Porto Velho (RO) sábado, 4 de maio de 2024
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Política

Prefeito visita Associação de Pais e Amigos do Autista


 
O prefeito de Porto Velho, Roberto Sobrinho, visitou nesta segunda-feira (13/04) a sede da Associação dos Pais e Amigos do Autista (AMA) de Rondônia. A visita partiu de um convite feito pelo vereador Jaime Gazola, para ver a possibilidade de a prefeitura ajudar a instituição a expandir o seu trabalho, apoiando o grande número de pessoas que buscam uma vaga na entidade. A AMA conta com 42 alunos, com idades entre quatro e 22 anos. Desde 2000 existe um cadastro na associação com 600 pessoas que ainda não foram atendidas. Ainda nesta semana, segundo o prefeito, as secretárias de Educação, Epifânia Barbosa, e de Assistência Social, Benedita Nascimento, devem ir à instituição para verificar formas de apoiar o trabalho da entidade.

Recentemente, a prefeitura firmou convênios com a AMA para a aquisição de equipamentos para ginástica e fornecimento de merenda. A prefeitura também cede um funcionário que trabalha como auxiliar de serviço. O prefeito vai verificar a possibilidade de doar um terreno para a construção da sede da associação, que hoje está instalada  provisoriamente em uma casa cedida pela Eletronorte.

A AMA foi criada pela presidente da entidade, Maria da Glória Carioca Fernandes, mãe de um rapaz autista, que se viu sem opções para a educação do filho quando descobriu que o mesmo tinha esta doença. O tratamento do autista exige um trabalho árduo. O trabalho é individual, com um professor para cada aluno. A doença não tem cura. O autista apresenta comprometimento nas três áreas nobres do desenvolvimento humano: a comunicação, a interação social e a imaginação. O grau de comprometimento da doença é variado.

As dificuldades de tratamento começam com o diagnóstico. Pai de uma menina autista de três anos, o funcionário público João Paulo Lopes, conta que até os dois anos a filha não apresentava sintomas. A doença só foi notada porque o pai havia feito um trabalho na AMA. “Se não fosse isso, acho que eu não teria condições de identificar o problema”, diz ele.

Na AMA, os alunos aprendem coisas básicas, como sentar, escovar os dentes, o uso de talheres etc. Quando há uma intervenção, é possível melhorar a vida do autista, mas a doença não tem cura. A convivência com os autistas é difícil, porque eles se automutilam e agridem outras pessoas. Os profissionais que trabalham na AMA recebem treinamento específico dentro da instituição.

As pessoas interessadas em apoiar o trabalho da AMA podem procurar a entidade na sede provisória, localizada na rua Iguatemi, número 60, vila Eletronorte, telefone 3213 2299.

Fonte: Ascom

Gente de OpiniãoSábado, 4 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputada Dra. Taíssa indica restabelecimento das atividades da Fhemeron em Guajará-Mirim

Deputada Dra. Taíssa indica restabelecimento das atividades da Fhemeron em Guajará-Mirim

Visando o restabelecimento das atividades da Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Rondônia (Fhemeron) no município de Guajará-Mirim, a deputada

RO é Agro: equipamentos agrícolas potencializam produção em Presidente Médici

RO é Agro: equipamentos agrícolas potencializam produção em Presidente Médici

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) entrou no clima da Rondônia Rural Show Internacional e lançou, nesta terça-feira (30), o segundo capí

RO é Agro: investimento estimula agricultura familiar no setor Riachuelo, em Ji-Paraná

RO é Agro: investimento estimula agricultura familiar no setor Riachuelo, em Ji-Paraná

Para o presidente da Associação de Produtores Rurais da Comunidade São Paulo (Aprucosp), Acrizio Silva, a emenda parlamentar tem contribuído basta

II Encontro com Assessores Parlamentares da Alero será realizado no dia 6 de maio

II Encontro com Assessores Parlamentares da Alero será realizado no dia 6 de maio

Acontece no próximo dia 6 de maio, o II Encontro com Assessores Parlamentares, promovido pela Superintendência de Comunicação Social (Secom) da Asse

Gente de Opinião Sábado, 4 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)