Porto Velho (RO) segunda-feira, 20 de maio de 2024
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Saúde

Pará registra primeiro caso de dengue tipo 4



O Pará registrou o primeiro caso de dengue do vírus tipo 4. Um homem de 65 anos, morador do município de Santarém Novo, no nordeste do Estado, contraiu a doença e ficou quatro dias internado em hospital do município de Salinópolis. Além do Pará, o Amazonas e Roraima também notificaram casos do sorotipo viral.

De acordo com nota técnica da Secretaria de Vigilância em Saúde, do Ministério da Saúde, o caso não tem relação com o surto de dengue tipo 4 identificado em Roraima, onde 18 pessoas foram infectadas desde o ano passado. Segundo a secretaria, o homem não se deslocou para áreas com circulação do vírus tipo 4. Antes de adoecer, ele ficou alguns dias no distrito de Icoaraci, em Belém. Para a secretaria, trata-se de um caso autóctone, ou seja, contraído na própria capital paraense.

O caso foi confirmado por meio de exames do Instituto Evandro Chagas, no Pará, unidade de referência do País na área. O instituto também descartou suspeitas no município de Abaetetuba.

O ministério e as secretarias de saúde estadual e municipais já estão adotando medidas para reduzir as chances de novos casos desse tipo de dengue no Pará.

De acordo com autoridades de saúde, o vírus tipo 4 não é mais perigoso que os sorotipos 1, 2 e 3. Todos apresentam os mesmos sintomas - dores na cabeça, no corpo e nas articulações, além de febre, diarreia e vômito. O tratamento também é idêntico. A dengue tipo 4, que não circulava havia 28 anos no País, preocupa porque a população não tem imunidade contra ela.

A Secretaria de Saúde do Amazonas confirmou na terça-feira a primeira morte de dengue no Estado este ano. Não foi informado qual o tipo de vírus contraído pela vítima - uma mulher que foi internada no último dia 13, em um hospital de Manaus. O Ministério da Saúde investiga a morte.

Fonte: Agência Brasil


 

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 20 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Rondônia desponta nas primeiras posições nos indicadores de doação de órgãos

Rondônia desponta nas primeiras posições nos indicadores de doação de órgãos

O estado de Rondônia alcançou o 1º lugar no ranking nacional em número de potenciais doadores de órgãos, e o 2º lugar em número de doadores efetivos

Prefeitura de Porto Velho firma contrato com Hospital Santa Marcelina para realização de mais de 800 cirurgias eletivas

Prefeitura de Porto Velho firma contrato com Hospital Santa Marcelina para realização de mais de 800 cirurgias eletivas

A Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), firmou um contrato com o Hospital Santa Marcelina para realização de

Gente de Opinião Segunda-feira, 20 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)