Porto Velho (RO) quinta-feira, 10 de julho de 2025
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Política

Projeto de Lei de Cláudia de Jesus busca criar o Dia Estadual de Combate ao Feminicídio


Em caso de violência contra mulher é importante denunciar (Divulgação) - Gente de Opinião
Em caso de violência contra mulher é importante denunciar (Divulgação)

Tramita na Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) um Projeto de Lei, de autoria da deputada Cláudia de Jesus (PT), que visa estabelecer o Dia Estadual pelo Fim do Feminicídio no Estado de Rondônia. O projeto propõe uma data específica, o dia 25 de março, e também sugere o Girassol, Helianthus annuus, como símbolo dessa luta contra a violência às mulheres e o feminicídio.

O aumento dos casos de feminicídio em Rondônia reforça a importância dessa iniciativa. Segundo dados do Monitor da Violência, elaborado pelo G1 com base em informações oficiais dos 26 estados brasileiros e do Distrito Federal, o estado de Rondônia registrou um aumento de 75% nos casos de feminicídio em 2022, em comparação com o ano anterior. A taxa de feminicídio em Rondônia é de 3,1 para cada 100 mil mulheres.

“A violência doméstica é uma questão que transcende os limites do âmbito familiar, tornando-se uma preocupação social, de segurança e de saúde pública. É responsabilidade do Estado e de toda a sociedade unirem-se para enfrentar esse grave problema, garantindo a proteção e a valorização das mulheres”, explicou a deputada Cláudia de Jesus.

 

Ações

A intenção é criar mecanismos de prevenção e defesa da vida das mulheres e, durante a semana do dia 25 de março, realizar ações de conscientização e formulação de políticas concretas.

Dentre as atividades planejadas para essa semana, destacam-se campanhas de sensibilização, divulgação de boas práticas que promovam o respeito à vida das mulheres e orientação às vítimas de violência doméstica para que busquem apoio junto aos órgãos públicos competentes.

Além disso, serão implementadas políticas de suporte às crianças e adolescentes oriundos de famílias afetadas pelo feminicídio, bem como será feito um monitoramento rigoroso do processo judicial envolvendo os responsáveis por tais crimes.

Caso seja aprovada, a criação do Dia Estadual pelo Fim do Feminicídio em Rondônia se somará às iniciativas de outros estados brasileiros, fortalecendo a luta contra a violência de gênero em todo o país. A proposta está em análise na Alero e aguarda discussão e votação.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 10 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputada Cristiane Lopes entrega equipamentos e mobílias a 9 UBSs de Nova Mamoré

Deputada Cristiane Lopes entrega equipamentos e mobílias a 9 UBSs de Nova Mamoré

A saúde pública de Nova Mamoré acaba de ser significativamente fortalecida com a entrega de novos equipamentos para nove Unidades Básicas de Saúde (

Deputado Alex Redano destina R$ 200 mil para realização do Arraiá Sul em Porto Velho

Deputado Alex Redano destina R$ 200 mil para realização do Arraiá Sul em Porto Velho

O tradicional Arraiá Sul, um dos maiores eventos culturais da capital, será realizado com apoio da emenda parlamentar do presidente da Assembleia Le

Emenda parlamentar garante entrada gratuita para 30 mil pessoas na Expobur 2025

Emenda parlamentar garante entrada gratuita para 30 mil pessoas na Expobur 2025

Mais de 30 mil pessoas participaram gratuitamente da 8ª edição da Exposição Agropecuária de Buritis (Expobur), realizada de 2 a 6 de julho pela Asso

Assembleia Legislativa aprova atualização da lei dos concursos públicos em Rondônia

Assembleia Legislativa aprova atualização da lei dos concursos públicos em Rondônia

A Assembleia Legislativa de Rondônia aprovou, na última semana de junho, o Projeto de Lei 921/2025, de autoria da Mesa Diretora, que promove uma amp

Gente de Opinião Quinta-feira, 10 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)