a cidade e um gestor, que possa controlar as finanças municipais e não praticar aventuras, no período pós pandemia. Concluir o enorme pacote de obras que começou, foi outro argumento convincente, na busca do convencimento do atual Prefeito da Capital. O que se ouve é que, mesmo a contragosto, sua família também teria dado sinal verde ao projeto. Tudo isso, entretanto, não se baseia em informações oficiais. O colunista tem apenas comentários de bastidores, de personagens confiáveis e importantes, que indicam, inclusive, que poderia haver uma mudança radical na decisão, caso todas as exigências feitas por Hildon Chaves não sejam atendidas, dentro da composição política que ele vai propor.

 

O que falta então, poucas horas antes da convenção tucana, para que o prefeito atual decida voltar a concorrer? Por enquanto, o maior obstáculo seria em relação ao nome do vice. Os nomes propostos por Marcos Rogério e Mariana não foram aceitos por Hildon. Um, porque ele acha que não somaria, já que disputaria o eleitorado na mesma faixa dele. Outro, porque Hildon considerou que teria havido uma traição política de parte do personagem. Obviamente que os dois nomes não serão divulgados nessa coluna. O leitor atento e que sabe das coisas, pode fazer suas ilações. Então, até a noite dessa segunda, não tinha havido consenso em torno do nome do vice, caso o projeto da reeleição fosse adiante. Não há conversas oficiais e nem declarações públicas sobre o caso. Tudo o que se escreveu aqui, até agora, são assuntos que correm pelos bastidores. O que se pode depreender é que, depois de meses repetindo ora que tinha dúvidas e ora que não seria candidato à reeleição, Hildon Chaves pode atender o apelo do seu partido e partir para a luta eleitoral em busca de mais quatro anos. Até o final do dia, nesta terça-feira, saberemos qual a decisão dele e dos tucanos porto velhenses. 

 

 

 

 

 TENDÊNCIA É DE QUE LÉO MORAES NÃO CONCORRA

 

Agora, a pergunta que fica é: Léo Moraes vai disputar e enfrentar Hildon Chaves, pela segunda vez? O jovem deputado federal, que tem tido uma participação importante na Câmara, andou, aparentemente, em busca de parcerias, com a intenção real de entrar na briga. Uma das provas disso é que Léo procurou outro forte candidato, o advogado e professor Vinicius Miguel, certamente um adversário que disputaria o eleitorado na mesma faixa do parlamentar do Podemos. A proposta seria de que Vinicius abrisse mão de concorrer, apoiasse Léo e em troca teria o apoio dele para uma eventual candidatura à Câmara Federal, em 2022. Os dois não confirmam a conversa, mas também não a desmentem. Léo, contudo, nunca esteve apaixonado por entrar na briga. Além disso, teria sido desaconselhado pela família a não concorrer. A convenção do Podemos será nesta quarta-feira, dia 16 e, então,  tudo ficará claro. Nela deve se definir, a menos que haja alguma grande surpresa, que Léo Moraes estará fora do processo municipal. A menos, é claro, que haja uma mudança de última hora, o que não é impossível, até porque nada é impossível na política. As coisas estão afunilando para a eleição de novembro.    

 

 

PT TEM CANDIDATOS A PREFEITO OU VICE EM 23 CIDADES

 

Quem imaginou que, neste momento em o eleitorado de centro e de direita cresceram muito e a esquerda está em decadência, que o PT iria desistir de participar das disputas municipais em muitas cidades, entrou pelo cano. O partido vem com candidaturas próprias em pelo menos 18 das principais cidades rondonienses, além de indicar nomes a vice prefeito em outras cinco. O Partido dos Trabalhadores terá candidaturas próprias em Porto Velho, Teixeirópolis, Alta Floresta, Chupinguaia, Costa Marques, Guajará Mirim, Ji-Paraná, Nova Brasilândia, Seringueiras, Vale do Paraíso, Colorado do Oeste, Pimenta Bueno, Rolim de Moura, Ariquemes, Montenegro, São Miguel do Guaporé e Theobroma. Na Capital, o nome já escolhido e confirmado na convenção do partido será o do servidor público Ramon Cajuí, com Lhano Adorno como vice. Nas cidades em que não estará nas chapas majoritárias, o partido lançará nominatas completas para as Câmaras de Vereadores. O PT não se entrega. Mesmo com todos os problemas e antipatia de grande parte da população, o partido conta com seu eleitorado fiel para chegar às Prefeituras e Câmaras.

