Porto Velho (RO) segunda-feira, 29 de abril de 2024
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Política

Defensor Público de Rondônia toma posse nesta quinta-feira


Antônio Francelino dos Santos (e) e Carlos Biazi serão empossados nesta quinta-feira como defensor público geral e subdefensor público geral, respectivamente.


Com advento da Constituição Federal de 1988, onde ficou insculpido que o Estado prestaria assistência jurídica gratuita aos comprovadamente insuficientes de recurso, conforme Artigo 5º LXXIV, a Defensoria Pública, este importante instrumento de distribuição de Justiça aos mais necessitados, começa a ganhar nova feição em Rondônia. Com a posse, nesta quinta-feira, 31, do primeiro Defensor Público-geral eleito pela categoria, depois de conferida a autonomia administrativa e financeira, a Defensoria Pública em Rondônia começa a trilhar um novo caminho, livre de algumas amarras que o atrelamento a estrutura do Poder Executivo lhe impingia.

A posse de Antônio Francelino está marcada para as 19h desta quinta-feira, 31, no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

Ao tomar posse, o Defensor Público-geral Antonio Francelino dos Santos tem a missão de imprimir uma nova imagem a esta instituição tão importante aos mais necessitados. Escolhido democraticamente pelos seus pares, o nome de Antônio Francelino dos Santos foi enviado ao governador Ivo Cassol em uma lista tríplice. Nomeado, Francelino foi submetido à sabatina pela Assembléia Legislativa e confirmado como primeiro dirigente da Defensoria Pública de Rondônia nessa nova fase.

Francelino lembra que a consciência de que aos necessitados deve-se garantir o acesso à Justiça e o direito à dignidade, remonta aos tempos mais antigos da sociedade. "Por exemplo: os caldeus, povos antigos, já faziam ligeira menção quanto ao equilíbrio das relações processuais, no que tange ao patrocínio dos pobres em juízo. É interessante registrar que por volta de (700 a C), surgiu o código de Hamurabi que, embora não consagrasse expressamente o instituto da defesa, não permitia que o mais forte oprimisse o mais fraco, garantindo que todo homem oprimido fosse levado diante do rei", observa.

Trabalho

Para se ter uma idéia do tamanho do trabalho desenvolvido pela Defensoria Pública de Rondônia e a despeito da falta de estrutura, em 2006 foram prestados cerca de 240 mil atendimentos, que vai desde uma simples consulta jurídica a propositura de ação. Nas 22 Comarcas de Rondônia, incluindo Porto Velho, a Defensoria é parte em cerca de 80 por cento dos processos em tramitação nos fóruns.

"São números irrefutáveis que demonstram a importância da instituição para a sociedade", assevera Francelino dos Santos, consciente do tamanho de sua responsabilidade.

Quem é

O advogado Antonio Francelino dos Santos, tem 56 anos de idade é natural de Uberaba (MG) e graduou-se em Direito pela Faculdade de Direito Uniube. Reside em Rondônia desde 1984, tendo exercido inicialmente a advocacia privada, exerceu vários cargos até ascender ao cargo de Defensor Público-geral do Estado.

A proposta que consagrou pela unanimidade de seus pares o nome de Antônio Francelino dos Santos como novo Defensor Público-geral é a de fortalecer a instituição junto aos Poderes para a efetividade de sua autonomia, assegurando as condições de trabalho que os defensores públicos almejam. "Se atingirmos esses objetivos, teremos o merecido reconhecimento da sociedade. Nosso propósito é o de melhor atender as pessoas, assegurando que a igualdade de todos perante a lei não seja contaminada pelas desigualdades econômica e social", enfatiza o subdefensor público-geral, Carlos Biazi.  

Estrutura Moderna

Em Rondônia o serviço de atendimento da Defensoria Pública, já está funcionando nas 22 Comarcas, estando sendo estruturada de forma a atender com qualidade e agilidade, já que o mundo, moderno e globalizado como está, deve dar a todos o acesso à justiça, o mais elementar dos direitos, garantindo a todos o exercício da cidadania.

Deste prisma, o papel da Defensoria Pública é essencial para a consolidação do Estado Democrático assentado em princípios igualitários.

"A realidade a que chegamos é a de que hoje não há Justiça sem a efetiva participação da Defensoria Pública, pois a necessidade da população é grande, o povo está, na sua maioria, sem condições de arcar com despesas dessa natureza e precisa ser representado em juízo", afirma Carlos Biazi. A defensoria atua nas áreas criminal, família, infância e juventude, idosos, portadores de necessidades especiais e execução de pena.
 

Recentemente foi dado a Defensoria Pública à iniciativa de propor Ação Civil Pública e também de ser comunicada sobre prisão em flagrante de toda pessoa sem condições financeiras de arcar com honorários advocatícios e taxas legais. "È evidente que, para isso, se exige uma estrutura mais moderna, mais adequada, já que aumenta o trabalho e precisamos realizá-lo em condições ideais, para atender a expectativa do cliente necessitado", finaliza Francelino dos Santos.


Fonte: Ascom

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 29 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Em sessão solene, Deputado Ribeiro do Sinpol entrega Votos de Louvor a Policiais Civis Aposentados

Em sessão solene, Deputado Ribeiro do Sinpol entrega Votos de Louvor a Policiais Civis Aposentados

Em sessão solene realizada na manhã desta segunda-feira (29), a Assembleia Legislativa de Rondônia, através do 2º vice-presidente e deputado Ribeiro

Moradores do bairro JK solicitam limpeza de canal ao vereador Everaldo Fogaça para prevenir alagações

Moradores do bairro JK solicitam limpeza de canal ao vereador Everaldo Fogaça para prevenir alagações

Em resposta às solicitações dos moradores do Bairro Juscelino Kubitschek, a equipe do vereador Everaldo Fogaça, do PSD, esteve presente na Rua Neuzi

Deputada Dra. Taíssa solicita contratação de médicos neurologistas para Guajará-Mirim

Deputada Dra. Taíssa solicita contratação de médicos neurologistas para Guajará-Mirim

A deputada estadual Dra. Taíssa (Podemos) solicitou à Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), a contratação de médicos neurologistas para atuar no Ho

Gente de Opinião Segunda-feira, 29 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)