Porto Velho (RO) quarta-feira, 1 de maio de 2024
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Política

Esclarecimento da Prefeitura de Porto Velho


Ao contrário do que foi noticiado por alguns veículos de comunicação sobre problemas  na folha de pagamento da secretaria municipal de Saúde (Semusa), a Prefeitura de Porto Velho, tão logo detectou  pagamentos irregulares  de gratificações do SUS, num montante de R$ 636.579,20, em fevereiro deste ano, comunicou oficialmente o caso à Procuradoria Geral do Município (PGM), à Controladoria Geral do Município (CGM), ao Ministério Público Estadual e à Polícia Federal (PF). A Semusa instaurou uma “Tomada de Contas”, procedimento administrativo para apurar as irregularidades, que, segundo o secretário Sid Orleans, deverá ser concluído na primeira quinzena de janeiro de 2008. “O relatório com a conclusão do processo administrativo será encaminhado a CGM, PGM, MPE e PF. Em nenhum momento a Prefeitura foi negligente, tanto que, desde o início do ano, a apuração vem sendo feita e os órgãos competentes devidamente informados. Cada um, dentro de sua competência, tomará as providências cabíveis”, diz o secretário.

De acordo com Orleans, a “Tomada de Contas” descobriu outras irregularidades e, sob orientação da Procuradoria Geral do Município, acionou a Polícia Federal no dia 5 de dezembro último, através do ofício nº 3009, endereçado ao superintendente da PF em Rondônia, Dr. Sérgio Mar dos Santos Fontes. Portanto, a PF foi comunicada oficialmente para investigar a fraude.

“O vazamento do episódio só atrapalha o trabalho de investigação. Com isso, o conselheiro Raimundo Nonato prestou um desserviço à população”, disse Mário Jonas. O procurador acrescentou: “já descobrimos a fraude, o montante desviado e como ela era feita. Agora, com o apoio da Polícia Federal, esperamos identificar os autores”.

Mário Jonas explicou que a folha de pagamento é gravada em disquete, conferida e depois feita uma cópia que é enviada à Caixa Econômica Federal para efetuar o pagamento. A fraude consistia em inserir pessoas alheias ao quadro de funcionários na folha de pagamento do SUS, na cópia do disquete enviado à Caixa. 

Segundo a Chefe de Gabinete da Prefeitura, Miriam Saldaña, “a maneira como a notícia foi dada  revela interesses de setores que não aceitam a transparência da atual administração”. Para a Chefe de Gabinete, adversários políticos do prefeito Roberto Sobrinho tentam distorcer fatos, tentando se beneficiar eleitoralmente. “ A prova de que a administração nada tem a esconder é clara: fomos nós que denunciamos o fato à Polícia Federal”.

Fonte: Ascom

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 1 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Comissão de Constituição e Justiça discute obrigatoriedade da vacina contra Covid-19

Comissão de Constituição e Justiça discute obrigatoriedade da vacina contra Covid-19

A Comissão de Constituição e Justiça e de Redação (CCJR) distribuiu e deliberou projetos durante reunião ordinária, na manhã desta terça-feira (30).

Obras do Hospital Regional de Guajará-Mirim avançam para 44%

Obras do Hospital Regional de Guajará-Mirim avançam para 44%

As obras do Hospital Regional de Guajará-Mirim seguem avançadas. No último relatório emitido pela Escritório das Nações Unidas para Serviços de Proj

Alero forma comissão para concurso público

Alero forma comissão para concurso público

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) instituiu na última segunda-feira (29) a comissão preparatória do II Concurso Público da Casa de Leis.

Cristiane Lopes anuncia 180 milhões para iniciar a pavimentação da BR-319

Cristiane Lopes anuncia 180 milhões para iniciar a pavimentação da BR-319

A deputada federal Cristiane Lopes e presidente da Frente Parlamentar em Defesa da BR-319 traz ótimas notícias sobre os progressos na reconstrução d

Gente de Opinião Quarta-feira, 1 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)