Porto Velho (RO) quarta-feira, 15 de maio de 2024
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Política

Deputado Moreira Mendes defende programa de rádio A Voz do Brasil



Em recente pronunciamento no plenário da Câmara, o deputado Moreira Mendes (PPS-RO) defendeu a manutenção do programa A Voz do Brasil, veiculado todos os dias às 7h da noite em cadeia nacional de rádio. Responsável pela cobertura dos assuntos relacionados aos três Poderes da República (Executivo, Legislativo e Judiciário), o programa está no ar há mais de 70 anos, e tem sido alvo de seguidas tentativas de mudanças em seu formato, especialmente em relação ao horário de sua veiculação. As propostas vão desde a redução do tempo do programa até o fim da sua obrigatoriedade, ficando as emissoras com a opção de veiculá-lo em qualquer outro horário.

Moreira lembrou que A Voz do Brasil faz parte da história da radiodifusão brasileira, e cumpre fielmente o seu objetivo de levar informação jornalística aos mais distantes pontos do País. “Brasileiros das mais distantes regiões, desde os grandes centros urbanos até o interior da Amazônia, têm como hábito ouvir o programa, diariamente. Lá, nesse curto e exato espaço de tempo, têm a oportunidade de saber o que acontece nos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário. Muitas vezes não têm acesso a televisores, muito menos à Internet, mas o rádio faz parte da história nacional”, afirmou.

O deputado rondoniense ressaltou que, embora algumas propostas já tenham sido aventadas no Congresso Nacional propondo o fim da transmissão do programa, a diminuição de sua duração ou mesmo a flexibilização do seu horário, todas - num total de 20 - foram rejeitadas e arquivadas. “Não queremos o fim da Voz do Brasil, muito menos que ela seja veiculada por 10 minutos, ou em horários de pouca audiência. É certo que há interesses comerciais nessa mudança, mas há interesses do Estado brasileiro que estão acima de quaisquer interesses econômicos”, frisou Moreira Mendes, acrescentando que, “mesmo que a audiência tenha caído com o passar dos anos, A Voz do Brasil continua desempenhando o papel para o qual foi criado: servir aos brasileiros, principalmente aos que mais carecem de informações”.

Moreira registrou que nas suas andanças pelo interior do estado de Rondônia sempre ouve apelos incisivos da população para que o programa não sofra alterações, principalmente em relação ao seu horário. “Aqui, falo em nome de pessoas como o senhor Marciano Bento da Cunha, do município de Cacoal, no meu estado de Rondônia, e tantas outras que têm vindo até mim pedir para que a Voz do Brasil seja mantida como está. Por toda a sua história, pelo significado que A Voz do Brasil tem para os brasileiros, nós deveríamos alçá-la à condição de patrimônio cultural do País, como marca de nossa unidade e de nossa cidadania, e não mais discutir sua flexibilização”, disse ele.

 

 

Abaixo, a íntegra do discurso:

Senhor Presidente, Senhoras e Senhores Deputados,

Na semana passada, um conterrâneo meu do município de Cacoal, senhor Marciano Brito da Cunha, procurou-me, preocupado com a notícia de que haveria a extinção ou a mudança do horário do programa A Voz do Brasil. Preocupado também com o assunto, quero fazer um breve pronunciamento sobre a história do programa A Voz do Brasil.

Atendendo ao apelo desse nosso conterrâneo, quero aqui registrar que um programa tão importante quanto esse não pode ser extinto nem modificado. Por toda a sua história, o programa A Voz do Brasil tem sido para os brasileiros mais do que um programa, um patrimônio cultural do País e, portanto, não pode ser extinto nem modificado, porque é a voz do povo brasileiro.

Por isso, Senhor Presidente, é com muito orgulho que hoje ocupo esta tribuna para defender esse antigo, eficaz, louvável e amplamente conhecido programa de rádio nacional: A Voz do Brasil.

Esse importante programa faz parte da história de radiodifusão brasileira. O mais tradicional noticiário de rádio do País está no ar há quase 70 anos, com o objetivo de levar informação jornalística diária dos Poderes da República aos mais distantes pontos do Brasil.

A Voz do Brasil começou a ser veiculada no dia 22 de julho de 1935, no Governo Getúlio Vargas. Naquele período, chamava-se Programa Nacional. De 1936 a 1962, e era levado ao ar com o nome de Hora do Brasil. A transmissão obrigatória do programa por todas as emissoras de rádio do País, em rede nacional, iniciou-se após 1938.

Nos primeiros 25 anos, apenas os atos do Poder Executivo eram divulgados. Esse perfil editorial mudou em 1962, quando o Congresso Nacional passou a integrar o noticiário. A partir daquele ano, o Senado e a Câmara dividiram a segunda meia hora do programa. Também em 1962 ocorre a mudança de nome, com o programa passando a chamar A Voz do Brasil.

