Porto Velho (RO) sexta-feira, 17 de maio de 2024
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Saúde

MP/RO participa de campanha de doação de sangue


Servidores do Ministério Público de Rondônia participaram nesta terça-feira, dia 18 de outubro, das 8 às 12 horas, de uma campanha de doação de sangue realizada em parceria com a Fundação Hemocentro de Rondônia (Fhemeron). A campanha fez parte da mobilização para a Marcha pela Vida, que será realizada no dia 22 de outubro. Além da coleta de sangue, os doadores puderam fazer o cadastro no Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea (Redome).

Antes da coleta, os servidores passaram por uma triagem e realização de exames clínicos para verificar se estavam aptos a fazer a doação. Para ser um doador de sangue, o interessado deve ter entre 18 e 55 anos; estar em bom estado geral de saúde e não ter doença infecciosa transmissível pelo sangue.

A saúde do doador e a segurança de quem vai receber o sangue doado são preocupações da Fhemeron. Além da triagem clínica (questionário, entrevista e teste de anemia), onde é verificado o estado geral de saúde do candidato à doação, o hemocentro realiza inúmeros testes de sorologia após a doação, que servem para atestar a qualidade do sangue coletado. Os testes são para detectar sífilis, hepatite B e C, Doença de Chagas, HTLV I e II, Malária e AIDS. Os resultados ficam disponíveis em aproximadamente oito dias após a doação.

Marcha pela Vida

A Marcha pela Vida será realizada no dia 22 de outubro, a partir das 16 horas, com saída da Praça Aluísio Ferreira em direção à Praça Madeira-Mamoré. Durante a semana em que ocorrerá a Marcha, serão feitas várias atividades, a exemplo da campanha de coleta de sangue em parceria com a Fhemeron. Também será realizada programação da Semana da Biblioteca, que coletará livros para estimular a leitura entre os adolescentes que cumprem pena de restrição de liberdade nas unidades de internação.

A Marcha pela Vida tem como objetivo mobilizar a sociedade na busca por soluções para os problemas sociais que afetam a todos diariamente, especialmente aqueles que são mais vulneráveis à violência, como crianças, adolescentes, jovens, mulheres, idosos e pessoas com deficiência.

A Marcha pela Vida é uma iniciativa do Ministério Público de Rondônia e conta com a parceria do Conen, Ministério Público do Trabalho, Prefeitura de Porto Velho e Governo do Estado, por meio das Secretarias de Saúde, Segurança Pública, Assistência Social, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros.

Fonte: Assessoria

Gente de OpiniãoSexta-feira, 17 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Prefeitura de Porto Velho firma contrato com Hospital Santa Marcelina para realização de mais de 800 cirurgias eletivas

Prefeitura de Porto Velho firma contrato com Hospital Santa Marcelina para realização de mais de 800 cirurgias eletivas

A Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), firmou um contrato com o Hospital Santa Marcelina para realização de

Médico do Samu de Porto Velho ajuda a salvar vidas em missão no Rio Grande do Sul

Médico do Samu de Porto Velho ajuda a salvar vidas em missão no Rio Grande do Sul

O médico Marcos Berti Cavalcanti, que há 19 anos atua no Serviço Móvel de Urgência (Samu) da Secretaria Municipal de Saúde de Porto Velho, integra a f

Palestra online promovida pela Emeron discutirá causas, sintomas, diagnóstico e tratamento da endometriose

Palestra online promovida pela Emeron discutirá causas, sintomas, diagnóstico e tratamento da endometriose

O Tribunal de Justiçad e Rondôpnia, por meio da Escola da Magistratura do Estado de Rondônia (Emeron), realiza nesta sexta-feira, 10 de maio, das 12

Gente de Opinião Sexta-feira, 17 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)