Porto Velho (RO) quinta-feira, 10 de julho de 2025
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Política

Deputado Pedro Fernandes sugere decreto de calamidade pública na Saúde de Rondônia


Deputado Pedro Fernandes sugere decreto de calamidade pública na Saúde de Rondônia - Gente de Opinião

Em uma reunião ordinária da Comissão de Saúde, Previdência e Assistência Social da Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia, ocorrida na terça-feira (1), o deputado estadual Pedro Fernandes (PTB) chamou a atenção para a crise na saúde pública do estado de Rondônia. O encontro, que contou com a participação do secretário estadual de Saúde, coronel Jefferson Rocha, e foi presidido pela deputada Cláudia de Jesus, foi marcado pela participação do deputado no sentido de colaborar para achar uma solução que possa melhorar os atendimentos de urgência e emergência na saúde.

O deputado Pedro mencionou um caso especialmente trágico que o comoveu - o de um jovem que esperava por atendimento urgente em meio ao caos da saúde pública. Com base nessa e em outras situações similares, o deputado fez um apelo emocional, propondo que se considere a declaração de calamidade pública na Saúde do Estado.

Em suas palavras, o deputado descreveu a urgência e a gravidade da situação, destacando as falhas sistêmicas na resposta aos problemas de saúde pública. “Eu acho que seria o momento de quem sabe decretar um estado de emergência, calamidade porque está complicado. Eu sei que o senhor vem tentando fazer o melhor que pode, mas nós temos que sensibilizar tanto o senhor como os outros secretários."

O secretário de saúde, coronel Jeferson, respondeu indicando ações emergenciais em planejamento, como o lançamento de contratos emergenciais para cirurgias e medidas para abordar o problema atual dos acidentes de trânsito, que estão contribuindo para o número crescente de traumas. “O principal, ortopedia que hoje é o primeiro colocado. Realmente citei a situação do acidente porque realmente está demais, cinquenta acidentes de trânsito por dia são cinquenta traumas que nós temos ali dentro. E aí dentro desse contexto são as cirurgias, eu acredito que em dez dias a gente consegue lançar essa emergência. E como a emergência sou eu que que, faço sou eu que lanço eu não preciso passar pelo crivo da Superintendência de Licitação. Apenas preciso de um parecer da Supel e é notório que a gente precisa, a fala do senhor é importante nesse quesito, até de argumentos o porquê que eu tenho que fazer um contrato emergencial da noite pro dia, realmente.”

Sobre a questão do contingenciamento de recursos da Saúde, o deputado Pedro Fernandes alertou que a gestão eficiente dos procedimentos pode atrair mais recursos para o Estado. Ele mencionou sua experiência anterior na gestão municipal de Cujubim e a diferença entre a produtividade realizada e o pagamento recebido. "O estado de Rondônia estava perdendo noventa milhões por ano e com essa gestão que o senhor foi lá em Brasília, a gente fez através do conselho, o COSEMS, junto com a CIB e outras entidades, o secretário teve esse êxito dessa proposta que está sendo analisada e daqui a pouco, quem sabe, a gente consegue receber o teto conforme a produtividade do estado, que vai ajudar muito no recurso do estado."

O deputado Pedro também destacou a importância dos conselhos deliberativos, como o Conselho Estadual de Saúde, em garantir a participação social e fornecer respaldo ao gestor em suas decisões. Ele ressaltou a necessidade de uma abordagem colaborativa na tomada de decisões e elogiou o secretário por sua organização e planejamento. “Secretário, quero parabenizar o senhor pelo planejamento, a organização que está sendo feita. Eu acredito que o conselho é o órgão de controle social e é muito importante estar aqui nessa mesa participando."

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 10 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputada Cristiane Lopes entrega equipamentos e mobílias a 9 UBSs de Nova Mamoré

Deputada Cristiane Lopes entrega equipamentos e mobílias a 9 UBSs de Nova Mamoré

A saúde pública de Nova Mamoré acaba de ser significativamente fortalecida com a entrega de novos equipamentos para nove Unidades Básicas de Saúde (

Deputado Alex Redano destina R$ 200 mil para realização do Arraiá Sul em Porto Velho

Deputado Alex Redano destina R$ 200 mil para realização do Arraiá Sul em Porto Velho

O tradicional Arraiá Sul, um dos maiores eventos culturais da capital, será realizado com apoio da emenda parlamentar do presidente da Assembleia Le

Emenda parlamentar garante entrada gratuita para 30 mil pessoas na Expobur 2025

Emenda parlamentar garante entrada gratuita para 30 mil pessoas na Expobur 2025

Mais de 30 mil pessoas participaram gratuitamente da 8ª edição da Exposição Agropecuária de Buritis (Expobur), realizada de 2 a 6 de julho pela Asso

Assembleia Legislativa aprova atualização da lei dos concursos públicos em Rondônia

Assembleia Legislativa aprova atualização da lei dos concursos públicos em Rondônia

A Assembleia Legislativa de Rondônia aprovou, na última semana de junho, o Projeto de Lei 921/2025, de autoria da Mesa Diretora, que promove uma amp

Gente de Opinião Quinta-feira, 10 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)