Porto Velho (RO) quinta-feira, 26 de novembro de 2020
×
Gente de Opinião

Saúde

Zé Gotinha faz carreata em Rolim de Moura para chamar atenção dos pais para vacinação contra paralisia infantil

Evento contou com apoio do Rotary Clube


Zé Gotinha faz carreata em Rolim de Moura para chamar atenção dos pais para vacinação contra paralisia infantil - Gente de Opinião

Na manhã desta quarta-feira, (21/10), a equipe da Secretaria Municipal de Saúde (SEMUSA) de Rolim de Moura (RO), juntamente com o Rotary Clube realizou a carreata anunciando a Campanha de vacina contra a Poliomielite (Paralisia Infantil). A carreata pelas ruas da cidade contou a presença da família do “Zé Gotinha” e carro de som anunciando a importância da vacinação.

Além da vacinação contra a poliomielite que tem por objetivo reduzir o risco de reintrodução da doença no Brasil e aumentar as coberturas vacinais está ocorrendo a atualização do cartão de vacina para adolescentes até 15 anos com a multivacinação. O grupo-alvo da vacina contra a paralisia são as crianças menores de 5 anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias).

O que é a Poliomielite? 

É uma doença viral que pode afetar os nervos e levar à paralisia parcial ou total. Apesar de também ser chamada de paralisia infantil, a doença pode afetar tanto crianças quanto adultos.

Crianças e adolescentes menores de 15 anos, que não são vacinados ou está com a caderneta de vacina incompleta, também deverá comparecer às UBS (Unidade Básica de Saúde), para atualizar a caderneta de vacinação.

A Divisão de Vigilância Epidemiológica de Rolim de Moura (RO) informou que a Campanha Nacional de Multivacinação irá até o dia 30 Outubro, nas seguintes salas de vacina nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município Rolim de Moura: Policlínica (7 as 13 horas), Albert Sabin (7h às 13h), Cidade Alta (7h às 13h), Nova Estrela (7h às 13h) e Centro Norte (7h às 17h).

Sobre a multivacinação destaca-se que de acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente, garante que a vacinação das crianças e adolescentes, é um direito a ser cumprido, protegendo a saúde desse público, a fim de evitar que estes adoeçam por doenças imunopreveníveis e para que não sejam disseminadores dessas doenças.

Galeria de Imagens

Mais Sobre Saúde

Justiça defere liminar suspendendo paralisação dos servidores da saúde

Justiça defere liminar suspendendo paralisação dos servidores da saúde

Em razão da pandemia da Covid-19, o Governo, por intermédio da Procuradoria Geral do Estado (PGE), propositou ação, junto ao Tribunal de Justiça de Ro

Campanhas de vacinação entram na reta final com baixa adesão da população de Porto Velho

Campanhas de vacinação entram na reta final com baixa adesão da população de Porto Velho

As campanhas de multivacinação, sarampo e poliomielite chegam na reta final com baixa procura da população de Porto Velho. Crianças e adolescentes m