Porto Velho (RO) quinta-feira, 2 de maio de 2024
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Saúde

Nativida garante a RO 4ª posição na cobertura em exames



Desde o início de suas atividades em setembro de 2001, o Nativida (Núcleo de Atendimento em Triagem Neonatal) prima por eficiência nos seus serviços e confiabilidade nos resultados dos exames laboratoriais estabelecidos no Programa Nacional de Triagem Neonatal (PNTN). Único na região Norte habilitado pelo Ministério da Saúde para realizar a triagem nas Fases I e II, o Nativida já atendeu em nove anos de trabalho 237.409 recém-nascidos (RNs) em Rondônia.

A cobertura na triagem neonatal alcança hoje 95% dos nascidos vivos do estado, um percentual de alto significado para a população, pois se reveste na prevenção e redução da mortalidade provocada pelas patologias triadas. O Serviço de Referência em Triagem Neonatal realizado pela Nativida coloca Rondônia na quarta posição no país, na cobertura do PNTN, sendo superado apenas pelos estados de São Paulo, Santa Catariana e Minas Gerais.

Para garantir esse resultado positivo para Rondônia, possui uma rede de coleta dos exames com a participação dos governos estadual, municipal e federal proporcionando uma mobilização mais ampla em torno das ações relacionadas à Triagem Neonatal. São 193 postos de coleta distribuídos pelos 52 municípios.

Atualmente os exames realizados do Programa, através do Sistema Único de Saúde (SUS), são a pesquisa para Fenilcetonúria, Anemia Falciforme e Hipotireoidismo Congênito e outras Hemoglobinopatias, Toxoplasmose, Rubéola, Hiperplasia Adrenal, Sífilis, Citomegalovírus, Chagas e Cromatografia de Aminoácidos, através do conhecido “Teste do Pezinho”.

Por meio da sua equipe multidisciplinar especializada, o Nativida oferece gratuitamente à população, o diagnóstico, o tratamento e o acompanhamento clínico e laboratorial dessas doenças. A equipe composta por pediatra, endocrinologista, hematologista, nutricionista e assistente social acompanha atualmente 1.187 pacientes.
 

Tecnologia e Qualidade

Precisão nos exames, rapidez na entrega dos resultados, atendimento humanizado e de qualidade são as características do trabalho realizado pelo Serviço de Triagem Neonatal do Nativida. O serviço de referência conta com os melhores e mais modernos equipamentos para execução dos exames laboratoriais. Para manter seu padrão de qualidade em atendimento, o Nativida ministra regularmente treinamentos aos coletadores e outros profissionais da saúde, atualmente envolvendo mais de três mil profissionais em diversos municípios do Estado, formando assim, uma rede de assistência aos recém-nascidos comprometidos com essa importante responsabilidade social.

“Pensamos em atender com qualidade, responsabilidade e compromisso social e passamos esse comprometimento a toda rede envolvida no serviço. Acreditamos que em função dessa visão, conseguimos nos tornar referência no país e os nossos números são a clara demonstração de que é possível oferecer um serviço eficiente à população”, resume o diretor do Nativida, José Carlos Morão.

 Fonte: Eficaz Comunicação
 

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 2 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Prefeitura de Porto Velho realiza abertura do Programa de Saúde na Escola 2024

Prefeitura de Porto Velho realiza abertura do Programa de Saúde na Escola 2024

A Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Semed), realizou a

FIMCA realiza Terceira Edição do Projeto SALUS, levando atendimento à comunidade de Buritis

FIMCA realiza Terceira Edição do Projeto SALUS, levando atendimento à comunidade de Buritis

Alunos do Centro Universitário Aparício Carvalho – FIMCA promoveram a terceira edição do Projeto SALUS - Atendimento Clínico na Comunidade, levando c

Ação da Prefeitura de Porto Velho leva serviços de prevenção e tratamento sobre a hipertensão

Ação da Prefeitura de Porto Velho leva serviços de prevenção e tratamento sobre a hipertensão

Nesta sexta-feira (26) é celebrado o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial, doença que mata 388 pessoas por dia em todo o país. E

Gente de Opinião Quinta-feira, 2 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)