 

 

DEPUTADO DORME NO CHÃO E PROTESTA CONTRA TAM

 

Uma foto de um deputado estadual de Rondônia dormindo no chão, bombou nas redes sociais, nesta final de semana. Nada que os brasileiros comuns já não tenham enfrentado, por aeroportos Brasil afora. Depois de ter seu voo cancelado em Brasília (só poderia voltar para casa nesta quarta-feira, quatro dias depois), o deputado Jair Montes botou a boca no trombone, no balcão da TAM, até que foi realocado num voo da Azul. Mas só voaria até Viracopos, em São Paulo e de lá para Cuiabá, antes de conseguir chegar em Porto Velho. Em  Viracopos,  Jair teve que passar a noite no aeroporto, para pegar outro voo para Porto Velho, onde acabou chegando na manhã desta segunda-feira, 19 horas depois de sair da Capital Federal, onde acompanhara autoridades locais à busca de recursos para o Estado. Em Campinas, foi fotografado estirado no chão do aeroporto, apenas com uma pequena almofada como travesseiro. Na chegada,  o deputado gravou um vídeo desancando contra a TAM e contando seu périplo.

 

 

NÚMEROS AINDA SÃO ALTOS: 66 MORTES EM OITO DIAS

Oito dias, mais 66 mortes no Estado. Mais de oito a cada 24 horas. Em Porto Velho, na segunda-feira passada, os números apontavam um total de 652 óbitos. Nesta segunda, uma semana depois, já são 677, ou seja, nesse período, a Capital perdeu, para o coronavírus, mais 25 vidas. Embora a média diária tenha caído bastante, em Porto Velho, para pouco mais de três óbitos, eles ainda são muito significativos, até porque uma só vida que se vai já é muito. O número de contaminados, nesses oito dias, também deu um salto. Eram 58. 237 no Boletim173, da segunda passada, dia 7 e saltou para 60.746. Nessa semana, então, tivemos mais 2.509 casos de pessoas contaminadas, numa média de 313 registros diários. Os números estão diminuindo, mas ainda são preocupantes. Há, também notícias bastante animadoras. O número de recuperados, em Rondônia, já bate nos 86 por cento. Há uma semana, tínhamos 49.385 pessoas livres da doença. Oito dias depois, já no Boletim 180, os registros apontaram 52.177 recuperados, ou seja, 2.792 rondonienses a mais que estão curados. Na noite da segunda, temos ainda 7.316 casos ativos; 288 pacientes internados e nada menos do que  184 mil testes, mantendo a média do Estado que mais realizou esse tipo de exame no país, proporcionalmente a sua população.

 

NAZIF FAZ O ÓBVIO: NÃO CONCORRE À PREFEITURA

O deputado federal Mauro Nazif tentou, ainda, fazer algum mistério. Mas só quem não conhece as coisas da política local poderia imaginar que ele cometeria o grave erro de tentar concorrer novamente à Prefeitura de Porto Velho. Como deputado federal e principalmente como defensor do funcionalismo, sua maior bandeira, Nazif consegue se destacar. Como Prefeito, contudo, sua administração foi muito menor do que todos os que confiavam nele esperavam. Na tarde desta segunda, Nazif realizou um rápido pronunciamento, na sede do seu partido, o PSB, para confirmar que não disputará a Prefeitura, embora tenha afirmado que chegar a essa decisão, tenha sido “muito difícil”!. Nas pesquisas informais e mesmo naquelas que alguns partidos realizaram, com registro na Justiça Eleitoral, Nazif jamais apareceu como um nome viável para voltar a comandar sua cidade. Na política desde 1988, é no parlamento que ele realmente se destaca. Por isso é que continuará na Câmara, segundo ele, defendendo os interesses do Estado, da população e do funcionalismo. O PSB vai fazer aliança com algum outro partido que terá candidatura majoritária, embora ainda não haja nada definido.

