Porto Velho (RO) domingo, 28 de abril de 2024
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Saúde

Programa de Residência Médica da Prefeitura de Porto Velho realiza sonho da especialização

Programa é executado pela Semusa desde 2012


A cerimônia aconteceu na última sexta-feira (23), no auditório do Cremero - Gente de Opinião
A cerimônia aconteceu na última sexta-feira (23), no auditório do Cremero

A cerimônia de conclusão do Programa de Residência Médica em Ginecologia Obstetrícia da Maternidade Municipal Mãe Esperança, aconteceu na última sexta-feira (23) no auditório do Conselho Regional de Medicina de Rondônia (Cremero). Na oportunidade, quatro médicas colaram grau.

As profissionais passaram pela especialização por um período de três anos. O projeto, que começou a ser executado pela Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) há 12 anos, oferece a qualificação completamente gratuita.

Para a médica Joyce Damásio, que agora é especialista em Ginecologia Obstetrícia, a oportunidade de participar do programa foi um divisor de águas na sua carreira.

“A Ginecologia Obstetrícia sempre foi um sonho. Durante a residência, a gente atuou muito na Maternidade Municipal Mãe Esperança, lá, durante esse tempo todo, foi a minha segunda casa. Eu amo a Maternidade Municipal. Então, com certeza eu vou atuar por aqui, porque eu amo Porto Velho. Eu estou muito feliz e realizada”, declarou a formanda.

Na oportunidade, quatro médicas colaram grauNa oportunidade, quatro médicas colaram grau

Quem também compartilha de um sentimento semelhante é Patrícia Lacerda. O sonho dela era atuar na área de Ginecologia, agora isso é realidade. “Assim que eu terminei a faculdade, fiz a prova, entrei e deu tudo certo. Foram três longos anos, e agora chegou ao fim. Estou muito feliz e agradeço muito a toda equipe da Maternidade Municipal que me apoiou durante todo esse período”, frisa a formanda.

Essa é a 10ª turma formada pelo Programa de Residência Médica. Além de Joyce e Patrícia, outras duas médicas também colaram grau na sexta-feira (23). Segundo a representante da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), Ana Emanuela Chagas, a colação de grau das novas especialistas mostra o apoio da gestão com a saúde pública.

“É muito gratificante para Semusa formar mais quatro novas especialistas em Ginecologia Obstetrícia, que ao longo de seus processos formativos, têm contribuído com o nosso serviço, no que se refere ao atendimento às nossas gestantes e puérperas. Então, desde 2012 que a Semusa tem buscado até mesmo garantir a fixação desses profissionais dentro do nosso município”, relatou Ana.

Dra. Maria da Conceição, coordenadora do programa, destaca a contribuição da PrefeituraDra. Maria da Conceição, coordenadora do programa, destaca a contribuição da Prefeitura

CONHEÇA O PROGRAMA

O Programa de Residência Médica é do Ministério da Educação (MEC) e é executado pela Prefeitura de Porto Velho. Ele constitui-se em uma modalidade de ensino de pós-graduação, sob forma de cursos de especialização, caracterizada por treinamento em serviço, em regime de tempo integral, regulamentada pela Lei 6.932, de 7 de julho de 1981 e pelas Resoluções da Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM) da Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação.

A médica e coordenadora do Programa de Residência Médica Municipal, Dra. Maria da Conceição Ribeiro Simões, destaca a contribuição da Prefeitura no fortalecimento da saúde pública.

“A Ginecologia Obstetrícia é uma área que cuida da saúde da mulher como um todo. E no período da gravidez, essa especialidade é muito importante. Então, a formação de profissionais competentes reforçam o serviço de saúde com mais eficiência e humanidade por parte dessas profissionais”, analisa a médica.

Gente de OpiniãoDomingo, 28 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Ação da Prefeitura de Porto Velho leva serviços de prevenção e tratamento sobre a hipertensão

Ação da Prefeitura de Porto Velho leva serviços de prevenção e tratamento sobre a hipertensão

Nesta sexta-feira (26) é celebrado o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial, doença que mata 388 pessoas por dia em todo o país. E

TCE constata superlotação, insuficiência de leitos, médicos e insumos no Hospital Infantil Cosme e Damião

TCE constata superlotação, insuficiência de leitos, médicos e insumos no Hospital Infantil Cosme e Damião

Em fiscalização surpresa, realizada na noite/madrugada desta quarta-feira (24/4) para quinta-feira (25/4), o Tribunal de Contas do Estado de Rondôni

Governo de RO realiza reforma e ampliação da maternidade e centro obstétrico do Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro

Governo de RO realiza reforma e ampliação da maternidade e centro obstétrico do Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro

Com o intuito de fortalecer as ações do Governo de Rondônia, voltadas à saúde da população do Estado, as obras de reforma e ampliação da maternidade

Gente de Opinião Domingo, 28 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)