Porto Velho (RO) terça-feira, 20 de outubro de 2020
×
Gente de Opinião

Política Sindical

Associação Amigos e Câmara Divulgam Carta sobre Planos de Saúde


Associação Amigos e Câmara Divulgam Carta sobre Planos de Saúde - Gente de Opinião

A Câmara Municipal de Porto Velho, realizou na última sexta-feira (14), um evento inédito na capital, um fórum de debates com os servidores do TJ/RO para discutir os aumentos abusivos dos planos de saúde.

De acordo com as informações e relato dos próprios servidores, verificou-se que houve um aumento de 38% nos últimos dois anos, ou seja, de quase 40% por cento.

Ao que tudo indica os servidores do TJ/RO estão pagando o plano de saúde mais caro do estado, quiçá da Região Norte.

As operadoras e a entidade sindical, foram convidadas mas não compareceram e nem enviaram representantes.

Após a conclusão dos trabalhos, como acontece em todo fórum, foi minutada uma carta, denominada ''Carta de Porto Velho'' que será arquivada nos anais da casa e colocada a disposição para consulta pública.

Dos principais pontos discutidos e que constam na carta destacam-se:

- A divulgação do lucro que a empresa UNIMED/PVH obteve com os servidores do TJ/RO no período de 02/2018 a 01/2019, no valor de R$ 4.728.678,00 reais, desmontando assim o argumento que a empresa estaria no prejuízo.

- O aumento linear de 19,9% (dezenove vírgula nove por cento) aplicado no ano de 2018, para todos os planos, que possuem realidades financeiras diferentes, na mesma proporção, sem justificativa.

- A omissão clara e evidente da atual diretoria do Sinjur, na fiscalização do contrato, por aceitar sem nenhuma intervenção jurídica e administrativa, a concessão de aumentos lineares e abusivos contra os servidores, em planos que tiverem um aumento de quase 40% (quarenta por cento) nos últimos dois anos.

- A falta de transparência na comprovação nos gastos, para evitar o pagamento de despesas indevidas e de ''possíveis'' e ''supostas'' vantagens pessoais.

- As sugestões apresentadas para baixar os preços dos planos: a realização de uma auditoria interna nas contas das operadoras e a criação de um software específico para gestão financeira, visando o acompanhamento em tempo real dos gastos realizados.

Segue a carta pública na íntegra para leitura:

*Curiosidades do Evento. Pela 1ª vez a Câmara Municipal realizou uma audiência pública sobre planos de saúde com os servidores do TJ/RO e pela 1ª vez um servidor do TJ/RO (Brunno Oliveira) presidiu uma sessão oficial da casa.

O evento para quem ainda não assistiu, foi transmitido ao vivo pela TV Pvh News, através do facebook e até a presente data (19) já teve mais de 3.000 acessos.

Associação Amigos e Câmara Divulgam Carta sobre Planos de Saúde - Gente de Opinião
Calculo da sinistralidade - A sinistralidade foi muito discutida no evento. - Gente de Opinião
Calculo da sinistralidade - A sinistralidade foi muito discutida no evento.

Mais Sobre Política Sindical

INÉDITO: Chapa 2 Renovação do Sinjur registra propostas em Cartório

INÉDITO: Chapa 2 Renovação do Sinjur registra propostas em Cartório

O candidato a Presidente do SINJUR, Brunno Oliveira, representando a Chapa Renovação, inovou na história do sindicato do judiciário rondoniense, reg

Jovem inovador e eficiente, Brunno Oliveira, é pré-candidato a presidência do Sinjur

Jovem inovador e eficiente, Brunno Oliveira, é pré-candidato a presidência do Sinjur

O Brunno Oliveira é um jovem que sempre esteve lutando em prol da categoria de trabalhadores do Poder Judiciário, e nesse ano de eleições no sindica

Sindicatos ganham na justiça o direito de servidores do Fisco trabalharem Home Office

Sindicatos ganham na justiça o direito de servidores do Fisco trabalharem Home Office

O Juiz do Trabalho Titular, José Roberto da Silva deferiu nesta quarta-feira, 10, o Mandado de Segurança com pedido de liminar, impetrado pelo Sindi