 

TED WILSON É CANDIDATO PELO PARTIDO DE MOURÃO

 

O ainda pequeno PRTB, que tem como maior nome (e um dos únicos) em nível nacional, o vice-presidente da República, o General Mourão, também lançou candidato à Prefeitura de Porto Velho. Trata-se do ex vereador Ted Wilson, escolhido durante convenção do partido, no sábado. O candidato a vice-prefeito é o pastor Leonardo Luz e a sigla optou por não se coligar com nenhum outro partido. Foram confirmados também 32 nomes para disputar as 21 cadeiras à Câmara Municipal de Vereadores. O partido é presidido, em nível nacional, pela figura folclórica de Levy Fidélix, aquele que aparece apenas nas campanhas presidenciais, onde sempre faz uma votação pífia. Ted Wilson diz que conta com o apoio do General Mourão, para sua campanha. Ted Wilson já foi vereador na Capital por duas legislaturas. Em 2018, ele concorreu ao Senado, pelo partido.

 

 

DENÚNCIAS CONTRA LULA: CADA ENXADADA, UMA MINHOCA! 

 

Já está virando rotina. Cada enxadada, uma minhoca! Mais uma grave denúncia foi feita, nessa segunda-feira, contra o ex Presidente Lula. Aquele mesmo, acusado de chefe de uma quadrilha que assacou os cofres públicos brasileiros; que tem duas condenações em segunda instância, mas que continua soltinho como seu sobrenome, ou seja Da Silva, e, mais que isso, falando como candidatíssimo à Presidente, de novo. Agora, Lula, seu ex ministro Antônio Palocci e o ex presidente do Instituto Lula, são acusados de receberam 4 milhões de reais em propinas, disfarçadas em doações, da famigerada Odebrecht. A Lava Jato afirma ter provas concretas em profusão. A defesa de Lula, claro, nega qualquer irregularidade. Até agora, nos outros processos, a negativa de autoria não deu certo, o que se comprova com as duas condenações em duas instâncias. Será que dessa vez o mesmo argumento vai funcionar? 

 

 

PERGUNTINHA

 

Ainda com muitas mortes e casos de contaminação, embora os números estejam diminuindo, você está otimista ou pessimista em relação ao fim da pandemia do coronavírus em Rondônia? 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Mais Sobre Sergio Pires

BR 319 até Manaus será “um exemplo de sustentabilidade” + Maurício será o vice na chapa de Hildon + Deus escolheu a nova vice de Tiziu

BR 319 até Manaus será “um exemplo de sustentabilidade” + Maurício será o vice na chapa de Hildon + Deus escolheu a nova vice de Tiziu

MINISTRO TARCÍSIO GARENTE QUE ASFALTAMENTO DA BR 319 ATÉ MANAUS SERÁ “UM EXEMPLO DE SUSTENBALIDADE”O competente ministro da Infraestrutura do govern

As TVs se preparam para debates entre os candidatos à prefeitura + Outra vitória do recordista Roberto Sobrinho + Bastidores: governo apoia Breno

As TVs se preparam para debates entre os candidatos à prefeitura + Outra vitória do recordista Roberto Sobrinho + Bastidores: governo apoia Breno

AS TVS SE PREPARAM PARA DEBATES ENTRE OS CANDIDATOS À PREFEITURA, COM OS CUIDADOS QUE A PANDEMIA EXIGE As emissoras de TV estão se preparando para re

Bolsonaro só deve inaugurar ponte do Abunã em fevereiro + Tiziu, Follador e Gilvan: disputa duríssima em Ariquemes + Produtores denunciam: fiscais usam metralhadoras

Bolsonaro só deve inaugurar ponte do Abunã em fevereiro + Tiziu, Follador e Gilvan: disputa duríssima em Ariquemes + Produtores denunciam: fiscais usam metralhadoras

BOLSONARO SÓ DEVE INAUGURAR PONTE DO ABUNÃ EM FEVEREIRO. MINISTRO VISITA A OBRA NO INÍCIO DE OUTUBRONotícias boas, outras nem tanto, quanto o assunto

A história vai julgar: OMS e ideologias burras influíram para que milhares de vidas não fossem salvas + Nem o vírus e a eleição diminuem a brutalidade

A história vai julgar: OMS e ideologias burras influíram para que milhares de vidas não fossem salvas + Nem o vírus e a eleição diminuem a brutalidade

A HISTÓRIA VAI JULGAR: OMS E IDEOLOGIAS BURRAS INFLUÍRAM PARA QUE MILHARES DE VIDAS NÃO FOSSEM SALVAS Quando essa pandemia passar e, daqui a alguns