Porto Velho (RO) quarta-feira, 2 de julho de 2025
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Política

Vereadores de Porto Velho formam Comissão Mista e MARQUISE está com dias contados na coleta de lixo


Vereadores de Porto Velho formam Comissão Mista e MARQUISE está com dias contados na coleta de lixo  - Gente de Opinião

A Câmara Municipal de Porto Velho, através de 22 vereadores decidiram criar uma comissão mista, envolvendo todas as comissões temáticas, para analisar e apresentar um parecer conjunto sobre o Projeto de Lei Nº 02, de autoria do Poder Executivo.

Este projeto revoga a Lei n° 3.174, sancionada em 10 de maio de 2024, que estabelecia uma parceria público-privada para os serviços de limpeza urbana, coleta, reciclagem e disposição final de resíduos sólidos no município (ECO RONDÔNIA / MARQUISE).

Entenda o Projeto de Lei Nº 02/2025

O Projeto de Lei Nº 02, que será votado na próxima terça-feira, dia 1 de abril de 2025, às 9h, na Câmara Municipal, tem como objetivo revogar a concessão administrativa anteriormente aprovada, que estava relacionada à prestação de serviços públicos fundamentais para Porto Velho.

A nova proposta visa garantir que a colaboração com a iniciativa privada seja mantida, promovendo a continuidade dos serviços públicos já estabelecidos, assegurando a eficiência e a qualidade na gestão dos resíduos sólidos.

A Lei n° 3.174, que regula essa parceria, tinha como intenções principais a implantação e a manutenção dos serviços essenciais para a população e hoje o serviço de coleta é realizado pela ECO RONDÔNIA/MARQUISE.

No entanto, a sua revogação necessária gera um novo contexto para a administração pública e a execução dos serviços, que impactam diretamente a qualidade de vida dos moradores.

 O Papel da Comissão Mista

A formação da comissão mista, que reúne vereadores de diversas áreas temáticas, é uma estratégia importante para garantir uma análise abrangente e criteriosa do projeto em tempo hábil.

Isso permitirá que os diferentes aspectos envolvidos na concessão, como impactos ambientais, operacionais e financeiros, sejam debatidos de forma mais ampla.

O presidente da Câmara Municipal vereador Gedeão Negreiros (PSDB), incentivou a participação e a transparência nas discussões, destacando: “Que a análise cuidadosa irá contribuir para uma decisão mais consciente e que beneficie toda a população”, finalizou.

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 2 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Presidente da Alero prestigia inauguração do primeiro Centro de Desenvolvimento do Futebol do legado FIFA no Brasil

Presidente da Alero prestigia inauguração do primeiro Centro de Desenvolvimento do Futebol do legado FIFA no Brasil

Na manhã desta terça-feira (1), o presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado Alex Redano (Republicanos), participou da solenidade de

Presidente da Assembleia Legislativa participa da entrega de implementos agrícolas para onze associações em Buritis

Presidente da Assembleia Legislativa participa da entrega de implementos agrícolas para onze associações em Buritis

Nesta sexta-feira (27), o presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado Alex Redano (Republicanos), realizou a entrega de implementos a

Recursos para o transporte escolar fluvial são autorizados pela Alero

Recursos para o transporte escolar fluvial são autorizados pela Alero

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei 884/2025, que destina recursos à Secretaria de Estado da Educação (Seduc), com

Assembleia Legislativa aprova crédito para fortalecimento da Emater

Assembleia Legislativa aprova crédito para fortalecimento da Emater

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei  887/25, que autoriza o Poder Executivo a abrir um crédito adicional suplement

Gente de Opinião Quarta-feira, 2 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)