Porto Velho (RO) quarta-feira, 15 de maio de 2024
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Política

Senai forma especialistas em gás natural


Corpo técnico está pronto para atuar após implantação do gasoduto

PORTO VELHO  - Rondônia já conta com especialistas suficientes para atender as necessidades de expansão do mercado do gás natural na região. Antes mesmo do início das obras do Gasoduto Urucu-Porto Velho, o Serviço Nacional de Aprendizado Industrial(Senai/RO) promoveu o curso de Especialização Latu Senso em Tecnologia de Gás Natural, em parceria com o Núcleo de Tecnologia do Gás (NTGAS) do Senai-MS, do qual participaram 40 profissionais das áreas de química, mecânica, engenharia civil e elétrica, administração, entre outras. O curso obteve a certificação da Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal (Uniderp) de Campo Grande (MS).

A diretora de Operações do Senai/RO, Adir Josefa de Oliveira, destaca a importância do curso. Para ela, a especialização dos profissionais contribui para a preparação de uma massa crítica de especialistas de nível superior. O curso também favorece a possibilidade de desenvolvimento de uma visão especializada e multidisciplinar sobre a aplicação do gás natural nas diferentes áreas de utilização, como a matéria-prima industrial, nos ramos eletromecânicos, construção civil, hospitalar, hotelaria, indústrias de cerâmicas e alimentícias, principalmente da área de panificação.

Outro aspecto importante a considerar, de acordo com a diretora, é a utilização do gás natural como combustível industrial, em substituição a outros produtos usados em fornos e caldeiras. No seu entendimento, isso contribui para a universalização da tecnologia limpa para geração termelétrica em sistemas que atuam com motor diesel. O gás também pode ser utilizado como fonte de calor nos setores residencial, industrial e comercial, além de servir como combustível barato no setor de transporte.

Segundo a técnica, a idéia da formação deste grupo de especialistas surgiu durante discussões travadas em eventos que trataram do tema "gás natural". Ela afirma que nestas ocasiões houve diversas solicitações para que o Senai, de alguma forma, fomentasse o conhecimento sobre a tecnologia do gás natural e, até mesmo, seus aspectos ambientais.

"Fizemos o curso de especialização, visando a preparação de profissionais para a chegada do gás natural, de alguma forma foi criada uma expectativa junto aos profissionais das diversas áreas e, no entanto, os entraves burocráticos e políticos têm dificultado o desfecho desta iniciativa que trará enormes benefícios para o Estado de Rondônia", desabafou Adir, acrescentando que em função desta demora outros projetos de formação profissional foram inviabilizados.

Adir Josefa falou também que as perspectivas para o gás natural são brilhantes. A desregulamentação de porções da indústria através de todo o mundo tem tido impactos positivos no preço e suprimento do gás natural e a demanda por fontes limpas de combustível para a geração de energia elétrica, indústria e transportes têm aumentado.

Fonte: Marilza Rocha 

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 15 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Vereador Everaldo Fogaça tem requerimento aprovado para recuperação da ponte sobre o Rio das Garças em Porto Velho

Vereador Everaldo Fogaça tem requerimento aprovado para recuperação da ponte sobre o Rio das Garças em Porto Velho

Na sessão desta terça-feira da Câmara Municipal de Porto Velho, o vereador Everaldo Fogaça (PSD) teve seu requerimento aprovado pelos vereadores. O

Deputado Marcelo Cruz anuncia reajuste salarial para servidores da Alero

Deputado Marcelo Cruz anuncia reajuste salarial para servidores da Alero

O presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero), deputado estadual Marcelo Cruz (PRTB), anunciou nesta terça-feira (14) uma revisão anual

Dra. Taíssa visita comércios e fala sobre emenda de R$2 milhões para asfaltamento em Jacinópolis

Dra. Taíssa visita comércios e fala sobre emenda de R$2 milhões para asfaltamento em Jacinópolis

Moradores de Jacinópolis, distrito de Nova Mamoré, sofrem há anos com poeira e muita lama nas ruas. Os mais afetados são os comerciantes que precisa

Deputada Cristiane Lopes Indica ao Governo Revitalização do Campo do Abobrão na Zona Sul de Porto Velho

Deputada Cristiane Lopes Indica ao Governo Revitalização do Campo do Abobrão na Zona Sul de Porto Velho

Na última semana, a deputada federal Cristiane Lopes, reconhecida por seu engajamento na promoção do esporte em Rondônia, assinou junto ao titular d

Gente de Opinião Quarta-feira, 15 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)