Quarta-feira, 28 de outubro de 2009 - 13h11
Na última segunda-feira (26), o presidente do Conselho Regional de Enfermagem de Rondônia (COREN-RO), o enfermeiro Francisco Carlos, participou no município de Ji-Paraná de uma palestra para acadêmicos de Enfermagem, Biomedicina, Farmácia, Serviço Social e Assistência Social sobre as perspectivas da Enfermagem e outras categorias da saúde frente aos projetos de lei que estão em tramitação na Câmara Federal.
No evento, promovido pela Coordenação de Enfermagem do Centro Universitário Luterano de Ji-Paraná (CEULJI/ULBRA), o assunto foi tratado pelo deputado federal Mauro Nazif (PSB-RO) que acompanha pessoalmente os projetos de lei que tratam da redução da carga horária para 30 horas dos profissionais de enfermagem e da regulamentação do piso salarial. A ocasião foi prestigiada também pelos deputados estaduais Jesualdo Pires (PSB) e Francisco Dantas (PT), o diretor geral da ULBRA, Dr. Erivaldo Diniz, o coordenador de Graduação, Valmir de Souza, e a coordenadora de Enfermagem, Denise Cheavegatti.
Durante a solenidade de abertura, Francisco Carlos destacou a luta do parlamentar federal em Brasília pelo crescimento e valorização das categorias da saúde, principalmente a Enfermagem. “A redução da carga horária e o piso salarial são os grandes anseios da classe que diariamente sofre com a pressão do desgaste físico e mental, ocasionado pelo excesso de trabalho, como também por salários defasados”, afirmou.
“A instituição de ensino cumpre também o seu papel com excelência ao proporcionar aos seus estudantes a oportunidade de conhecer e apoiar os projetos a favor dos profissionais da saúde”, complementou o presidente do COREN-RO.
O diretor geral da CEULJI/ULBRA revelou a satisfação em ter o deputado Mauro Nazif no meio acadêmico para falar do seu trabalho pelas categorias da saúde. “De forma geral os acadêmicos puderam tomar conhecimento do que está sendo feito para melhorar a qualidade nas condições de trabalho, no que diz respeito à carga horária e salário, e ter essa noção sobre o que a classe pode estar reivindicando para os representantes do povo na Câmara”, disse.
Nazif entende ser de grande importância a aprovação dos projetos de lei já que eles tem abrangência nacional e com isso irão beneficiar os profissionais dos 26 estados e o Distrito Federal. “A questão do piso salarial e da redução da jornada de trabalho estão sendo pleiteadas há mais de 10 anos e que agora podemos discutir junto aos estudantes as conquistas alcançadas na luta pela aprovação dessas proposições, onde algumas já estão no Plenário da Câmara e do Senado para votação”, revelou o parlamentar rondoniense.
“Trabalhando como médico na UTI do Hospital de Base em Porto Velho pude conhecer as dificuldades enfrentadas pelas categorias, sendo assim, para nós é uma alegria enorme assumir isso e poder estar fazendo esse trabalho a favor dos profissionais”, enfatizou Mauro Nazif que busca agora a aprovação dos projetos na Câmara e no Senado.
Fonte: Luiz Alexandre/COREN-RO
Deputada Cristiane Lopes entrega equipamentos e mobílias a 9 UBSs de Nova Mamoré
A saúde pública de Nova Mamoré acaba de ser significativamente fortalecida com a entrega de novos equipamentos para nove Unidades Básicas de Saúde (
Deputado Alex Redano destina R$ 200 mil para realização do Arraiá Sul em Porto Velho
O tradicional Arraiá Sul, um dos maiores eventos culturais da capital, será realizado com apoio da emenda parlamentar do presidente da Assembleia Le
Emenda parlamentar garante entrada gratuita para 30 mil pessoas na Expobur 2025
Mais de 30 mil pessoas participaram gratuitamente da 8ª edição da Exposição Agropecuária de Buritis (Expobur), realizada de 2 a 6 de julho pela Asso
Assembleia Legislativa aprova atualização da lei dos concursos públicos em Rondônia
A Assembleia Legislativa de Rondônia aprovou, na última semana de junho, o Projeto de Lei 921/2025, de autoria da Mesa Diretora, que promove uma amp