Porto Velho (RO) quarta-feira, 15 de maio de 2024
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Política

Penitenciária Federal de Porto Velho entra em funcionamento



“Graças ao apoio do Governo de Rondônia estamos inaugurando em Porto Velho a terceira Penitenciária Federal do país”. A afirmação é do diretor do Sistema Penitenciário Federal do Departamento Penitenciário Nacional (Depen), Wilson Salles Damásio, durante a solenidade de inauguração nesta sexta-feira (19).

Se referindo ao Acordo de Cooperação Técnica firmada com o Estado para ajudar no funcionamento da Unidade, que atualmente não tem efetivo suficiente, o representante do Ministério da Justiça disse que é a primeira vez que uma penitenciária do Sistema Federal entra em funcionamento com o apoio de um Estado Federativo. “Rondônia destacará policiais militares para auxiliar na guarda externa e técnicos para auxiliar nas atividades penitenciárias”, disse.

“O Sistema Penitenciário Federal é dos estados, porque serve para o estados. De todos os presos que temos hoje, pelo menos 90% são estaduais”, explicou Damásio.

Diversas autoridades dos órgãos de segurança pública federais, estaduais e também do judiciário prestigiaram o evento. A Secretaria de Estado de Justiça (Sejus), através do secretário Adjunto, Gabriel Tomasete, e a Secretaria de Estado de Defesa, Segurança e Cidadania (Sesdec), com o secretário Evilásio Sena, foram convidados de honra na solenidade.

Em seu pronunciamento, o adjunto da Sejus destacou a parceria do Governo Estadual com o Ministério da Justiça na questão prisional. “A transferência de mais de 20 presos, em 2006, para a Penitenciária Federal de Catanduvas facilitou no processo de reorganização, aliado aos investimentos estaduais pelo governador Ivo Cassol na melhoria do Sistema rondoniense. Diminuímos drasticamente a ocorrência de rebeliões e mortes nos presídios de Rondônia, graças à política adotada pela atual gestão”, destacou.


A Penitenciária

São 12,6 metros quadrados de área construída e capacidade para 208 presos em celas individuais, divididas em quatro alas.

Equipamentos de segurança de última geração, como aparelhos de Raio-X, de coleta de impressão digital e detectores de metais, são alguns dos instrumentos para garantir a segurança seja feita de maneira eficaz e eficiente. O presídio será monitorado 24 horas por dia por cerca de 200 câmeras de vídeo. As imagens serão acompanhadas em tempo real em três centrais de monitoramento – na própria unidade, na superintendência da Polícia Federal de Porto Velho e na central de inteligência penitenciária do Depen, em Brasília.

Fonte: Luiz Alexandre

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 15 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Vereador Everaldo Fogaça tem requerimento aprovado para recuperação da ponte sobre o Rio das Garças em Porto Velho

Vereador Everaldo Fogaça tem requerimento aprovado para recuperação da ponte sobre o Rio das Garças em Porto Velho

Na sessão desta terça-feira da Câmara Municipal de Porto Velho, o vereador Everaldo Fogaça (PSD) teve seu requerimento aprovado pelos vereadores. O

Deputado Marcelo Cruz anuncia reajuste salarial para servidores da Alero

Deputado Marcelo Cruz anuncia reajuste salarial para servidores da Alero

O presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero), deputado estadual Marcelo Cruz (PRTB), anunciou nesta terça-feira (14) uma revisão anual

Dra. Taíssa visita comércios e fala sobre emenda de R$2 milhões para asfaltamento em Jacinópolis

Dra. Taíssa visita comércios e fala sobre emenda de R$2 milhões para asfaltamento em Jacinópolis

Moradores de Jacinópolis, distrito de Nova Mamoré, sofrem há anos com poeira e muita lama nas ruas. Os mais afetados são os comerciantes que precisa

Deputada Cristiane Lopes Indica ao Governo Revitalização do Campo do Abobrão na Zona Sul de Porto Velho

Deputada Cristiane Lopes Indica ao Governo Revitalização do Campo do Abobrão na Zona Sul de Porto Velho

Na última semana, a deputada federal Cristiane Lopes, reconhecida por seu engajamento na promoção do esporte em Rondônia, assinou junto ao titular d

Gente de Opinião Quarta-feira, 15 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)