Porto Velho (RO) terça-feira, 7 de maio de 2024
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Saúde

Especialista da USP orienta médicos rondonienses com pacientes terminais



O professor doutor Franklin Santana Santos, docente de pós-graduação da faculdade de medicina da USP (Universidade Federal de São Paulo), esteve neste fim de semana em Porto Velho falando a médicos e acadêmicos de medicina sobre o comportamento e a psicologia dos médicos ante pacientes terminais.

Com ênfase nas questões éticas e jurídicas acerca da eutanásia, distanásia e da ortotanásia, o especialista explicou que tanto o médico quanto a sociedade precisa entender que a morte é um processo natural da vida. “Tanto que há no Congresso Nacional dois projetos de lei para legalizar a ortotanasia – processo em que o médico deixa a doença terminal seguir seu curso natural, assegurando qualidade de vida ao paciente”, explica.

O processo relacionado à morte é tão mal visto que o doutor Franklin Santana quer levá-lo às escolas e às faculdades. “O objetivo é fazer com que as pessoas encarem a morte como apenas mais uma etapa. Entender esse processo é fundamental para quem trabalha no exercício da medicina”, salientou.

As aulas do Curso de Educação Médica Continuada, segundo a presidente do Conselho Regional de Medicina de Rondônia, Inês Motta, objetivam esclarecer dúvidas sobre o assunto e atualizar os médicos quanto às questões éticas e jurídicas que envolvem o “morrer”.

O evento, que corresponde à segunda fase do segundo módulo do Curso de Educação Médica Continuada, foi realizado gratuitamente no auditório do Cremero, na Avenida dos Imigrantes, 3414, no bairro Liberdade. “Foram três dias de curso, sexta, sábado e domingo”.

Inês Motta diz que o tema abordado pelo especialista da USP ainda gera polêmica em todo o mundo e que, por isso, é fundamental que o profissional de Rondônia esteja atualizado sobre o assunto, sobretudo com relação às questões éticas e jurídicas.

O curso é uma iniciativa do (Cremero) em parceria com o Conselho Federal de Medicina (CFM) e a Universidade Federal do Amazonas.

Fonte: Ascom/Cremero

Gente de OpiniãoTerça-feira, 7 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

CAARO ultrapassa a marca de 1.500 pessoas vacinadas durante campanha de imunização em Rondônia

CAARO ultrapassa a marca de 1.500 pessoas vacinadas durante campanha de imunização em Rondônia

Em um esforço conjunto para proteger a saúde da advocacia de Rondônia, a Caixa de Assistência dos Advogados de Rondônia (CAARO) destaca com orgulho

Clínica em PVH é exclusiva no tratamento de doenças usando esse aparelho

Clínica em PVH é exclusiva no tratamento de doenças usando esse aparelho

Já pensou em respirar oxigênio 100% puro, sem mistura de gases, para ajudar no tratamento de infecções, queimaduras, feridas, lesões de difícil cica

Prefeitura realiza vacinação itinerante para diabéticos, em Porto Velho

Prefeitura realiza vacinação itinerante para diabéticos, em Porto Velho

Diabetes é uma patologia causada pela produção insuficiente ou má absorção de insulina que aumenta o risco de demais doenças e requer uma imunização e

Gente de Opinião Terça-feira, 7 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)