Porto Velho (RO) sexta-feira, 3 de abril de 2020
×
Gente de Opinião

Saúde

Horários de visitas nos hospitais estaduais de Rondônia são alterados para prevenir pandemia


Todas as unidades de saúde do Estado adotaram medidas de prevenção para visitas aos pacientes. - Gente de Opinião
Todas as unidades de saúde do Estado adotaram medidas de prevenção para visitas aos pacientes.

Em razão da pandemia do novo Coronavírus, a Secretaria Estadual de Saúde (Sesau), através das Comissões de Controle de Infecção Hospitalar dos Hospitais Estaduais, e em consenso com a Direção Geral das unidades, optou pela tomada de medidas de prevenção do COVID-19 a serem implantadas a partir desta terça-feira (17), e com isso mudam os horários de visitas dentro das unidades de saúde do estado. Veja como ficou:

Pronto Socorro João Paulo II (JPII): 01 visitante por paciente: PS II e ALA I: 13h às 14h (segunda-feira, quarta-feira e sábado); ALA II: 14h às 14h30 (segunda-feira, quarta-feira e domingo). ALA III: 13:30 às 14 horas (terça-feira, quinta-feira e sábado). Sala de emergência: 9h às 9h30 – Neurocirurgia (01 visitante) e bolem médico. Sala de emergência: 15h às 15h30 – Clínica médica (01 visitante) e bolem médico UTI: 16h às 17h – todos os dias (01 visitante).

Será autorizado apenas um acompanhante por paciente e uma troca diária (somente nos casos amparados por lei), seguindo as normas do hospital. Troca de acompanhante, 7h30 às 8h30. Fica proibida a liberação de acompanhante idoso, menores de idade e fora do horário. As visitas religiosas estão suspensas.

Hospital Infantil Cosme e Damião (HICD): 01 visitante para cada criança, sendo que o horário permanece o mesmo, das 16h às 17 horas. A troca de acompanhantes foi reduzida para o período noturno das 18h às 20 horas.

Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro (HBAP): Nas alas de psiquiatria, enfermarias, centro obstétrico e maternidade as visitas estão suspensas por um período de 15 dias, podendo ser prorrogado o período. UTI adulto: um horário de visita no dia (à tarde), apenas uma pessoa; UTI Neo: visita das 9 às 12h para mães e pais ( aos pais, só até receber o boletim médico);Berçário das 8h às 10h para mães e pais (aos pais, só até receber o boletim); Banco de leite: 14 às 18 horas, para a retirada de leite. Às mães que amamentam até às 18h. Projeto Canguru: mantém a rotina.

Centro Obstétrico e Maternidade: Visitas suspensas a partir de terça-feira (17). Presença de acompanhantes restrita a pacientes em trabalho de parto, e nas primeiras 48h de puerpério ou menores de 18 anos. Nesses casos, serão permitidas trocas de acompanhantes nos seguintes horários: das 8h às 9h / das 20h às 20h30. Não será permitida a entrada de acadêmicos; Alas da Enfermaria e Maternidade: será proibida a visita por 15 dias, podendo prorrogar esse prazo.

– Policlínica Oswaldo Cruz: Restringirá os atendimentos ambulatoriais (exames e consultas) pelo Sistema de Regulação (Sisreg), mantendo apenas grupos prioritários (gestantes, idosos, pós-operatórios, transplantados e outros, a critério clínico). Suspensos os atendimentos eletivos que não se encaixam nos grupos prioritários, evitando aglomerações de pessoas que aguardam atendimentos.

– Farmácia Especializada do Estado de Rondônia (alto custo): Atendimento normal mantido, 7h às 13h, Seguindo agendamento.

– Cemetron (Centro de Medicina Tropical de Rondônia): As visitas serão permitidas apenas uma vez ao dia, para 01 (um) familiar e/ou acompanhante. Clínicas masculinas I e II: 16h às 16h30 (segunda-feira, quarta-feira e sábado); Clínica feminina: 15h às 15h30 (terça-feira, quinta-feira e domingo). Isolamento: 15h às 15h30 (terça-feira, quinta-feira e domingo); UTI: 17h às 17h30 (segunda, terça, quarta, quinta, sexta, sábado e domingo); Pronto Atendimento: 14h às 14h30h (segunda, terça, quarta, quinta, sexta, sábado e domingo).

– Hospital Regional de São Francisco do Guaporé (HRSG): 01 visitante por paciente, 13h às 14h, com permanência de no máximo 30 minutos.  Esse visitante não poderá ser criança, idoso ou imunossuprimido (grupos de maior risco).

– Complexo Regional de Cacoal (HRC / HEURO): Visitas nas UTI’s às 14 horas, permitido apenas um familiar ou responsável para receber o boletim médico. Sala vermelha: às 16 horas, sem visita ao leito, um responsável para receber boletim médico verbal. Clínica médica: 15h às 15h20, válido também para paciente que não tiver acompanhante. Enfermarias: apenas um visitante por paciente, durante 15 minutos. HRC, UTIPED e CLÍNICA PEDIÁTRICA: sem visita, haja visto que possui acompanhante em tempo integral. UTI 2: às 14h. UTI 1: às 15h, um responsável para receber boletim médico verbal.

– Hospital Regional de Extrema (HRE): foram suspensas as visitas. Nos atendimento de urgência e emergência, todos os servidores utilizando máscaras e também para pacientes gripados, avisos na recepção, instalação de mais dispensadores de álcool gel, inclusive na área externa da recepção.

Hospital Regional de Buritis (HRB); A partir de terça-feira (17) fica estabelecido um período de visita, de 15h às 15h30h, com acesso a um visitante orientado pelo serviço social. Visitas religiosas restritas ao pastor ou padre em caso específico.

Solicitamos para todos os acompanhantes que, caso possuam sintomas gripais como febre, tosse ou coriza, permaneçam em casa, não façam visitas nas unidades hospitales. Essa medida visa à prevenção e segurança de todos os pacientes, visitantes, acompanhantes, servidores e colaboradores no combate a disseminação do Coronavírus. Tais medidas terão vigência por tempo INDETERMINADO.

Mais Sobre Saúde

Especialistas alertam contra a dengue em Vilhena: campanha começa nesta quarta-feira, 25

Especialistas alertam contra a dengue em Vilhena: campanha começa nesta quarta-feira, 25

Enquanto o mundo enfrenta a pandemia do coronavírus (covid-19), o Brasil e Vilhena enfrentam outro desafio importante: a luta contra a dengue. O númer

Fecomércio Rondônia apoia plano de ação nacional da CNC/Sesc/Senac para combate ao coronavírus

Fecomércio Rondônia apoia plano de ação nacional da CNC/Sesc/Senac para combate ao coronavírus

A Confederação Nacional de Bens de Comércio, Serviços e Turismo (CNC) enviou ao presidente da República, Jair Bolsonaro, na última sexta-feira (20)

Campanha contra Influenza tem início imunizando idosos e profissionais da saúde em Porto Velho

Campanha contra Influenza tem início imunizando idosos e profissionais da saúde em Porto Velho

A Prefeitura de Porto Velho através da Secretaria Municipal de Saúde inicia nesta segunda-feira (23), em todos os postos de saúde da capital e distrit

 Coronavírus: notificações em Rondônia - 10ª Edição

Coronavírus: notificações em Rondônia - 10ª Edição

O Governo de Rondônia, por meio da Agência Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa) e a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), divulga os dados