Em 1995, A Voz do Brasil entrou para o Guiness Book (livro de registro dos maiores feitos de pessoas e entidades no mundo inteiro) como o programa de rádio mais antigo do Brasil. Também é o mais antigo programa de rádio do hemisfério sul. Atualmente, A Voz do Brasil é regulamentada pelo Código Brasileiro de Telecomunicações, que prevê a sua transmissão diária obrigatória, no horário compreendido entre as 19 e 20 horas.

Além de ser o mais antigo, A Voz do Brasil também é muito ouvida, embora haja rumores de que o programa perdeu a sua importância com o advento dos novos veículos de comunicação de massa. Pesquisa do Instituto Datafolha, feita em dezembro de 1995, informa que 88% dos brasileiros com idade acima de 16 anos conhecem A Voz do Brasil. Mais da metade deles aprova que o programa seja obrigatório. A mesma pesquisa mostra que nas Regiões Nordeste e Centro-Oeste a audiência é maior. Dois terços dos entrevistados dessas regiões que conhecem A Voz do Brasil ouvem o programa regularmente, o que é um índice altíssimo.

Brasileiros das mais distantes regiões, desde os grandes centros urbanos até o interior da Amazônia, têm como hábito ouvir o programa diariamente. Lá, nesse curto e exato espaço de tempo, têm a oportunidade de saber o que ocorre nos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário. Muitas vezes não têm acesso a televisores, muito menos à Internet, mas o rádio, Senhor Presidente, faz parte da história nacional. Quantos rumos já foram mudados pela comunicação feita pelo rádio, em um país como o nosso, de dimensões continentais? Haveria algo mais democrático do que um programa com cobertura em todo o território, com horário certo e pré-definido, destinado a dar conhecimento ao povo do que seus representantes estão a fazer, mesmo tão longe?

Embora algumas propostas já tenham sido apresentadas neste Congresso em prol do fim da transmissão do programa, diminuição de sua duração, ou mesmo flexibilização do seu horário, é importante ressaltar que todas, num total de 20, foram rejeitadas e arquivadas. Não queremos o fim do programa A Voz do Brasil, muito menos que ela seja veiculada por 10 minutos, ou em horários de pouca audiência. É certo que há interesses comerciais nessa mudança, mas há interesses do Estado brasileiro que estão acima de quaisquer interesses econômicos. Mesmo que a sua audiência tenha caído com o passar dos anos, o programa continua desempenhando o papel para o qual foi criado: servir aos brasileiros, principalmente aos que mais carecem de informações.

E aqui, Senhor Presidente, falo em nome de pessoas como o senhor Marciano Bento da Cunha, do Município de Cacoal, no meu Estado de Rondônia, e tantas outras que têm vindo até mim pedir para que A Voz do Brasil seja mantida como está.

Por toda a sua história, pelo significado que A Voz do Brasil tem para os brasileiros, nós deveríamos alçá-la à condição de patrimônio cultural do País, como marca de nossa unidade e de nossa cidadania, e não mais discutir sua flexibilização. Afinal, ela é a minha voz, a sua voz, é a voz do Brasil, e não pode, jamais, ser calada.

Era o que tinha a dizer.

Deputado Moreira Mendes

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 15 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputado Marcelo Cruz anuncia reajuste salarial para servidores da Alero

Deputado Marcelo Cruz anuncia reajuste salarial para servidores da Alero

O presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero), deputado estadual Marcelo Cruz (PRTB), anunciou nesta terça-feira (14) uma revisão anual

Dra. Taíssa visita comércios e fala sobre emenda de R$2 milhões para asfaltamento em Jacinópolis

Dra. Taíssa visita comércios e fala sobre emenda de R$2 milhões para asfaltamento em Jacinópolis

Moradores de Jacinópolis, distrito de Nova Mamoré, sofrem há anos com poeira e muita lama nas ruas. Os mais afetados são os comerciantes que precisa

Deputada Cristiane Lopes Indica ao Governo Revitalização do Campo do Abobrão na Zona Sul de Porto Velho

Deputada Cristiane Lopes Indica ao Governo Revitalização do Campo do Abobrão na Zona Sul de Porto Velho

Na última semana, a deputada federal Cristiane Lopes, reconhecida por seu engajamento na promoção do esporte em Rondônia, assinou junto ao titular d

Cristiane Lopes anuncia a retomada das obras do Viaduto do Anel Viário além de recapeamento e tapa-buracos em Ji-Paraná-RO

Cristiane Lopes anuncia a retomada das obras do Viaduto do Anel Viário além de recapeamento e tapa-buracos em Ji-Paraná-RO

Na última quinta-feira (09), a deputada federal Cristiane Lopes esteve em uma reunião muito produtiva no Departamento Nacional de Infraestrutura de

Gente de Opinião Quarta-feira, 15 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)