Quarta-feira, 28 de outubro de 2009 - 19h23
Ivan Richard
Agência Brasil
Com uma manobra regimental para superar o interstício de cinco sessões, o plenário do Senado aprovou há pouco a proposta de emenda à Constituição (PEC) que transfere os servidores civis e militares do ex-território de Rondônia para a União. A mudança assegura aos servidores do Rondônia o mesmo tratamento dado aos funcionários dos ex-territórios do Amapá e de Roraima.
Um dos principais defensores da aprovação da matéria, o senador Expedito Junior (PSDB-RO), disse que a aprovação da PEC é um “marco histórico” para o povo de Rondônia.
O texto estabelece que os servidores municipais do então território de Rondônia que prestavam serviço na data em que foi transformado em estado, os servidores e policiais militares alcançados pela lei que criou o estado de Rondônia e aqueles admitidos regularmente nos quadros do estado até a data de posse do primeiro governador eleito, em 15 de março de 1987, constituirão, por opção, quadro em extinção da administração federal.
A matéria foi aprovada no final da manhã de hoje pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e, por causa de um acordo entre os líderes partidários, foi levada à votação.
Deputada Cristiane Lopes entrega equipamentos e mobílias a 9 UBSs de Nova Mamoré
A saúde pública de Nova Mamoré acaba de ser significativamente fortalecida com a entrega de novos equipamentos para nove Unidades Básicas de Saúde (
Deputado Alex Redano destina R$ 200 mil para realização do Arraiá Sul em Porto Velho
O tradicional Arraiá Sul, um dos maiores eventos culturais da capital, será realizado com apoio da emenda parlamentar do presidente da Assembleia Le
Emenda parlamentar garante entrada gratuita para 30 mil pessoas na Expobur 2025
Mais de 30 mil pessoas participaram gratuitamente da 8ª edição da Exposição Agropecuária de Buritis (Expobur), realizada de 2 a 6 de julho pela Asso
Assembleia Legislativa aprova atualização da lei dos concursos públicos em Rondônia
A Assembleia Legislativa de Rondônia aprovou, na última semana de junho, o Projeto de Lei 921/2025, de autoria da Mesa Diretora, que promove uma amp