Porto Velho (RO) sexta-feira, 29 de março de 2024
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Política

Deputado Follador se diz indignado com a obra da ponte do Jamari, Na BR-421

No DER tudo é enrolado e o governo não tem um projeto concluído, diz o deputado


Deputado Follador se diz indignado com a obra da ponte do Jamari, Na BR-421 - Gente de Opinião

Em tom de indignação o deputado Adelino Follador (DEM) criticou nesta quarta-feira (10), a inércia da gestão estadual, em especial do Departamento de Estradas de Rodagem (DER) que, segundo suas palavras, não consegue produzir um ato com benefício real para o desenvolvimento do Estado, a exemplo da ponte sobre o Rio Jamari (BR-421), que está interditada há mais de um ano em consequência da falta de aterro em sua cabeceira.

Segundo o deputado, pela terceira vez a licitação deste serviço que estava marcada para o próximo dia 12 foi cancelada pelo DER, sem previsão de retomada e com o estabelecimento definitivo do serviço de balsa. “O Governo de Rondônia parece andar para trás, pois não consegue realizar as ações que planeja”, disse observando que a direção do DER quase nada sabe da realidade da malha rodoviária do Estado, que passa pela pior crise de sua história recente em termos de conservação.

O deputado disse que tem buscado todos os meios para tentar dar uma solução para o imbróglio da ponte, tendo falado com o secretário Júnior Gonçalves, da Casa Civil, e com o próprio governador Marcos Rocha, na expectativa de resolver definitivamente o problema. “A população da região está revoltada e isso é compreensível, pois o Estado já programou e suspendeu por três vezes a licitação do serviço de aterro da cabeceira da ponte”, disse o deputado cobrando uma justificativa do DER, e lembrando que a realização desse serviço foi objeto de um compromisso do governador com as prefeituras da região, com a classe política, setor produtivo e com a população da cidade.

Orçada em R$ 5 milhões, a obra da ponte sobre o Rio Jamari ainda deve consumir pouco mais de R$ 2 milhões para execução dos serviços de aterro da cabeceira e ficar pronta, para dar acesso aos municípios de Alto Paraíso, Monte Negro, Campo Novo de Rondônia e Buritis, importantes polos de produção de grãos e carne com influência na economia e na pauta das exportações de Rondônia.

 

APELO AO GOVERNADOR

Follador disse que não é mais possível trabalhar, produzir, estudar e viver na região sem as condições mínimas para o sistema de transporte (rodovias e obras de arte) em condições de dar segurança para quem produz e vive na região. “Por isso, mais uma vez faço um apelo ao governador Marcos Rocha para que interfira na gestão da autarquia, de modo a por um fim na inércia e na falta de comando da Administração.

O deputado disse que tem visitado e conversado com todos da direção do DER e que a impressão que sempre fica é que eles estão lá apenas como enfeite no cargo, que estão todos perdidos, sem rumo ou noção de seu papel que têm a desempenhar. Ele pediu que os membros da diretoria do órgão saiam dos gabinetes e corram (conheçam) as rodovias estaduais, para saber das necessidades de cada uma, e a importância da malha para a economia do Estado.

 

PONTE DE ALTO PARAÍSO NÃO SAI

Adelino Follador citou ainda a obra da ponte também sobre o Rio Jamari, ligando a RO-459 à BR-364, no Município de Alto Paraíso, que deveria ter sido iniciada desde fevereiro, mas o processo licitatório já sofreu duas suspensões, tendo ido e voltado à Superintendência Estadual de Licitações (Supel), dando a impressão que seguirá o mesmo destino da obra da BR-421.

Segundo Follador, apesar do compromisso que o governador fez com as autoridades do Município de Alto Paraíso, em fevereiro deste ano, e com a população da região, o processo não está parado, pois segue um trâmite burocrático de rodar de mesa em mesa dentro do DER, sem esperança de conclusão e fadado a ser engavetado a qualquer momento, “por pura incompetência”.

O deputado disse que o excesso de burocracia está travando a Administração do DER, e assim como esta, a obra da RO-257 também segue o mesmo ritmo. “Nada sai, nada é possível no DER e o Governo não tem uma obra para mostrar que é sua”, disse Adelino Follador, afirmando que a classe política, no geral, está perdendo a paciência com o Governo do Estado. “É tudo enrolado”, concluiu.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Dr. Luís do Hospital destaca equilíbrio entre Zoneamento e Agronegócio para o Desenvolvimento Sustentável de Rondônia

Dr. Luís do Hospital destaca equilíbrio entre Zoneamento e Agronegócio para o Desenvolvimento Sustentável de Rondônia

Em um discurso comprometido com a população e com uma visão progressista para o desenvolvimento de Rondônia, o presidente da Comissão de Agropecuári

Deputada Federal Cristiane Lopes participa do Rondônia Day em Brasília

Deputada Federal Cristiane Lopes participa do Rondônia Day em Brasília

No dia 26 de março, Brasília foi palco do Rondônia Day, um evento estratégico que destacou o potencial econômico e as oportunidades de investimento

Pedido de Marcelo Cruz é atendido para prolongamento da avenida dos Imigrantes em Porto Velho

Pedido de Marcelo Cruz é atendido para prolongamento da avenida dos Imigrantes em Porto Velho

Os moradores do bairro Planalto II foram contemplados com a apresentação do projeto para a execução do prolongamento da avenida dos Imigrantes, em P

Gente de Opinião Sexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)