Porto Velho (RO) terça-feira, 8 de julho de 2025
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Política

Dra. Taíssa propõe projeto de lei para desobrigar vacinação contra a Covid- 19 em crianças de zero a cinco anos em Rondônia

Projeto de Lei estabelece a vedação da obrigatoriedade, transferindo a decisão para os pais.


exto estabelece a vedação da obrigatoriedade (Foto: Wesley Pontes) - Gente de Opinião
exto estabelece a vedação da obrigatoriedade (Foto: Wesley Pontes)

A deputada Dra. Taíssa (PSC) apresentou um projeto de lei que busca retirar a obrigatoriedade da vacinação contra a Covid-19 para crianças de zero a cinco anos. 

O texto estabelece a vedação da obrigatoriedade, transferindo a decisão para os pais, que poderão optar por vacinar ou não seus filhos. Proíbe qualquer tipo de sanção aos pais e à criança em caso de decisão contrária à vacinação. 

Segundo a deputada, "este projeto visa garantir aos pais a autonomia na decisão sobre a vacinação de seus filhos, respeitando a diversidade de opiniões e levando em consideração as particularidades de cada família."

Deputada Dra. Taíssa é a autora da proposta (PSC). - Gente de Opinião
Deputada Dra. Taíssa é a autora da proposta (PSC).

O PL também determina que instituições de saúde, públicas ou privadas, devem promover o amplo direito à informação aos pais, obtendo consentimento por meio de termo específico. 

Ressalta que a lei não interfere nos direitos e garantias assegurados às crianças, conforme a Lei n° 8.069, de 13 de julho de 1990, buscando apenas considerar as peculiaridades da faixa etária, histórico pessoal e compreensão dos riscos. 

A proposta busca abrir espaço para que os responsáveis possam decidir de acordo com suas convicções, levando em consideração a complexidade das decisões envolvendo a saúde infantil.

Gente de OpiniãoTerça-feira, 8 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Plano Nacional de Educação é debatido na Assembleia Legislativa de Rondônia

Plano Nacional de Educação é debatido na Assembleia Legislativa de Rondônia

A Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia realizou, na tarde desta segunda-feira (07), um Seminário Estadual para discutir o ‘Plano Nacional de

Deputada federal Cristiane Lopes participa da 4ª Cafecau e anuncia implantação do Centro de Excelência do Café em Cacoal

Deputada federal Cristiane Lopes participa da 4ª Cafecau e anuncia implantação do Centro de Excelência do Café em Cacoal

Durante a 4ª edição da Feira do Café e do Cacau (Cafecau), que já se tornou tradição no calendário estadual, Cristiane anunciou a destinação de R$ 1

Sindipan-RO e deputado Jean Mendonça unem forças para buscar soluções para o setor da panificação

Sindipan-RO e deputado Jean Mendonça unem forças para buscar soluções para o setor da panificação

Representantes do Sindicato das Indústrias de Panificação e Confeitaria de Rondônia (Sindipan-RO) foram recebidos pela, Irma Fogaça, chefe de gabine

Gente de Opinião Terça-feira, 8 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)