Porto Velho (RO) sexta-feira, 19 de abril de 2024
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Eleições 2022 - Gente de Opinião
Eleições 2022

Pimentel: Prefeitura também é responsável pela segurança

“A segurança pública é dever do estado e responsabilidade de todos” - lei 13.675/18 - § 2º


Pimentel: Prefeitura também é responsável pela segurança - Gente de Opinião

Um dos problemas de extrema gravidade em Porto Velho está relacionado à questão da segurança pública. A insegurança e a violência infernizam a vida do cidadão, a cada dia mais trancafiado em casa, enquanto os criminosos gozam de absoluta liberdade. E a Prefeitura permanece alheia e ausente, escudada em uma leitura equivocada da constituição, para ver ali apenas o trecho que classifica a segurança como “dever do estado”.

 

O candidato a prefeito pelo MDB, Wiliammes Pimentel – 15, orienta, já em seu plano de governo, a questão como crucial para a melhoria da qualidade de vida da população, pois que afeta a todos, especialmente os setores mais vulneráveis da sociedade. E Prefeitura tem não apenas responsabilidade de intervir. É preciso uma visão ampla do problema, pois envolve diversos setores da máquina administrativa, como saúde, educação, ação social, mobilidade urbana, habitação, infraestrutura, meio ambiente, esportes e lazer.

 

Pimentel foi buscar subsídios na experiência dos coronéis da PM Enedy, Dias de Araújo, Júlio Martins Figueroa Faria, Eliane Gomes da Silva (coronel assistente social) e Vilson de Salles Machado, coronel da reserva e ex-secretário as Sedam. Em reunião na sede do MDB, na companhia de seu candidato a vice, juiz aposentado Marco Antônio de Faria, Pimentel ouviu do seleto grupo orientações indispensáveis ao enfrentamento do problema, inclusive com o mapeamento dos pontos críticos já identificados pelos setores de inteligência da PM.

 

Os coronéis apontaram cada uma das áreas nas quais a situação é mais dramática, cujo agravamento está na razão direta do descaso governamental para com o setor. A própria experiência do candidato a prefeito pelo MDB, adquirida em 14 anos de gestão do setor de saúde pública, sempre com ênfase nas parcelas mais carentes da população, lhe permitiu assimilar integralmente a orientação dos coronéis, para a definição das áreas urbanas que exigem intervenção mais urgente e decisiva, dentro das limitações da Prefeitura.

 

Como advogado, Pimentel sabe que a segurança pública tem previsão legal e encontra-se enquadrada no art. 6º da Constituição Federal de 1988, que trata dos chamados direitos fundamentais de segunda geração. Mas sabe também que é preciso estar atento à lei 13.675/18, que disciplina a organização e o funcionamento dos órgãos responsáveis pela segurança pública, cria a Política Nacional de Segurança Pública e Defesa Social e institui o Sistema Único de Segurança Pública (Susp). A lei estabelece, em seu parágrafo 2º que a segurança pública é dever do Estado e responsabilidade de todos.

 

Pimentel pretende desenvolver ações mais imediatas na zona leste da cidade, que vive uma situação mais crítica na área de segurança pública, de criminalidade e violência. “A zona leste nos preocupa muito, mas temos que intervir ali com um trabalho fortemente lastreado em medidas sociais. Não é só polícia. É preciso melhorar a habitação, fortalecer a educação, assegurar um bom serviço de atendimento à saúde, acompanhados dos também indispensáveis espaços para esportes e lazer. É uma política de segurança articulada com todas as áreas”.

 

“É assim que vamos também mobilizar a população em todas as demais regiões de Porto Velho, para que o cidadão tenha plena consciência de pertencimento à cidade. E de que a cidade lhe pertence, com as famílias irmanadas no espírito de convivência harmoniosa, em uma cidade de paz. Aí está, de fato, o pensamento do legislador ao estabelecer que a segurança pública é dever do Estado e responsabilidade de todos” . enfatizou.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 19 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Vereadora eleita, Márcia Socorristas Animais agradece população de Porto Velho

Vereadora eleita, Márcia Socorristas Animais agradece população de Porto Velho

Marcia Socorristas Animais (Progressistas), agradecer os portovelhenses pelos 1.425 votos obtidos nas eleições municipais de 2020, onde foi eleita v

Cristiane Lopes apresenta as melhores propostas para Porto Velho durante debate

Cristiane Lopes apresenta as melhores propostas para Porto Velho durante debate

A candidata a prefeita de Porto Velho Cristiane Lopes (Progressistas), mostrou segurança, firmeza, e ótimas propostas para a transformação que Porto

No debate da TV Rondônia Hildon Chaves apresenta trabalho e concorrente faz promessas

No debate da TV Rondônia Hildon Chaves apresenta trabalho e concorrente faz promessas

No debate realizado pela TV Rondônia em Porto Velho na noite de sexta-feira (27), intermediado pela jornalista Maríndia Moura, o prefeito Hildon Chave

Durante reuniões, Hildon Chaves reafirma seu compromisso com a educação e destaca avanços em Porto Velho

Durante reuniões, Hildon Chaves reafirma seu compromisso com a educação e destaca avanços em Porto Velho

Nesta quinta-feira (26), o prefeito de Porto Velho Hildon Chaves (PSDB), candidato à reeleição com o número 45, participou de reunião com apoiador

Gente de Opinião Sexta-feira, 19 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)