Porto Velho (RO) domingo, 19 de maio de 2024
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Saúde

Estado pronto para começar vacinação contra a Gripe Suína na 2ª semana de março



De 8 de março a 7 de maio de 2010 acontece a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza A (H1N1), conhecida como Gripe Suína. Com 43 casos e dois óbitos confirmados em 2009, Rondônia tem como expectativa imunizar cerca de 510 mil pessoas durante o trabalho coordenado pelo Estado, por meio da Coordenação de Imunizações da Secretaria da Saúde (Sesau), e executado pelos municípios.

De acordo com a coordenadora estadual de Imunização, Elba Miranda, trata-se de uma ação estratégica do Programa Nacional de Imunizações (PNI) do Ministério da Saúde que será dividida em quatro etapas, cada uma destinada a um público específico. A primeira, que acontecerá de 8 a 19 de março, será voltada aos trabalhadores da área da saúde e indígenas; a segunda, de 22 de março a 2 de abril, será para todas as gestantes, crianças de seis meses a dois anos de idade e pessoas com doenças crônicas (pulmonar, cardiológica, entre outras); a terceira, de 5 a 23 de abril, terá como público alvo a população com idade de 20 a 29 anos; enquanto a quarta etapa, de 24 de abril a 7 de maio, abrangerá as pessoas com idade a partir de 60 anos.

A coordenadora Elba Miranda ressaltou que, como a etapa destinada aos idosos coincidirá com o período da campanha contra a gripe sazonal (simples), os sadios só tomarão a vacina contra esse tipo. Já os que têm doença crônica receberão as duas doses injetáveis. Ela confirmou que já chegaram ao Estado pelo menos 30 doses e as demais virão por etapas.

O secretário estadual da Saúde, Milton Moreira, chamou a atenção da população para que esteja atenta às datas. “Não percam a oportunidade de serem imunizadas gratuitamente, uma vez que sabemos que a prevenção evita uma série de transtornos e custa bem menos que o tratamento”, observou.

De acordo com a chefe do Núcleo de Vigilância Epidemiológica e Hospitalar da Sesau, Larissa de Souza Carvalho, os dados sobre a Influenza A H1N1 são parciais e pelo menos três casos foram verificados em uma comunidade indígena do município de Guajará-Mirim.

Além da influenza, as novidades para este ano são as vacinas contra a meningite (que em Rondônia foram 76 casos e 13 óbitos registrados em 2009, com duas ocorrências registradas já em 2010) e a pneumonia, que previnem também contra a otite e sinusite. Com relação à primeira, Elba Miranda adiantou que a previsão é que seja realizada até o final de março, enquanto a vacinação contra a meningite deverá ocorrer no segundo semestre de 2010. “Ambas dependem de reuniões entre as equipes dos Estados e Ministério da Saúde para definição das estratégias”, revelou.

Fonte: Decom

Gente de OpiniãoDomingo, 19 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Rondônia desponta nas primeiras posições nos indicadores de doação de órgãos

Rondônia desponta nas primeiras posições nos indicadores de doação de órgãos

O estado de Rondônia alcançou o 1º lugar no ranking nacional em número de potenciais doadores de órgãos, e o 2º lugar em número de doadores efetivos

Prefeitura de Porto Velho firma contrato com Hospital Santa Marcelina para realização de mais de 800 cirurgias eletivas

Prefeitura de Porto Velho firma contrato com Hospital Santa Marcelina para realização de mais de 800 cirurgias eletivas

A Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), firmou um contrato com o Hospital Santa Marcelina para realização de

Gente de Opinião Domingo, 19 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)