Porto Velho (RO) sexta-feira, 29 de março de 2024
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Segurança

Nota de Esclarecimento - Sindicato dos Peritos Criminalísticos do Estado de Rondônia


Nota de Esclarecimento - Sindicato dos Peritos Criminalísticos do Estado de Rondônia - Gente de Opinião

Mediante a veiculação nos mais diversos meios de comunicação do Estado de Rondônia da matéria: “Polícia Civil monta operação para apreender armas de Peritos”, o SINPEC - Sindicato dos Peritos Criminalísticos Do Estado de Rondônia vem esclarecer os seguintes fatos:

Esta ação se deu em razão de um edital de chamamento por parte da Direção Geral da Polícia Civil, onde o Delegado Geral requisita as armas de fogo, acessórios e carteiras funcionais de todos os servidores Policiais Civis que estão lotados da POLITEC-Polícia Técnico Científica.

 

O SINPEC esclarece que  o impasse se arrasta desde janeiro deste ano, quando se movimentou para resolvê-lo, procurando direta ou indiretamente os gestores que poderiam resolver este impasse nos órgãos de segurança pública, contudo até o dia 08.04, data de ontem, não ocorreu uma solução definitiva para o ato criado pela Direção da Polícia Civil.

Várias tentativas de soluções administrativas por parte do sindicato, visando uma solução para manter a garantia dos direitos dos servidores da POLITEC (Policiais Civis cedidos) em portar suas respectivas armas de fogo e suas funcionais foram feitas, inclusive pedidos de dilação de prazo, em razão da situação de calamidade, contudo sem êxito. Diante da situação sem solução, o Sindicato judicializou e aguarda manifestação do Poder Judiciário.

Contudo, em razão da omissão dos gestores de uma ação executória em definitivo sobre o impasse criado, a direção geral da Polícia Civil não atendendo os pedidos solicitados, convocou uma operação policial em todo o Estado para se proceder a retirada de armas de fogo, acessórios e carteiras funcionais, que nosso sentir foi desnecessária, exagerada  e vexatória.

A noticia veiculada de que os Peritos Criminais estariam incorrendo em alguma ilegalidade ao possuir arma e porte e suas funcionais, baseada em uma decisão do Supremo Tribunal Federal do Estado do Mato Grosso não se aplica aos Policiais Civis do Estado de Rondônia que são cedidos à POLITEC.

Esta decisão do STF teve como alvo os servidores da POLITEC do Mato Groso, pois lá os Peritos Criminais e seus auxiliares não pertencem ao quadro da Polícia Civil, são um órgão administrativo subordinado à Segurança Pública, o que não é o nosso caso.

Enfatizamos que não há nenhuma decisão judicial acerca de cassação de porte de arma dos servidores policiais civis que estão lotados na POLITEC.

 

A Constituição Federal veda transposição de cargos e todos os Policiais Civis de Rondônia ingressaram através de concurso para a Polícia Civil do Estado de Rondônia, e apenas poderão deixar de sê-los caso sejam exonerados.

Os Policiais Civis cedidos à Politec estão amparados por Lei Estadual nº 847/2015 que mantém a todos estes policiais as prerrogativas de Policiais Civis, para todos os efeitos legais.

Os Peritos Criminais e os demais servidores policiais civis cedidos à POLITEC nunca deixaram de exercer suas atividades policiais mesmo quando as circunstâncias mais adversas, atendendo todo o Estado, efetuando deslocamentos longínquos, 24 horas ininterruptamente, e muita das vezes efetuando prisões, evitando crimes com viaturas padronizadas e armamento exposto, protegendo a sociedade, evitando crimes, já que é também nosso dever, dar segurança à sociedade.

 

Os Peritos Criminais e demais servidores, Policiais Civis de carreira, vem através deste documento repudiar a informação veiculada no dia de ontem (08.09) de que “os servidores (Peritos e Auxiliares) não podem atuar como polícia, sendo assim perderam o porte de arma” . E esclarecer, conforme acima, de que não há decisão judicial para cassação do porte de arma e funcionais dos servidores da POLITEC no Estado de Rondônia.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

População pode acionar a polícia apertando botão de emergência dos totens em caso de perigo

População pode acionar a polícia apertando botão de emergência dos totens em caso de perigo

O Sistema de monitoramento Interativo – totens – instalado pelo Governo de Rondônia em pontos estratégicos do estado representa reforço na segurança

MPRO se reúne com representantes do Governo do Estado de Rondônia para tratar da segurança pública da Capital

MPRO se reúne com representantes do Governo do Estado de Rondônia para tratar da segurança pública da Capital

O Ministério Público de Rondônia (MPRO) apresentou ao Governo do Estado uma série de demandas na área da Segurança Pública da Capital durante uma re

O centro da capital pede socorro

O centro da capital pede socorro

A violência, como todo mundo sabe, está presente em quase todos o lugares. Na periferia da nossa cidade, o problema é crônico e está piorando: organ

Delegacia Virtual: população rondoniense pode registrar ocorrências de menor complexidade de forma prática

Delegacia Virtual: população rondoniense pode registrar ocorrências de menor complexidade de forma prática

O atendimento da Delegacia Virtual (Devir) para registro de ocorrências, como perda ou extravio de documentos, furto, roubo e acidentes de trânsito

Gente de Opinião Sexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)