Porto Velho (RO) sexta-feira, 10 de maio de 2024
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Política

Semed leva Seminário de Educação do Campo ao Baixo Madeira


 

Depois de Porto Velho e Ponta do Abunã (Extrema e Nova Califórnia), o 2º Seminário de Educação do Campo, agora vai ser realizado também em São Carlos, nesta terça e quarta-feira, dias 6 e 7, e, posteriormente, em Calama, nos dias 9 e 10 de maio. Na pauta, uma ampla discussão no sentido de buscar alternativas para a definição de um projeto político-pedagógico, envolvendo a grade curricular, a legislação e a estruturação escolar.

“Com esse seminário, pretendemos discutir a realidade das escolas da zona rural e levantar propostas de ensino diferenciado da zona urbana. Buscaremos também debater as necessidades dos alunos que moram no campo, oferecendo formação para os professores que estão em sala de aula. Tudo isso visando sempre a melhoria da qualidade do ensino na zona rural”, destaca a secretária de Educação de Porto Velho, Fátima Ferreira.

Durante o seminário nos distritos do Baixo Madeira, segundo a técnica da Divisão de Inspeção Escolar Municipal (DIEM) da Semed, Janayara Dede, os técnicos da secretaria vão levantar a realidade das escolas rurais de São Carlos e Calama, bem como ensinar noções básicas sobre as questões de legislação, autorização e funcionamento das escolas, além da estruturação escolar – instrumentais da Secretaria Escolar. O evento tem como tema “Oficina na Escola: Legislação e Escrituração em Debate”.

Nos dias 26 e 27 de abril foi concluída a etapa do seminário em Ponta do Abunã, mas as discussões sobre a melhoria da educação do campo aconteceram mesmo na Escola “13 de Maio”, no distrito de Extrema, onde estiveram presentes professores e alunos também de Nova Califórnia e Vista Alegre do Abunã. Assim como na Capital, no Núcleo de Ensino de Ponta do Abunã (NEPA), foram debatidas as alternativas para melhorar, cada vez mais, a qualidade do ensino nas escolas públicas das zonas rurais de Porto Velho, através de uma maior interação entre professores e alunos.

“O que pretendemos, na verdade, é definir um projeto político-pedagógico, envolvendo a grade curricular, a legislação e a estruturação escolar”, destacou a chefe da DIEM, Luciana Basílio dos Santos. A expectativa do prefeito Roberto Sobrinho e da secretária Fátima Ferreira é que o seminário, como um todo, produza os resultados que os técnicos da Semed buscam para definir um modelo de educação, de acordo com a realidade de cada escola da zona rural.

Fonte: Ascom

Gente de OpiniãoSexta-feira, 10 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Bancada do Norte: deputada Cristiane Lopes destaca União para desenvolvimento regional

Bancada do Norte: deputada Cristiane Lopes destaca União para desenvolvimento regional

No recente evento de instalação da Bancada do Norte em Brasília, a Deputada Federal Cristiane Lopes se destacou ao ressaltar a importância estratégi

Vereador Everaldo Fogaça pede coerência do TCE/RO para obras do programa Tchau Poeira sejam concluídas na capital

Vereador Everaldo Fogaça pede coerência do TCE/RO para obras do programa Tchau Poeira sejam concluídas na capital

As obras do programa Tchau Poeira, que visam melhorar a infraestrutura de diversos bairros em Porto Velho, estão enfrentando um impasse preocupante.

Deputada Ieda Chaves cobra a aplicação da Lei que protege mulheres em espaços sociais em Rondônia

Deputada Ieda Chaves cobra a aplicação da Lei que protege mulheres em espaços sociais em Rondônia

Buscando a efetiva aplicação da Lei nº 4.993/2021, a deputada estadual Ieda Chaves (União Brasil) apresentou um Requerimento (1086/2024) ao Governo

Gente de Opinião Sexta-feira, 10 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)