Porto Velho (RO) quinta-feira, 27 de março de 2025
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Política

Deputado Alex Redano solicita prorrogação da isenção de ICMS para área de livre comércio em Guajará-Mirim

"Precisamos agir rapidamente para que esse benefício seja prorrogado, evitando prejuízos à população e ao setor empresarial da região”.


Deputado Alex Redano solicita prorrogação da isenção de ICMS para área de livre comércio em Guajará-Mirim - Gente de Opinião

O deputado Alex Redano (Republicanos) encaminhou um pedido para que seja prorrogada a isenção do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) nas operações comerciais oriundas do Estado de São Paulo com destino à Área de Livre Comércio (ALC) de Guajará-Mirim, em Rondônia.

A medida se faz necessária devido à recente revisão dos benefícios fiscais pelo governo paulista, que encerrou a isenção em 31 de dezembro de 2024. Essa decisão já está gerando preocupações significativas para empresários e comerciantes da região, uma vez que a revogação entrou em vigor retroativamente em 1º de janeiro de 2025, aumentando os custos das operações comerciais.

Impacto Econômico:

Guajará-Mirim, reconhecida como uma importante Área de Livre Comércio (ALC), depende de condições fiscais favoráveis para manter a competitividade de suas operações comerciais. Com o aumento na carga tributária, os empresários locais temem uma desaceleração econômica que pode inviabilizar diversas atividades comerciais.

“O fim dessa isenção prejudica diretamente a economia de Guajará-Mirim, elevando os custos dos produtos e dificultando a sobrevivência dos negócios locais. Precisamos agir rapidamente para que esse benefício seja prorrogado, evitando prejuízos à população e ao setor empresarial da região”, destacou Redano.

Ponte Binacional e Integração:

O parlamentar também ressaltou a relevância estratégica da ALC no contexto da construção da Ponte Binacional Brasil-Bolívia, uma obra de grande porte que promete impulsionar a integração econômica entre os dois países e gerar novas oportunidades de negócios.

“O reestabelecimento dessa isenção tributária não é apenas importante para os comerciantes, mas também fundamental para fortalecer a infraestrutura econômica da região, especialmente com a expectativa de crescimento impulsionada pela Ponte Binacional”, afirmou Redano.

Solicitação de Retroatividade:

Além de pedir a prorrogação do benefício, Redano solicitou que a medida tenha efeito retroativo a 1º de janeiro de 2025, de modo a corrigir os impactos financeiros já enfrentados pelos comerciantes locais.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 27 de março de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputado Alex Redano pede ação emergencial para vítimas das enchentes no Baixo Madeira

Deputado Alex Redano pede ação emergencial para vítimas das enchentes no Baixo Madeira

O presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado Alex Redano (Republicanos), solicitou ao Governo do Estado a adoção de medidas emergenc

Deputado Laerte Gomes pede redução da carga tributária do Simples Nacional e do MEI

Deputado Laerte Gomes pede redução da carga tributária do Simples Nacional e do MEI

Durante a sessão ordinária desta terça-feira (25), na Assembleia Legislativa, o 1º vice-presidente da Casa de Leis, deputado Laerte Gomes (PSD) , se

Trabalhadores do Sintero são recebidos por deputados na Assembleia Legislativa

Trabalhadores do Sintero são recebidos por deputados na Assembleia Legislativa

O Sindicato das Trabalhadoras e Trabalhadores em Educação no Estado de Rondônia (Sintero) realizou na última terça-feira(25), um dia de mobilização

Deputada Ieda Chaves é nomeada presidente da Procuradoria Especial da Mulher em Rondônia

Deputada Ieda Chaves é nomeada presidente da Procuradoria Especial da Mulher em Rondônia

A deputada estadual Ieda Chaves (União Brasil) foi nomeada, há alguns dias, presidente da Procuradoria Especial da Mulher (PEM). Com essa notícia, e

Gente de Opinião Quinta-feira, 27 de março de 2025 | Porto Velho (RO)