Porto Velho (RO) quinta-feira, 2 de maio de 2024
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Saúde

Semusa realiza campanha educativa de combate as hepatites virais com caminhoneiros



A secretaria municipal de Saúde (Semusa), através do Núcleo de Educação em Saúde do SUS, vem realizando periodicamente campanha de orientação sobre as hepatites virais (B e C), tanto nas unidades de saúde, escolas e associações como também nas empresas. No último dia 25, a equipe do Niemsus esteve na Votorantim Cimentos, onde realizou palestras educativas sobre o assunto.” Entregamos ainda material informativo e preservativos”, ressaltou a enfermeira Gelzirlane do Nascimento, da equipe do Niemsus.

Ainda de acordo com ela a Semusa desenvolverá durante todo o ano este tipo de ação em parceria com demais empresas. “Assim como entramos em contato com as empresas para levarmos orientações neste sentido, as empresas também podem solicitar que nossa equipe vá até elas e leve orientações sobre diversos assuntos, como tabagismo, alcoolismo, DST, etc”, destacou.

A enfermeira ressalta a importância de levar informação para as diversas massas da população e grupos de trabalhadores. “A Educação em Saúde é necessária, pois através dela você dá alternativas para que a prevenção aconteça de maneira oportuna evitando aumento de novos casos, e complicação dos casos já existentes. Os desafios são grandes, pois estes agravos se constituem em um problema de saúde pública no Brasil e no mundo”, disse.

O secretário Municipal de Saúde, Williames Pimentel, reforça que estas práticas educativas objetivam ampliar o acesso da população às informações em saúde. “Isto também garante que a população seja estimulada à adoção de hábitos mais saudáveis”, observou.

Segundo Pimentel a maioria das pessoas desconhece sua condição sorológica, agravando ainda mais a cadeia de transmis­são da infecção. “Ampliar as ações educativas voltada as hepatites virais é estratégia funda­mental para equacionar esta situação, além de propiciar a detecção precoce de portadores, permitindo o acesso às medidas para a manutenção da saúde dos possíveis casos e diagnóstico precoce” relatou.


Estatísticas

A Organização Mundial da Saúde estima que exis­tam cerca de 325 milhões de portadores crônicos da hepatite B e 170 milhões da hepatite C no mundo, com cerca de dois a três milhões respectivamente em nosso País. Em Porto Velho existe tratamento gratuito na rede de saúde. O teste pode ser feito na policlínica Rafael Vaz e Silva, com resultado em até 48h. A partir de setembro, o Ministério da Saúde vai implantar em todos as unidades de saúde, por meio do SUS, testes rápidos de hepatites com resultado no mesmo dia.

 Fonte: Meiry Santos

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 2 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Prefeitura de Porto Velho realiza abertura do Programa de Saúde na Escola 2024

Prefeitura de Porto Velho realiza abertura do Programa de Saúde na Escola 2024

A Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Semed), realizou a

FIMCA realiza Terceira Edição do Projeto SALUS, levando atendimento à comunidade de Buritis

FIMCA realiza Terceira Edição do Projeto SALUS, levando atendimento à comunidade de Buritis

Alunos do Centro Universitário Aparício Carvalho – FIMCA promoveram a terceira edição do Projeto SALUS - Atendimento Clínico na Comunidade, levando c

Ação da Prefeitura de Porto Velho leva serviços de prevenção e tratamento sobre a hipertensão

Ação da Prefeitura de Porto Velho leva serviços de prevenção e tratamento sobre a hipertensão

Nesta sexta-feira (26) é celebrado o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial, doença que mata 388 pessoas por dia em todo o país. E

Gente de Opinião Quinta-feira, 2 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)