Porto Velho (RO) sábado, 26 de setembro de 2020
×
Gente de Opinião

Coronavírus

Após deliberações do Comitê, Prefeitura de Vilhena publica novas restrições em decreto municipal

Novas regras restringem circulação de crianças, compartilhamento de objetos de uso pessoal e estabelecem normas para pesqueiros e afins


Após deliberações do Comitê, Prefeitura de Vilhena publica novas restrições em decreto municipal - Gente de Opinião

A alta taxa de contaminação do novo coronavírus na cidade motivou a Prefeitura de Vilhena a incluir novas restrições no decreto municipal que trata do combate à pandemia, após reunião do Comitê Gestor Municipal de Prevenção e Enfrentamento ao Coronavírus em Vilhena, na semana passada. O decreto consolidado está disponível no menu “Serviços” do site da Prefeitura de Vilhena e também no link: www.bit.ly/decretocovid19vilhena. 

O prefeito Eduardo Japonês pede a todos a compreensão e respeito às normas. “As formas de se prevenir todos conhecem. A gravidade da doença todos sabem. Contamos com a colaboração da cidade para que não tenhamos que tomar medidas ainda mais extremas. Quanto menos cada um se preocupar, mais tempo teremos de lidar com isso. Estaremos apenas arrastando a pandemia ao longo do tempo. Quanto mais levarmos a sério o distanciamento social, a higienização, evitar tocar nos outros, acabar com aglomerações e outros hábitos positivos de combate à pandemia, que são simples, mais rápido sairemos dessa”, alerta Japonês. 

No limiar de um “lockdown”, as autoridades em Saúde revelam que o descumprimento das regras básicas de prevenção por muitos aumenta a contaminação na cidade. As alterações foram realizadas após a análise dos dados da pandemia no município em videoconferência do Comitê na semana passada. Veja abaixo as principais mudanças. 

NARGUILE, CHIMARRÃO E TERERÉ - A pedido dos membros do Comitê, a Prefeitura incluiu no decreto municipal o inciso VI, no artigo 4°, que de forma clara estabelece norma em consonância com as recomendações do Ministério da Saúde de evitar o compartilhamento de objetos de uso pessoal. A restrição proíbe “o uso/consumo comunitário e/ou compartilhado de erva mate: chimarrão/tereré e de aparelhos ou equipamentos para consumo de produtos fumígenos, conhecidos como "narguilé", "arguilé" ou qualquer aparelho similar, em espaços públicos, abertos ao público ou de uso coletivo, ainda que ao ar livre”.

Mais Sobre Coronavírus

Boletim diário sobre coronavírus em Rondônia com a confirmação de oito óbitos - 23 de setembro

Boletim diário sobre coronavírus em Rondônia com a confirmação de oito óbitos - 23 de setembro

O Governo de Rondônia, por meio da Agência Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa) e a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), divulga os dados refer